Código: | LTU1425 | Sigla: | PDT |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 2º | 6 | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 54,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular pretende dar a conhecer os principais tópicos ligados à gestão, planeamento e desenvolvimento de destinos turísticos.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
As temáticas ligadas ao desenvolvimento sustentável merecem especial atenção, nomeadamente ao nível dos impactos do turismo nos destinos. Outro grande objetivo prende-se com o conhecimento e utilização de ferramentas e modelos de planeamento estratégico em turismo.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, pretende-se que os alunos sejam capazes de:
- Conhecer os principais conceitos ligados à gestão de destinos turísticos;
- Conhecer os modelos de gestão de destinos turísticos;
- Reconhecer a importância da sustentabilidade no processo de planeamento e desenvolvimento de um destino turístico;
- Saber identificar e avaliar os impactos económicos, socioculturais e ambientais num destino turístico;
- Conhecer e identificar as fases do ciclo da vida de um destino turístico;
- Identificar os stakeholders num processo de planeamento e desenvolvimento de um destino turístico;
- Conhecer o processo e as componentes de planeamento e desenvolvimento de destinos e produtos turísticos;
- Identificar os principais modelos, estratégias e fatores de competitividade para a gestão de destinos turísticos;
- Saber aplicar as ferramentas de análise e planeamento estratégico a um destino.
Os Destinos Turísticos:
Definições e conceitos.Modelos de gestão e desenvolvimento de destinos turísticos.
A competitividade dos destinos turísticos.
Modelos de competitividade.
As organizações de gestão de destinos (DMO).
O ciclo de vida dos destinos turísticos.
Planeamento e ordenamento do território
O Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo:
Conceitos, objetivos e benefícios do turismo sustentável.
Agenda 21 para a indústria de viagens e turismo.
A capacidade de carga dos destinos.
Impactes económicos, socioculturais e ambientais do turismo.
O código de ética no turismo.
O sistema ambiental e a responsabilidade social.
Caixa de ferramentas do sistema europeu de indicadores de turismo para destinos sustentável.
O Processo de Planeamento Estratégico em Turismo:
Tendências e impactos no turismo.
Componentes e etapas inerentes ao processo de planeamento.
Análise estratégica: ferramentas e modelos.
Mercados, segmentos e posicionamento.
Definição de objetivos, estratégias e planos de ação.
Implementação e controlo.
A gestão dos stakeholders.
Estratégia para o Turismo 2027.
Cooper, C. e Hall, C. M.; Contemporary Tourism An International Approach 3rd Edition,., Goodfellow Publishers Limited, Oxford, U.K, 2016. ISBN: 978-1-910158-59-3 |
Silva, F. e Umbelino, J. (Coord.) ;Planeamento e Desenvolvimento Turistico, Lidel, 2017. ISBN: 978-989-752-230-7 |
Hudson, S; Tourism and Hospitality Marketing, A Global Perspective, , Sage., 2008. ISBN: 978-1-4129-4687-2 |
WTO;A Practical Guide to Tourism Destination Management, Madrid, WTO, WTO, 2007 |
Liderar o Turismo no Futuro ET 2017 (2017), Turismo de Portugal, em linha [file:///C:/Users/user/Desktop/ISAG%20EBS/Planeamento%20e%20Desenvolvimento%20do%20Turismo/Estrategia_Turismo_Portugal_ET27.pdf] |
Malhotra; N. et al.;Introdução à Pesquisa de Marketing, , Prentice Hall, 2005 |
As metodologias contemplarão aulas de exposição teórica relativas aos conteúdos gerais de cada unidade temática, análise e discussão nas aulas sobre aspectos teóricos dos conteúdos, exposição pelos alunos dos conteúdos de textos científicos consultados, que serão submetidas a debate, nomeadamente em relação a estudos de caso. As aulas práticas ocorrerão aquando das apresentações dos de casos de estudo que serão sujeitos a debate e conclusões.
Avaliação distribuída com exame final