Língua Estrangeira IV - Alemão
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Cursos
Sigla |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LRE |
Aviso nº 9881/2017 |
2º |
3 ECTS |
28 |
80 |
Horas Efetivamente Lecionadas
LRE2
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Através do trabalho com diferentes tipos de texto que contêm um leque diversificado de exercícios e tarefas, que por sua vez visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.
Objectivos e resultados esperados da aprendizagem
No
final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu
conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização
(saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes
aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a
terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas
para este nível; adquirir novas competências e estratégias de
aprendizagem/capacidades de estudo; desenvolver o interesse por
realidades e culturas diferentes; alargar a sua competência a nível da
utilização de recursos multimédia.
Competências a desenvolver
Capacidades de percepção: os estudantes deverão adquirir a capacidade de compreender palavras familiares e frases simples referentes a si próprios e a aspectos concretos do mundo envolvente.
Capacidades de interacção e de produção oral e escrita: os estudantes deverão adquirir os meios linguísticos básicos de forma a poder interagir entre si, sendo capazes, sempre que necessário, de solicitar a repetição dos enunciados que não conseguem compreender. Deverão ainda treinar diferentes tipos de perguntas e de respostas simples, no âmbito dos temas dados nas aulas.
Programa
Vários aspectos gramaticais serão objecto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:
REVISÕES GERAIS:
1. Sintaxe: Noções básicas; Os complementos exigidos pelo verbo
ESPECÍFICO:
1. Pronomes Indefinidos
2. Preposições
3. Verbos
4. Conjugação dos verbos no pretérito perfeito (Perfekt) e no imperfeito (Präteritum)
5. Der Futur
6. Der Genitiv
Nas aulas de língua alemã 3 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, encontros, agenda, profissões, na cidade, lojas, fazer compras no supermercado, casa, lazer. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Diversas situações comunicativas do quotidiano e vocabulário das áreas semânticas correspondentes: revisões gerais (A2.1), leitura de textos, traduções e pequenas retroversões
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Em cada um dos tópicos programáticos serão trabalhadas as competências de oralidade, escrita e leitura. No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível.
Bibliografia Principal
Vários;Deutsch Intensiv Schreiben A1, Klett Verlag, 2020 |
Vários;Deutsch Intensiv Schreiben A1, Klett Verlag, 2020 |
Bibliografia Complementar
Reimann, Monika;Gramática essencial do Alemão, Ismaning: Hueber, 2004 |
Sander, Ilse; Braun, Birgit; Doubek, Margit; Fügert, Nadja; Vitale, Rosanna;DaF kompakt A1-B1 - Kursbuch mit 3 Audio-CDs, Klett, 2015 |
Braun, Birgit; Doubek, Margit; Frater-Vogel, Andrea; Fügert, Nadja; Köhl-Kuhn, Renate; Sander, Ilse;DaF kompakt A1-B1. Übungsbuch, Klett, 2015 |
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas; estratégias didácticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação activa por parte dos alunos. O modo de avaliação implica uma participação activa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em "powerpoint".
Actividades que visam a promoção da Expressão Oral e da Expressão Escrita, assim como o desenvolvimento de competências comunicativas específicas / técnicas.
1| Apresentação de cenários reais (textos, imagens, vídeos) com o objectivo de suscitar comentários e/ou debates sobre os temas propostos;
2| Realização de exercícios de natureza gramatical relacionados com o tema a explorar em cada sessão;
3| Condução de simulações relacionadas com os temas centrais da formação, procurando recriar os ambientes reais experienciados no dia-a-dia;
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
22,5 |
|
Outras |
Participação Presencial |
5,5 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Estudo autonomo |
Estudo |
49 |
|
|
Total: |
80 |
Avaliação Contínua
- 2 Testes de avaliação (35% cada)
- trabalho
com submissão e-learning) - (30%)
Nos termos do Regulamento da Geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame (100%)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita..
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As aulas serão teórico-práticas, com estratégias didácticas variadas, como o trabalho em grupo ou individual; será dada, sobretudo, grande importância à participação activa por parte dos alunos, através de pequenas pesquisas temáticas, do treino de leitura em voz alta, da realização de trabalhos escritos e de apresentações em "powerpoint". O objectivo último será adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo, assim como desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; o resultado prático configurar-se-á em torno do alargamento das competências a nível da utilização de recursos multimédia.