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Planeamento e Desenvolvimento em Turismo

Código: LTU1425    Sigla: PDT

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU2

Teórico-Práticas: 54,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Software

http://elearning.isag.pt/

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular pretende dar a conhecer os principais tópicos ligados à gestão, planeamento e desenvolvimento de destinos turísticos.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
As temáticas ligadas ao desenvolvimento sustentável merecem especial atenção, nomeadamente ao nível dos impactos do turismo nos destinos. Outro grande objetivo prende-se com o conhecimento e utilização de ferramentas e modelos de planeamento estratégico em turismo.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, pretende-se que os alunos sejam capazes de:

- Conhecer os principais conceitos ligados à gestão de destinos turísticos;

- Conhecer os modelos de gestão de destinos turísticos;

- Reconhecer a importância da sustentabilidade no processo de planeamento e desenvolvimento de um destino turístico;

- Saber identificar e avaliar os impactos económicos, socioculturais e ambientais num destino turístico;

- Conhecer e identificar as fases do ciclo da vida de um destino turístico;

- Identificar os stakeholders num processo de planeamento e desenvolvimento de um destino turístico;

- Conhecer o processo e as componentes de planeamento e desenvolvimento de destinos e produtos turísticos;

- Identificar os principais modelos, estratégias e fatores de competitividade para a gestão de destinos turísticos;

- Saber aplicar as ferramentas de análise e planeamento estratégico a um destino.

Programa

Os Destinos Turísticos:
Definições e conceitos.Modelos de gestão e desenvolvimento de destinos turísticos.
A competitividade dos destinos turísticos.
Modelos de competitividade.
As organizações de gestão de destinos (DMO).
O ciclo de vida dos destinos turísticos.
Planeamento e ordenamento do território

O Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo:
Conceitos, objetivos e benefícios do turismo sustentável.
Agenda 21 para a indústria de viagens e turismo.
A capacidade de carga dos destinos.
Impactes económicos, socioculturais e ambientais do turismo.
O código de ética no turismo.
O sistema ambiental e a responsabilidade social.
Caixa de ferramentas do sistema europeu de indicadores de turismo para destinos sustentável.

O Processo de Planeamento Estratégico em Turismo:
Tendências e impactos no turismo.
Componentes e etapas inerentes ao processo de planeamento.
Análise estratégica: ferramentas e modelos.
Mercados, segmentos e posicionamento.
Definição de objetivos, estratégias e planos de ação.
Implementação e controlo.
A gestão dos stakeholders.
Estratégia para o Turismo 2027.

Bibliografia Principal

Cooper, C. e Hall, C. M.; Contemporary Tourism An International Approach 3rd Edition,., Goodfellow Publishers Limited, Oxford, U.K, 2016. ISBN: 978-1-910158-59-3
Silva, F. e Umbelino, J. (Coord.) ;Planeamento e Desenvolvimento Turistico, Lidel, 2017. ISBN: 978-989-752-230-7
Hudson, S; Tourism and Hospitality Marketing, A Global Perspective, , Sage., 2008. ISBN: 978-1-4129-4687-2

Bibliografia Complementar

WTO;A Practical Guide to Tourism Destination Management, Madrid, WTO, WTO, 2007
Liderar o Turismo no Futuro ET 2017 (2017), Turismo de Portugal, em linha [file:///C:/Users/user/Desktop/ISAG%20EBS/Planeamento%20e%20Desenvolvimento%20do%20Turismo/Estrategia_Turismo_Portugal_ET27.pdf]
Malhotra; N. et al.;Introdução à Pesquisa de Marketing, , Prentice Hall, 2005

Métodos de Ensino

As metodologias contemplarão aulas de exposição teórica relativas aos conteúdos gerais de cada unidade temática, análise e discussão nas aulas sobre aspectos teóricos dos conteúdos, exposição pelos alunos dos conteúdos de textos científicos consultados, que serão submetidas a debate, nomeadamente em relação a estudos de caso. As aulas práticas ocorrerão aquando das apresentações dos de casos de estudo que serão sujeitos a debate e conclusões.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 2x30%

1 Atividade / Trabalho de Grupo a disponibilizar na plataforma e-learning: 30% (todos os temas do trabalho terão de ser diferentes entre si)

1 Apresentação da Atividade / Trabalho de Grupo: 10%

Total: 100%


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular