• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LTU1319

Recursos e Produtos Turísticos

Código: LTU1319    Sigla: RPT

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt/
Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU2

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Software

http://www.turismodeportugal.pt

https://www.portugal2020.pt

http://www.norte2020.pt/

http://elearning.isag.pt/

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar os diversos elementos constituintes dos recursos turísticos e, as particularidades subjacentes à construção dos produtos turísticos. Compreender a problemática da procura e oferta turística nos diversos contextos e variáveis, assim como, as tendências dominantes e perfis, usos e consumos de um determinado destino. Construir produtos e serviços turísticos de qualidade. Fornecer as ferramentas de gestão que permitam conceber, desenvolver, promover e inovar novos produtos e serviços turísticos. Conhecer os principais produtos e serviços turísticos dos destinos portugueses por regiões. Perceber a identidade e a política estratégica adotada para os principais produtos turísticos de Portugal, a sua imagem, projeção e potencial nos mercados exteriores.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Desenvolver a noção de produto turístico e do seu ciclo de vida.
Reforçar a importância da oferta/procura turística nos seus diversos contextos e variáveis; perceber tendências dominantes e perfis, usos e consumos de um determinado destino.
Planear e conceber produtos turísticos específicos ou complementares.
Sensibilizar para práticas de qualidade associada aos produtos turísticos.
Enquadrar o PENT e os produtos turísticos estratégicos nas dinâmicas da procura/oferta (Nacional/Internacional).
Perceber qual a identidade e imagem que, os produtos/serviços da oferta turística nacional é percecionada junto dos principais mercados.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Descrever os conceitos, produto turístico, procura e oferta, e perceber as dinâmicas e aplicações nas atividades turísticas.
Identificar as especificidades dos principais produtos turísticos.
Planear circuitos turísticos que integrem diversos tipos de produtos turísticos específicos ou complementares.
Reconhecer os principais produtos/serviços turísticos de qualidade da oferta turística nacional.
Identificar a identidade e imagem da oferta turística do destino Portugal nos principais mercados.


Programa

1. Definições e conceitos.

2. As especificidades dos produtos turísticos.

3. Modelos básicos de recursos e produtos turísticos.
3.1 .Tipologias;
3.2 .Componentes estruturantes e interações;
3.3 .Cadeia de produtos turísticos.

4. Noção de destino turístico.

5. O destino e os seus mercados.
5.1. Os elementos e componentes de um destino turístico;
5.2. Destino turístico e perspetiva de negócio;
5.3. O destino e a formação da oferta e da procura;
5.3.1. Perfil e modelos de comportamento do consumidor;
5.3.2. O processo de decisão: motivadores e fatores determinantes;
5.3.3. Principais tendências de consumo;
5.3.4. Procura turística e mercados;
5.3.5. Processo de desenvolvimento de produtos turísticos.

6. Tipologia e identificação dos principais destinos turísticos portugueses por áreas regionais.
6.1. Porto e Norte de Portugal;
6.2. Beiras - Centro de Portugal;
6.3.Lisboa;
6.4. Alentejo;
6.5. Algarve;
6.6. Madeira;
6.7. Açores.

7. Política e Estratégias definidas para o Turismo e atividade Turística em Portugal - (PENT; Agenda 2020; Norte 2020; Turismo 2015 - Pólo de Competitividade e Tecnologia).  

8.Produtos turísticos complementares.

9. A identidade e a estratégia dos destinos turísticos por área regionais.

10. A imagem de Portugal no exterior.

Bibliografia Principal

Crespi, Montserrat. Planells, Margarita.;RECURSOS TURÍSTICOS, Sintesis, 2011. ISBN: 9788497567725
Díaz Fernández, Beatriz.;EL DISEÑO DE PRODUCTOS Y SERVICIOS TURÍSTICOS, Sintesis, 2007. ISBN: 9788490771228

Bibliografia Complementar

HALL, C Michael; COOPER, Chris;Contemporary Tourism: an international approach, Goodfellow Publishers, 2012. ISBN: 190688451X
SANTOS, Norberto, et al.;Natureza, paisagens culturais e os produtos turísticos associados ao território, 4º Congresso Latino Americano de Investigação Turística, 2010. ISBN: 978-9974-98-057-0
CARVALHO, Paulo;Planeamento, redes territoriais e novos produtos turísticos eco-culturais , Centro de estudos de geografia e ordenamento do território (CEGOT), 2009
HALL, C. Michael, et al.;COMPÊNDIO DE TURISMO, Edições Piaget, 2007. ISBN: 978-972-771-888-7
THR;Turismo Náutico / Turismo de Negócios / Turismo de Natureza / Touring Cultural e Paisagístico / Sol e Mar / Saúde e Be,-Estar / City Breaks / Golfe / Gastronomia e Vinhos, Edição do Turismo de Portugal, 2006
Picazo, Carles.; LOS SERVICIOS TURÍSTICOS DE ASISTENCIA Y GUÍA, Sintesis, 2010. ISBN: 9788490770061

Métodos de Ensino

Método expositivo / interrogativo e demonstrativo.
Apresentação de diapositivos para análise e discussão presencial;
Exercícios em grupo;
Análise e discussão de artigos e estudos de caso;
Conferências e palestras;
Período de trabalho autónomo.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 2X35%

1 Atividade / Trabalho de Grupo a disponibilizar na plataforma e-learning: 20% (todos os temas do trabalho terão de ser diferentes entre si)

1 Apresentação da Atividade / Trabalho de Grupo: 10%

Total: 100%


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:


1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final (Secção III do Capítulo V do Regulamento)

Teste escrito individual: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais