Código: | LTU1212 | Sigla: | LIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 1º | 6 | 57 | 160 |
Docência - Horas
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Inglês
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.
Conteúdos temáticos
1. Representante de férias
1.1 Gratificações. Procedimento local.
1.2 Representante local.
1.3 Conselhos e obrigações
2. Comer fora
2.1 Comida regional / Festivais gastronómicos
2.2 Turismo gastronómico
2.3 Descrição de comida.
3. Turismo rural
3.1 Ambiente e meio rural
3.2 População autóctone e meteorologia
3.3 Campismo e campistas
4. Atrações e eventos
4.1 Culturas diferentes
4.2 Descrição de um festival
4.3 Atrações para visitantes
Conteúdos gramaticais
Tempos verbais
Conselhos e obrigações
Frases relativas
A passiva
Vocabulário
Problemas de saúde em férias
Comida: ingredientes e preparação
Recursos para o turismo rural
Meteorologia
JONES, Leo;Working in English, Cambridge University Press, 2015 |
Walker, Robin & Keith Harding ;Tourism 2, Oxford University Press, 2007. ISBN: 978-0-19-455103-8 |
www.cambridge.org |
www.britishcouncil.pt |
Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.
Avaliação distribuída com exame final
Testes escritos individuais: 2 testes (35%+35%)
Apresentações orais: 1 (25%)
Atividade de e-learning: 5%
Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 3 (três) elementos, sobre "Qualificações necessárias, rotina diária e perspectivas de promoção numa carreira na área do Turismo", à sua escolha. Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- Submissão do plano do projeto através da plataforma e-learning (5%)
- Nível de Inglês: apresentação e defesa do projeto (25%);
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Teste escrito individual: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.