Marketing
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Cursos
Sigla |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LRE |
Aviso nº 9881/2017 |
3º |
4 ECTS |
45 |
107 |
Horas Efetivamente Lecionadas
LRE3
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Atualmente um dos principais objetivos do marketing consiste na criação de valor para os clientes, na construção de relacionamentos e na captação de valor para as organizações. Esta unidade curricular visa contribuir para o conhecimento e compreensão dos conceitos fundamentais associados ao marketing, considerando as suas componentes estratégica e operacional, tendo em conta o contexto dinâmico e global. Serão apresentadas e discutidas diversas situações concretas e casos práticos que os alunos devem analisar, apresentar e discutir criticamente, quer em termos individuais quer em termos coletivos.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Definir o conceito de marketing e reconhecer a sua importância para o crescimento de uma organização/empresa.
2. Compreender a importância do diagnóstico para o marketing estratégico.
3. Compreender o comportamento de compra do consumidor e o seu processo de tomada de decisão.
4. Desenvolver atividades de segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento da oferta.
5. Identificar e desenvolver estratégias no âmbito das diferentes variáveis mix de marketing.
6. Combinar os diferentes elementos de marketing num plano coerente e saber como implementá-lo.
Competências a desenvolver
- Dominar o conceito de Marketing e o seu contributo para as organizações/empresas.
- Compreender a perspetiva evolucionista e as envolvências do Marketing.
- Conhecer o processo de decisão e de compra e os principais fatores que influenciam o comportamento dos consumidores.
- Compreender a segmentação do mercado consumidor.
- Compreender o posicionamento como estratégia de Marketing.
- Desenvolver e relacionar as variáveis do Marketing-Mix.
- Desenvolver a elaboração de um plano de Marketing.
Programa
1. Do Marketing 1.0 ao Marketing 5.0: evolução
1.1 Novos paradigmas de Comunicação de Marketing
1.2 As novas realidades do marketing
1.3 O Marketing de conteúdos
1.3.1 O Storytelling
2. O Plano de Marketing
2.1 Análise Interna e Externa
2.2 A Matriz SWOT
2.3 Missão, Visão, Valores
2.4 Segmentação e Posicionamento
2.5 O Marketing-Mix
3. O Consumidor e o comportamento de compra
3.1 A Ciência das Compras
3.2 A dinâmica do processo de tomada de decisão
3.3 A demografia das compras
3.4 O fator experiencial
3.5 A configuração do espaço físico
3.6 "Store design and experience" - tendências atuais
3.7 A importância do espaço físico
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
- O objetivo 1 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 1;
- O objetivo 2 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;
- O objetivo 3 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 3;
- O objetivo 4 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;
- O objetivo 5 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;
- O objetivo 6 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;
Bibliografia Principal
Kotler, et al;Marketing 5.0, Actual Editora, 2021 |
Moutinho, L. et al. ;Marketing Futureland, Lidel Editores, 2022 |
Bibliografia Complementar
Kotler, P. & Armstrong, G. ;Principles of Marketing, Pearson, 2020 |
Kotler, P. et al;Marketing 4.0, Editora Atual, 2017 |
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: Utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
3 |
|
Trabalho de Grupo |
Projectos |
10 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Outras |
Participação Presencial |
12 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
49 |
|
|
Total: |
107 |
Avaliação Contínua
Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 35%.
- Prova Escrita II: 35%.
- Trabalho de Grupo (interdisciplinar): 30%
Submissão na plataforma e-learning: Base de dados Turnitin
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Prova escrita individual: 100%.
Provas e Trabalhos Especiais
Trabalho de Grupo: o trabalho referenciado corresponde à preparação e apresentação oral da estruturação de um Plano de Marketing, com base nos conteúdos das aulas e num guião facultado pelo docente. A empresa a estudar poderá ser sugerida pelos alunos ou recomendada pelo docente.
Composição do grupo: os grupos deverão ter entre 4 a 5 elementos.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.