Língua Francesa III
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Cursos
Sigla |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LRE |
Aviso nº 9881/2017 |
2º |
3 ECTS |
28 |
80 |
Horas Efetivamente Lecionadas
LRE2
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa completar as aprendizagens da unidade curricular Língua Francesa II.
Trata-se de colocar o estudante em contato com a língua francesa em conformidade os marcadores descritos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras para o nível A2 (elementar). Pretende-se proporcionar uma competência comunicativa em francês que permita comunicar em tarefas simples e rotinas, que exigem uma troca de informação direta sobre assuntos familiares e ligados ao seu contexto profissional.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem Com esta unidade curricular pretende-se preparar o apredente a interagir eficientemente em tarefas simples e rotinas, que exigem uma troca de informação direta sobre assuntos pessoais e profissionais, de forma adequada e ágil.
Competência a desenvolver:
- Compreender frases isoladas e frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata;
- Ler corretamente frases simples em notas informativas documentos profissionais simples, artigos curtos;
- Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios electrónicos a solicitar/comunicar informações, apresentar reclamações, etc.
Programa
1. Revisões
2. Propor um serviço
3. Comunicar no seio de uma empresa
4. Preparar uma reunião
5. Apresentar um projeto de evento
6. Explicar as regras de segurança
7. Apresentar soluções para um problema
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os elementos do programa articulam os indicadores das competências a atingir no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa e algumas características do perfil do curso: relações empresariais.
Bibliografia Principal
Mitchell, Margaret & Fleuranceau, Ariane;Pour parler affaires A2/ B1, Paris : Editions Maison des langues, 2019. ISBN: 978848448564 |
RANGEL, Helena; MARTINS, Fernanda;;Apprends et révise la grammaire, Porto Editora, 2020. ISBN: 978-972-0-00287-7 |
Bibliografia Complementar
DUBOIS, A.; TAUZIN, B.;Objectif Express- Nouvelle Edition A1/A2, Hachette, 2013. ISBN: 9782011560070 |
Métodos de Ensino
Os métodos adotados pressupõem a participação ativa do aluno em diversas tarefas de aprendizagem (orais e escritas), orientadas de forma a coordenar trabalho individual, trabalho de pares e trabalho coletivo. A metodologia baseada abordagem comunicativa/acional visa o desenvolvimento rápido de uma autonomia linguística adquirida através da execução de tarefas concretas simples, relacionadas com a vida quotidiana e o mundo profissional.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
22,5 |
|
Trabalho de Grupo |
Projectos |
12 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
40 |
|
Outras |
Participação Presencial |
5,5 |
|
|
Total: |
80 |
Avaliação Contínua
Um trabalho em E-Learning: 10%
Dois testes escritos: 35% + 35%
Uma prova oral : 20%
Nos termos do Regulamento Geral::
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame escrito: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os objetivos de aprendizagem da UC organizam-se à volta das competências de compreensão e de comunicação tal como descritas no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa. As metodologias de ensino, baseadas na abordagem acional do ensino-aprendizagem das línguas, servem esses objetivos ao promover a aplicação dos saberes (conteúdos linguísticos explícitos) aquando da execução de tarefas (competências comunicativas).