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Introdução à Gestão

Código: LTU1101    Sigla: IG

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 4 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,13
Outro: 0,26

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos da Gestão, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspectiva assumida é a da visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a exemplificação prática e o treino de competências.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos que facilitem a compreensão da Gestão em organizações com ou sem fins lucrativos. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
- Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da gestão, sobretudo relacionados com a organização e funções do gestor;
- Compreender a natureza da gestão nas organizações, tendo em consideração a evolução do pensamento científico neste domínio;
- Descrever as principais etapas do processo de gestão, com especial incidência nos aspetos relacionados com o planeamento, organização, direção e controlo;
- Entender, resumidamente, como funciona a gestão de uma empresa ao nível das suas principais áreas funcionais, designadamente a gestão da produção, recursos humanos, comercial e financeira;
- Enquadrar a empresa no seu meio envolvente e na sua área de negócio, através da análise SWOT, e enfatizar a importância da responsabilidade social no desenvolvimento sustentável da empresa.
Com base na resolução de estudos de caso, o aluno deverá ser capaz de decidir sobre soluções ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
- Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em gestão;
- Compreender que a gestão atual resulta de décadas de evolução e de contribuições de diversos autores, gestores e economistas;
- Adotar uma visão panorâmica da dinâmica de gestão de uma empresa, encarando-a como um fenómeno multifacetado;
- Saber encarar os desafios e problemas com que uma empresa se depara e saber conduzir o "leme do barco" rumo à maximização da sua eficiência e eficácia;
- Perceber que a empresa se encontra inserida num contexto com determinadas características e especificidades que podem constituir oportunidades ou ameaças ao seu próprio desempenho;

Programa

1 - INTRODUÇÃO
1.1 - Definição e níveis de gestão
1.2 - Funções dos gestores
1.3 - Aptidões e capacidades dos gestores
1.4 - Ética e responsabilidade social na gestão
1.5 - Novas tendências na gestão
2 - EVOLUÇÃO DA TEORIA DA GESTÃO
2.1 - As teorias clássicas
2.2 - As abordagens contemporâneas
2.3 - As novas abordagens à teoria da gestão
3 - O PROCESSO DE GESTÃO
3.1 - Planeamento
3.1.1 - Objetivos, níveis e ferramentas do planeamento
3.1.2 - A gestão estratégica
3.1.3 - A tomada de decisão
3.2 - Organização
3.2.1 - Determinantes da estrutura organizacional
3.2.2 - Tipos de estruturas organizacionais
3.3 - Direção
3.3.1 - A motivação
3.3.2 - A Liderança
3.3.3 - O processo de comunicação
3.4 - Controlo
3.4.1 - Importância do controlo de gestão
3.4.2 - O processo de Controlo
3.4.3 - Níveis e tipos de controlo

4 - PRINCIPAIS ÁREAS FUNCIONAIS DA GESTÃO
4.1 - Gestão da Operações/Produção
4.1.1 - Organização dos sistemas produtivos
4.1.2 - Gestão de operações
4.1.3 - Controlo de qualidade
4.2 - Gestão de Marketing
4.2.1 - Conceito, processo e funções de marketing
4.2.2 - A segmentação, targeting e posicionamento
4.2.3 - Marketing-mix
4.2.4 - Novas tendências do Marketing
4.3 - Gestão Financeira
4.3.1 - Papel da Contabilidade e da informação contabilística
4.3.2 - Funções do gestor financeiro
4.3.3 - Principais indicadores de análise financeira
4.4 - Gestão de Recursos Humanos
4.4.1 - Gestão estratégica de recursos humanos
4.4.2 - Planeamento da gestão de recursos humanos
4.4.3 - Compensação, incentivos e benefícios

Bibliografia Principal

MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos ;Manual de Gestão Moderna - Teoria e Prática, Actual Editora, 2014
MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos ;Manual de Gestão Moderna - Teoria e Prática, Actual Editora, 2014

Bibliografia Complementar

Teixeira, Sebastião;Gestão das Organizações. 3ª Edição, Escolar Editora, 2013
Teixeira, Sebastião;Gestão das Organizações. 3ª Edição, Escolar Editora, 2013
MARQUES PINTO, CARLOS et al. ;Fundamentos de Gestão, 3ª Edição, Editorial Presença, 2010
MARQUES PINTO, CARLOS et al. ;Fundamentos de Gestão, 3ª Edição, Editorial Presença, 2010

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. No decurso das aulas, os alunos serão estimulados a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

- 2 Testes escritos individuais: 2X40%

- Inquérito "Face a Face" e um relatório individual a realizar on-line: 20%


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final


- Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular