Código: | LTU1319 | Sigla: | RPT |
Página Web: | http://elearning.isag.pt/ |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 2º | 6 | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar os diversos elementos constituintes dos recursos turísticos e, as particularidades subjacentes à construção dos produtos turísticos. Compreender a problemática da procura e oferta turística nos diversos contextos e variáveis, assim como, as tendências dominantes e perfis, usos e consumos de um determinado destino. Construir produtos e serviços turísticos de qualidade. Fornecer as ferramentas de gestão que permitam conceber, desenvolver, promover e inovar novos produtos e serviços turísticos. Conhecer os principais produtos e serviços turísticos dos destinos portugueses por regiões. Perceber a identidade e a política estratégica adotada para os principais produtos turísticos de Portugal, a sua imagem, projeção e potencial nos mercados exteriores.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Desenvolver a noção de produto turístico e do seu ciclo de vida.
Reforçar a importância da oferta/procura turística nos seus diversos contextos e variáveis; perceber tendências dominantes e perfis, usos e consumos de um determinado destino.
Planear e conceber produtos turísticos específicos ou complementares.
Sensibilizar para práticas de qualidade associada aos produtos turísticos.
Enquadrar o PENT e os produtos turísticos estratégicos nas dinâmicas da procura/oferta (Nacional/Internacional).
Perceber qual a identidade e imagem que, os produtos/serviços da oferta turística nacional é percecionada junto dos principais mercados.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Descrever os conceitos, produto turístico, procura e oferta, e perceber as dinâmicas e aplicações nas atividades turísticas.
Identificar as especificidades dos principais produtos turísticos.
Planear circuitos turísticos que integrem diversos tipos de produtos turísticos específicos ou complementares.
Reconhecer os principais produtos/serviços turísticos de qualidade da oferta turística nacional.
Identificar a identidade e imagem da oferta turística do destino Portugal nos principais mercados.
1. Definições e conceitos.
2. As especificidades dos produtos turísticos.
3. Modelos básicos de recursos e produtos turísticos.
3.1 .Tipologias;
3.2 .Componentes estruturantes e interações;
3.3 .Cadeia de produtos turísticos.
4. Noção de destino turístico.
5. O destino e os seus mercados.
5.1. Os elementos e componentes de um destino turístico;
5.2. Destino turístico e perspetiva de negócio;
5.3. O destino e a formação da oferta e da procura;
5.3.1. Perfil e modelos de comportamento do consumidor;
5.3.2. O processo de decisão: motivadores e fatores determinantes;
5.3.3. Principais tendências de consumo;
5.3.4. Procura turística e mercados;
5.3.5. Processo de desenvolvimento de produtos turísticos.
6. Tipologia e identificação dos principais destinos turísticos portugueses por áreas regionais.
6.1. Porto e Norte de Portugal;
6.2. Beiras - Centro de Portugal;
6.3.Lisboa;
6.4. Alentejo;
6.5. Algarve;
6.6. Madeira;
6.7. Açores.
7. Política e Estratégias definidas para o Turismo e atividade Turística em Portugal - (PENT; Agenda 2020; Norte 2020; Turismo 2015 - Pólo de Competitividade e Tecnologia).
8.Produtos turísticos complementares.
9. A identidade e a estratégia dos destinos turísticos por área regionais.
10. A imagem de Portugal no exterior.
Crespi, Montserrat. Planells, Margarita.;RECURSOS TURÍSTICOS, Sintesis, 2011. ISBN: 9788497567725 |
Díaz Fernández, Beatriz.;EL DISEÑO DE PRODUCTOS Y SERVICIOS TURÍSTICOS, Sintesis, 2007. ISBN: 9788490771228 |
HALL, C Michael; COOPER, Chris;Contemporary Tourism: an international approach, Goodfellow Publishers, 2012. ISBN: 190688451X |
SANTOS, Norberto, et al.;Natureza, paisagens culturais e os produtos turísticos associados ao território, 4º Congresso Latino Americano de Investigação Turística, 2010. ISBN: 978-9974-98-057-0 |
CARVALHO, Paulo;Planeamento, redes territoriais e novos produtos turísticos eco-culturais , Centro de estudos de geografia e ordenamento do território (CEGOT), 2009 |
HALL, C. Michael, et al.;COMPÊNDIO DE TURISMO, Edições Piaget, 2007. ISBN: 978-972-771-888-7 |
THR;Turismo Náutico / Turismo de Negócios / Turismo de Natureza / Touring Cultural e Paisagístico / Sol e Mar / Saúde e Be,-Estar / City Breaks / Golfe / Gastronomia e Vinhos, Edição do Turismo de Portugal, 2006 |
Picazo, Carles.; LOS SERVICIOS TURÍSTICOS DE ASISTENCIA Y GUÍA, Sintesis, 2010. ISBN: 9788490770061 |
Método expositivo / interrogativo e demonstrativo.
Apresentação de diapositivos para análise e discussão presencial;
Exercícios em grupo;
Análise e discussão de artigos e estudos de caso;
Conferências e palestras;
Período de trabalho autónomo.
Avaliação distribuída com exame final