Código: | LTU1317 | Sigla: | CP |
Área de Ensino: | História |
Docência - Horas
|
Resumo descritivo da unidade curricular
A cultura e as diversas manifestações artísticas são essenciais para compreender os elementos que constituem o mapa referencial da identidade de Portugal e dos portugueses. A UC de Cultura Portuguesa pretende retratar o perfil sociocultural da sociedade desde os anos 70 (o período pré e pós revolução) até à atualidade, através da interligação entre a arte, as vivências culturais e a vida em sociedade. Serão igualmente focados alguns dos momentos mais marcantes da história do País, desde a fundação da nacionalidade até ao período do Estado Novo.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Compreender o ambiente social e cultural de Portugal dos anos 70 até aos dias de hoje;
- Analisar a produção artística e cultural mais significativa desse período, sobretudo nas áreas da música, da literatura e do cinema;
- Estudar alguns dos momentos mais marcantes da história recente do país, como a dimensão social e cultural da televisão, a evolução dos padrões de consumo, o impacto da união europeia e a disseminação das novas tecnologias.
Competências a desenvolver
Os alunos deverão trabalhar as suas competências nas seguintes componentes:
- Identificar os elementos dominantes do perfil sociocultural da sociedade portuguesa:
- Caracterizar as manifestações artísticas mais representativas do período abordado;
- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de autonomia e tomada de decisão;
- Compreender o papel da cultura e da produção artística na definição e consolidação da identidade nacional.
I - Da fundação da nacionalidade até ao séc. XX
1. Momentos marcantes que definiram o perfil identitário nacional
1.1 A fundação da nacionalidade
1.2 As lutas pela independência
1.3 Os Descobrimentos
1.4 O Estado Novo
II - Perfil sociocultural da sociedade portuguesa
2. Os Anos 70 a década hippie, a era do individualismo
2.1 Identidade cultural: Música, Literatura, Cinema, Televisão
O perfil do consumidor português
3. Os Anos 80, a década yuppie, a era da informação
3.1 O culto do sucesso
3.2 Identidade cultural: Música, Literatura, Cinema e Sociologia
4. Os Anos 90, a década da CEE, a era da globalização
4.1 Impacto dos fundos comunitários
4.2 Mudanças nos hábitos de consumo
4.3 Identidade cultural: Música, Literatura e Cinema
III - O Século XXI: a era da comunicação global
5. A sociedade e as novas tecnologias
5.1 A cultura em movimento
5.2 A influência dos Social Media
5.3 O poder das Marcas
5.3.1 Música: plataformas digitais e culturas tribais
5.3.2 Literatura: formatos virtuais e novas metodologias
5.3.3 Cinema: os rituais de consumo e as plataformas alternativas
5.4 As Marcas culturais
- Compreender o ambiente social e cultural de Portugal dos anos 70 até aos dias de hoje;
Este objetivo será atingido através dos conteúdos programáticos dos Capítulos 1 e 2, que definem o perfil da identidade do País e do contexto socio-cultural envolvente.
- Analisar a produção artística e cultural mais significativa desse período, sobretudo nas áreas da música, da literatura e do cinema;
Os conteúdos incluídos nos capítulos 2 a 5 referem-se expressamente a este objetivo concreto.
- Estudar alguns dos momentos mais marcantes da história recente do país, como a dimensão social e cultural da televisão, a evolução dos padrões de consumo, o impacto da união europeia e a disseminação das novas tecnologias
Este objetivo específico será atingido através dos conteúdos indicados no Cap. 5, que são centrados na Sociedade, Cultura e Tecnologia.
CARDOSO, Miguel Esteves;A Causa das Coisas, Porto: Porto Editora, 2014 |
XAVIER, Jorge Barreto;A Cultura na Vida de Todos os Dias, Porto: Porto Editora, 2016 |
FERIN, Isabel;O Que é Comunicação e Culturas do Quotidiano, Lisboa: Quimera, 2010 |
LOPES,Marília;Identidade em Viagem, Para uma História da Cultura Portuguesa, Lisboa: UCE, 2015 |
MELO, Daniel;A Cultura Popular no Estado Novo, Lisboa: Angelus Novus, 2010 |
RIBEIRO, António Pinto;Questões Permanentes, Ensaios Escolhidos Sobre a Cultura Contemporânea, Lisboa: Cotovia, 2011 |
RODRIGUES, Adriano;Comunicação e Cultura, A Experiência Cultural na Era da Informação, Lisboa: Editorial Presença, 2000 |
SALLES, Michelle;Em Busca de um Novo Cinema Português, Lisboa: UBI, 2011 |
SARMENTO, Cristina e GUIMARÃES, Lúcia, (Coord.), ;Culturas Cruzadas em Português, Vol. III: Arte, Educação e Sociedade, Coimbra: Almedina, 2015 |
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 100 | |
Total: | 160 |
Elementos da Avaliação Contínua:
- Dois testes escritos: 2x35%
- Elaboração e apresentação de um trabalho de grupo: 30% (20% escrita + 10% apresentação
oral)
Total: 100% Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
Elementos da Avaliação Final
Prova escrita individual: 100%
E nos termos do artigo 41º do Regulamento da Licenciatura:
- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
- Compreender o ambiente social e cultural de Portugal dos anos 70 até aos dias de hoje;
Para trabalhar este objetivo serão realizados debates a partir de sites recomendados e do visionamento de filmes.
- Analisar a produção artística e cultural mais significativa desse período, sobretudo nas áreas da música, da literatura e do cinema;
Neste caso os alunos terão acesso a exemplos e casos práticos relativos a cada uma das áreas culturais mencionadas.
- Estudar alguns dos momentos mais marcantes da história recente do país, como a dimensão social e cultural da televisão, a evolução dos padrões de consumo, o impacto da união europeia e a disseminação das novas tecnologias
Este objetivo será atingido através da leitura comentada de textos representativos das temáticas referidas.