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Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LTU1102

Informática de Gestão

Código: LTU1102    Sigla: INGE

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt/isag1718/
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 4 45 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Laboratórios: 2,00
Outro: 1,00

Software

Microsoft Word

Microsoft Office Excel

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Informática de Gestão interliga duas áreas distintas do conhecimento, a Informática e a Gestão.
Nesta unidade curricular serão utilizadas ferramentas de processamento de texto, como Microsoft Word, e folhas de cálculo, como Microsoft Excel, entre outras, em formato open source.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Conhecer funcionalidades avançadas de um processador de texto;
2. Aprofundar os conhecimentos de Word dos alunos explorando todas as suas potencialidades;
3. Conhecer funcionalidades de uma folha de cálculo;
4. Aprofundar os conhecimentos de Excel dos alunos explorando todas as suas potencialidades;
5. Utilizar as diferentes fórmulas e funções existentes no Excel;
6. Proceder à análise e gestão de dados com recurso ao Excel;

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Manusear o Microsoft Word e outros processadores de texto existentes;
2. Saber implementar funcionalidades avançadas do Microsoft Word;
3. Manusear o Microsoft Excel e outras folhas de cálculo existentes;
4. Saber implementar fórmulas e funções;
5. Saber reconhecer e aplicar análise e gestão de dados, bem como automatizar tarefas.

Programa

1. Funcionalidades dos processadores de texto;
1.1. Processadores de texto Open Source
1.2. O Microsoft Word
1.2.1. Efeitos de Texto e automatização de tarefas;
1.2.2. Inserção de caracteres especiais e fórmulas
1.2.3. Marginadores;
1.2.4. Tabulações;
1.2.5. Marcas e numeração automáticas;
1.2.6. Envelopes;
1.2.7. Texto em colunas;
1.2.8. Quebras;
1.2.9. Construção de índices;
1.2.10. Tabelas e gráficos;
1.2.11. Modelos;
1.2.12. Impressão em série;
1.2.13. Marcadores e hiperligações;
1.2.14. Construção de Bibliografias
2. Funcionalidades das folhas de cálculo;
2.1. Folhas de cálculo Open Source
2.2. O Microsoft Excel
2.2.1. Edição e manipulação de células
2.2.2. Configuração de páginas e impressão
2.2.3. Fórmulas e funções
2.2.3.1. Introdução às fórmulas e funções
2.2.3.2. Funções matemáticas
2.2.3.3. Funções de estatística
2.2.3.4. Funções financeiras
2.2.3.5. Funções de data e hora
2.2.3.6. Funções lógicas
2.2.3.7. Funções de pesquisa e referência
2.2.3.8. Funções de texto e de informação
2.2.3.9. Funções de bases de dados

Bibliografia Principal

Marques, P., Costa, N;Fundamental do Excel 2013, FCA Editora de Informática, 2014. ISBN: 978-972-722-800-3
Marques, P., Costa, N;Fundamental do Word 2013, FCA Editora de Informática, 2013. ISBN: 978-972-722-780-8
RODRIGUES, L.;Utilização do Excel para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2016. ISBN: 978-972-722-775-4
CARVALHO, A.;Gráficos com Excel - 95 exercícios, FCA Editora de Informática, 2017. ISBN: 978-972-722-876-8
CARVALHO, A.;Excel para a Gestão - 65 exercícios, FCA Editora de Informática, 2017. ISBN: 978-972-722-875-1

Bibliografia Complementar

CARVALHO, A.;Exercícios resolvidos com Excel 2010 para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 78-972-722-729-7
RODRIGUES, L.;Utilização do Excel 2010 para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-669-6

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 40% da nota final.
Um mini-teste em regime e-learning, com uma ponderação de 20% da nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita individual com a ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular