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Turismo e Desenvolvimento Regional

Código: LTU1533    Sigla: TDR

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt/isag1718/
Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU3

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR:
O desenvolvimento regional e as estratégias a ele associadas têm sido objeto de debate e de diversos estudos. Nos anos mais recentes, nomeadamente com a introdução das novas tecnologias em praticamente todas as áreas da economia e da sociedade (a 'morte da distância'), o tema reacendeu-se à luz de novas abordagens que colocam as regiões no centro da competitividade, do crescimento económico, do desenvolvimento dos países e do bem-estar social. Neste contexto, o turismo tem vindo a desempenhar um papel fundamental, apresentando importantes contributos para o desenvolvimento das regiões e crescentes sinergias com os territórios. O processo de desenvolvimento e planeamento dos destinos turísticos é, assim, apresentando como instrumento fundamental no contexto do desenvolvimento regional.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Apreender as problemáticas associadas ao desenvolvimento regional e às estratégias de desenvolvimento mais adequadas em função da evolução social e económica das últimas décadas.
- Compreender a importância das regiões, enquadradas em sistemas mais abrangentes (nacional, internacional), o seu papel no desenvolvimento económico e social e a necessidade de organização do espaço, bem como aplicar estes conceitos ao setor do Turismo.
- Identificar o papel que o setor do Turismo pode desempenhar no desenvolvimento regional e das comunidades locais.
- Reconhecer o processo de desenvolvimento turístico e compreender os diferentes modelos de desenvolvimento espaço-temporal dos destinos turísticos de âmbito regional.
- Avaliar o desenvolvimento do turismo em Portugal, numa perspetiva associada ao desenho e desenvolvimento das principais regiões turísticas.
- Identificar os processos de inovação e de criação de conhecimento como fatores fundamentais de desenvolvimento regional para o setor do Turismo.
- Refletir sobre o planeamento como instrumento fundamental para o desenvolvimento turístico.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Explicar as dinâmicas que ocorrem ao nível do desenvolvimento regional (económico e social) dos territórios;
- Avaliar a importância do turismo para o desenvolvimento das regiões e para o aumento da sua competitividade;
- Compreender as dinâmicas de desenvolvimento do setor do Turismo nas suas várias vertentes: modelos e processos de desenvolvimento, elementos e agentes intervenientes, fatores críticos e fundamentais, importância do planeamento do desenvolvimento turístico, através de uma análise crítica às temáticas lecionadas;
- Reconhecer a inovação e a criação de conhecimento como instrumentos fundamentais de desenvolvimento dos destinos turísticos regionais, num contexto de elevada competitividade no setor a nível internacional;
- Identificar o planeamento como instrumento fundamental do desenvolvimento regional;
- Aplicar o processo de planeamento turístico a uma região, analisando criticamente as condições que a mesma apresenta no âmbito do turismo e aplicando os princípios de desenvolvimento sustentável.

Programa

1. Aspetos fundamentais do desenvolvimento regional
1.1 O interesse crescente pelo desenvolvimento regional
1.2 Conceito e dimensões de desenvolvimento
1.3 Conceito de espaço económico e de região
1.4 Critérios de delimitação das regiões
1.5 Paradigmas e modelos de desenvolvimento regional
1.6 As regiões e o turismo
1.6.1 Definições e objetivos
1.6.2 Tipos de regiões e lógicas de regionalização
1.6.3 Princípios da regionalização no turismo

2. Turismo e Desenvolvimento
2.1 A relação entre Turismo e desenvolvimento regional
2.2 Contributos do turismo para o desenvolvimento regional: impactos económicos, sociais, ambientais.
2.3 Fatores que afetam o desenvolvimento turístico
2.4 Elementos, agentes e contexto do desenvolvimento turístico
2.5 O processo de desenvolvimento espaço-temporal das regiões turísticas (Modelos de Burton, Miossec, Gormsen, modelo integrado multidimensional, em função do tipo de regiões, em função do nível de desenvolvimento dos países)
2.6 O modelo de desenvolvimento de Butler (Tourism Area Life Cycle). Teorias e modelos associados. Metodologia de aplicação.
2.7 O desenvolvimento turístico sustentável.
2.8 O desenvolvimento do Turismo em Portugal numa perspetiva regional.

3. Desenvolvimento regional e inovação
3.1 Teoria da Aglomeração
3.2 Modelos de desenvolvimento regional com base na inovação e conhecimento: Meios inovadores, Distritos Industriais, Novos espaços industriais, Clusters, Sistemas Regionais de Inovação.
3.3 Sistemas Regionais de Inovação em Turismo:
3.3.1 Conceitos e aplicabilidade ao sector
3.3.2 Importância das regiões como local de inovação e motor do desenvolvimento regional
3.3.3 Redes regionais de inovação em Turismo
3.3.4 Conhecimento, aprendizagem coletiva e Learning Regions

4. O Planeamento e o desenvolvimento regional
4.1 Do planeamento regional e urbano ao planeamento turístico
4.2 A importância de planeamento turístico para o seu desenvolvimento
4.3 Níveis de planeamento
4.4 Pressupostos dos novos modelos de planeamento turístico
4.5 Componentes do planeamento turístico
4.6 O processo de planeamento turístico
4.7 Abordagens recentes ao planeamento turístico: sistema turístico; modelo ¿produto-espaço¿; redes e processos colaborativos; planeamento integrado; abordagem comunitária.
4.8 Exemplos de boas práticas no planeamento do desenvolvimento do Turismo (case studies)

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


Bibliografia Principal

Rui Nuno Baleiras;Casos de Desenvolvimento Regional - Exercícios e Soluções , Principia, 2012. ISBN: 9789897160394
José Silva Costa; Peter Nijkamp;Compêndio de Economia Regional, Principia, 2010. ISBN: 9789898131553

Bibliografia Complementar

Brandão, F. & Costa, C. M. M;Regional Innovation Systems and Tourism: a Conceptual Approach. , Revista Turismo e Desenvolvimento, N. º 17/18, Vol. 2, 647-660., 2012
Sharpley, R. & Telfer, D. J. ;Tourism and development in the developing world, London, Routledge, 2008
Buhalis, D. & Costa, C. M. M;Tourism Management Dynamics: Trends, Management and Tools, Elsevier, 2008
Fazenda, N., Nunes da Silva, F. e Costa, C. ;Política e planeamento turístico à escala regional - o caso da Agenda Regional de Turismo para o Norte de Portugal. , Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 18, 77-100., 2008
Babu S., S., Mishra, S. & Parida, B. B. ;Tourism development revisited: concepts, issues and paradigms, , Sage Publications., 2008
Richards, G. & Wilson, J. (Ed.);Tourism, creativity and development, Routledge, 2007
Thirlwall, A. P;Growth and Development (with special reference to developing economies), Macmillan, 2005
Moulaert, F. & Sekia, F. ;Territorial Innovation Models: A Critical Survey. , Regional Studies, 37 (3), 289 - 302., 2003
Costa, C. M. M. ;Emerging Tourism Paradigm? A Comparative Analysis Between Town and Tourism Planning. , International Journal of Tourism Research, 3 (6), 425-441, 2001
Simões Lopes, A. ;Desenvolvimento Regional: Problemática, Teoria, Modelos,, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
Cabugueira, A.C.C.M. ;Do Desenvolvimento Regional ao Desenvolvimento Local., Análise de alguns aspectos de Política Económica Regional. Gestão e Desenvolvimento, 9, 103-136., , 2000
Reigado, F. M. ;Desenvolvimento e Planeamento Regional: Uma Abordagem Sistémica, Editorial Estampa, 2000

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos de base seguidos do estudo de casos práticos.
Serão usados diversos tipos de métodos, a saber: ativo, expositivo, interrogativo e demonstrativo.

Recorrer-se-á ao seguinte material: apontamentos teóricos concebidos pelo formador, documentos de contexto real, textos, estudos de caso e material gráfico.

Está prevista a participação em visitas de estudo e, eventualmente, em conferências / palestras.

Serão ainda realizadas atividades no âmbito da ISAG e-learning Platform.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

- Testes escritos individuais: 2 X 35%;
- Trabalho prático escrito em grupo (inclui entrega de versão escrita e apresentação / defesa presencial): 30%;

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do n.º 2 do art. 39º é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita: 100%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular