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Economia Digital e Negócios Internacionais

Código: LRE2226    Sigla: EDNINT

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Aviso nº 9881/2017 4 ECTS 46 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE2

Teórico-Práticas: 26,00
Práticas: 0,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Práticas: 0,60
Seminário: 0,20
Outro: 0,26

Software

Microsoft Powerpoint

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Breve resumo da unidade curricular
A nova economia tem vindo a ganhar espaço no panorama económico mundial, como resultado dos progressivos avanços tecnológicos em várias áreas de atividade, muito à custa da redução do tamanho da tecnologia que se consegue transportar diariamente. Nesta unidade curricular é dada relevância à profunda transformação digital que as sociedades têm vindo a conhecer, ao nível de todos os agentes económicos, potenciando novas oportunidades e formas de se fazer negócio tanto numa perspetiva B2B e B2C, como C2C e C2B.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Apresentar uma perspetiva de evolução da economia digital, com a introdução de conceitos fundamentais resultantes da revolução digital, sobretudo a partir do início da massificação na utilização da internet;
2. Explicar o processo de transformação digital e de desmaterialização da economia, com base na evolução tecnológica, que passa pela mudança dos agentes económicos da esfera real para a esfera virtual, refletindo-se na forma como os mercados se passam a estruturar e as forças que nele participam se passam a relacionar;
3. Descrever como se poderá desenvolver uma nova forma de abordagem dos mercados por parte das empresas, com presença em mais do que um canal, definição dinâmica do perfil dos clientes e respetivas sensibilidades a diferentes estímulos, interação nas redes sociais e relacionamento com outras empresas e com os próprios funcionários.
4. Compreender como se pode utilizar a disrupção digital para o incremento da eficiência, tornando as empresas mais competitivas, possibilitando a criação de start-ups com maior ganho de escala e representação global;
5. Descrever como a tecnologia digital, as grandes bases de dados ou a Internet das Coisas (IoT) podem ajudar a desenvolver os negócios internacionais, com base em plataformas digitais e acesso a uma economia de rede.
Com os conteúdos apreendidos o aluno deverá ser capaz de capaz de perceber o inevitável reforço do mundo virtual e as decorrentes implicações na evolução dos vários agentes económicos e na forma como se relacionam entre si, num contexto empresarial internacional.

Competências a desenvolver
Com a unidade curricular os alunos deverão adquirir a capacidade para:
1. Identificar oportunidades na redução de custos empresariais com a desmaterialização das estruturas e na criação de valor através de uma melhor gestão da cadeia de oferta/produção;
2. Conseguir melhorar a caracterização dos clientes potenciais e existentes, com o intuito de implementar uma oferta segmentada e multicanal, assente no acompanhamento permanente da relação com clientes, outras empresas e até funcionários e, deste modo, incrementar os resultados;
3. Saber reconhecer o valor económico da informação e a sua implicação para o sucesso dos negócios, sobretudo numa perspetiva internacional, sendo capaz de criação e manter relações de confiança e lealdade num ambiente digital
4. Desenvolver estratégias de inovação para uma oferta de produtos digitais, que possam estar presentes no mercado global, especialmente tratando-se de start-ups;
5. Procurar canais de distribuição de produtos nos mercados internacionais, com base em plataformas digitais que possam contribuir para a sua credibilização e ganho de notoriedade. 

Programa

A organização da Unidade Curricular é disposta do seguinte modo:
1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA DIGITAL
1.1 Conceitos básicos.
1.2 A internet e o impacto das TIC.
2. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
2.1 Virtualização dos agentes económicos.
2.1.1 Cidadãos
2.1.2 Empresas
2.1.3 Estado
2.2 Mercados
2.2.1 Digitalização e novos modelos de negócio
2.2.2 Presença no mercado virtual e Comercio Eletrónico
2.2.3 Segurança informática e privacidade
3. MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL
3.1 Soluções multicanal
3.2 Segmentação do mercado, definição do preço e sistemas de pagamento
3.3 Redes Sociais
3.4 As relações B2C, B2B e B2E
4. EMPREENDEDORISMO NA NOVA ECONOMIA
4.1 Desmaterialização e disrupção digital
4.2 Startups e a criação de escala
4.3 Estratégias de Inovação e a economia App
5. DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
5.1 Gestão e análise de dados
5.2 Modos de entrada e canais de distribuição internacionais
5.3 Produtos e Plataformas digitais
6. CASE STUDIES

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O 1º objetivo "Apresentar uma perspetiva de evolução da economia digital" é abordado no capítulo 1 do programa, onde, para além de alguns conceitos básicos, é realçada a importância da internet e tecnologias de informação para a economia digital.
O 2º objetivo "Explicar o processo de transformação digital e de desmaterialização da economia" é desenvolvido no 2º capítulo, que aborda a progressiva virtualização dos agentes económicos e desenvolvimento de mercados cada vez mais desmaterializados.
O 3º objetivo ¿Descrever como se poderá desenvolver uma nova forma de abordagem dos mercados" expõe-se no 3º capítulo, no qual se sublinha a importância de customizar a oferta e a comunicação com o cliente.
O 4º objetivo ¿Compreender como se pode utilizar a disrupção digital para o incremento da eficiência¿ desenvolve-se no 4º capítulo, onde se realça a maior flexibilidade e capacidade de inovação de estruturas empresariais digitais, para a maximização de resultados.
Por último, o 5º objetivo "Descrever como a tecnologia digital, as grandes bases de dados ou a Internet das Coisas (IoT) podem ajudar a desenvolver os negócios internacionais" focado no 5º capítulo, destaca o processo de internacionalização e negociação internacional no contexto dos mercados digitais.

Bibliografia Principal

Isaías, P., Sousa, I., Carvalho, L. & Alturas, B. ;E-Business e Economia Digital, Edições Sílabo, 2017. ISBN: 978-972-618-909-1
Meffert, J. & Mendonça, P.;Digital Scale, Planeta Manuscrito, 2017. ISBN: 978-989-777-012-8

Bibliografia Complementar

Schwag, K. ;A Quarta Revolução Industrial, Levoir, 2016. ISBN: 978-989-682-709-0
Ferreira, M., Reis, N. & Serra, F.;Negócios Internacionais e Internacionalização para as Economias Emergentes, Lidel, 2011. ISBN: 978-972-757-714-9

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos apoiada na visualização de conteúdos multimédia e, pontualmente, na participação de oradores convidados. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
2 Momentos de Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Seminário  Participação Presencial  3
Desenvolvimento e apresentação de trabalho de grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  9
Visita de estudo - Outros  Participação Presencial  4
Estudo Autónomo Individual  Estudo  58
  Total: 107

Avaliação Contínua

Três momentos de avaliação:
Dois testes escritos individuais com uma ponderação de 40% cada.
Apresentação de um projeto de inovação empresarial, com base nos conceitos da economia digital e desenvolvimento dos negócios internacionais, com uma ponderação de 20%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita: 100%

Melhoria de Classificação Final/Distribuída


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. Os restantes objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com a visualização de conteúdos multimédia e discussão de casos práticos, visando também a preparação dos trabalhos de grupo a apresentar em sala de aula.