Código: | LRE2226 | Sigla: | EDNINT |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LRE | Aviso nº 9881/2017 | 2º | 4 ECTS | 46 | 107 |
Teórico-Práticas: | 26,00 |
Práticas: | 0,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Microsoft Powerpoint
A organização da Unidade Curricular é disposta do seguinte modo:
1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA DIGITAL
1.1 Conceitos básicos.
1.2 A internet e o impacto das TIC.
2. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
2.1 Virtualização dos agentes económicos.
2.1.1 Cidadãos
2.1.2 Empresas
2.1.3 Estado
2.2 Mercados
2.2.1 Digitalização e novos modelos de negócio
2.2.2 Presença no mercado virtual e Comercio Eletrónico
2.2.3 Segurança informática e privacidade
3. MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL
3.1 Soluções multicanal
3.2 Segmentação do mercado, definição do preço e sistemas de pagamento
3.3 Redes Sociais
3.4 As relações B2C, B2B e B2E
4. EMPREENDEDORISMO NA NOVA ECONOMIA
4.1 Desmaterialização e disrupção digital
4.2 Startups e a criação de escala
4.3 Estratégias de Inovação e a economia App
5. DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
5.1 Gestão e análise de dados
5.2 Modos de entrada e canais de distribuição internacionais
5.3 Produtos e Plataformas digitais
6. CASE STUDIES
O 1º objetivo "Apresentar uma perspetiva de evolução da economia digital" é abordado no capítulo 1 do programa, onde, para além de alguns conceitos básicos, é realçada a importância da internet e tecnologias de informação para a economia digital.
O 2º objetivo "Explicar o processo de transformação digital e de desmaterialização da economia" é desenvolvido no 2º capítulo, que aborda a progressiva virtualização dos agentes económicos e desenvolvimento de mercados cada vez mais desmaterializados.
O 3º objetivo ¿Descrever como se poderá desenvolver uma nova forma de abordagem dos mercados" expõe-se no 3º capítulo, no qual se sublinha a importância de customizar a oferta e a comunicação com o cliente.
O 4º objetivo ¿Compreender como se pode utilizar a disrupção digital para o incremento da eficiência¿ desenvolve-se no 4º capítulo, onde se realça a maior flexibilidade e capacidade de inovação de estruturas empresariais digitais, para a maximização de resultados.
Por último, o 5º objetivo "Descrever como a tecnologia digital, as grandes bases de dados ou a Internet das Coisas (IoT) podem ajudar a desenvolver os negócios internacionais" focado no 5º capítulo, destaca o processo de internacionalização e negociação internacional no contexto dos mercados digitais.
Isaías, P., Sousa, I., Carvalho, L. & Alturas, B. ;E-Business e Economia Digital, Edições Sílabo, 2017. ISBN: 978-972-618-909-1 |
Meffert, J. & Mendonça, P.;Digital Scale, Planeta Manuscrito, 2017. ISBN: 978-989-777-012-8 |
Schwag, K. ;A Quarta Revolução Industrial, Levoir, 2016. ISBN: 978-989-682-709-0 |
Ferreira, M., Reis, N. & Serra, F.;Negócios Internacionais e Internacionalização para as Economias Emergentes, Lidel, 2011. ISBN: 978-972-757-714-9 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos apoiada na visualização de conteúdos multimédia e, pontualmente, na participação de oradores convidados. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
2 Momentos de Avaliação Individual | Teste/Exame | 3 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Desenvolvimento e apresentação de trabalho de grupo | Trabalho laboratorial ou de campo | 9 | |
Visita de estudo - Outros | Participação Presencial | 4 | |
Estudo Autónomo Individual | Estudo | 58 | |
Total: | 107 |
Três momentos de avaliação:
Dois testes escritos individuais com uma ponderação de 40% cada.
Apresentação de um projeto de inovação empresarial, com base nos conceitos da economia digital e desenvolvimento dos negócios internacionais, com uma ponderação de 20%.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Prova escrita: 100%
O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. Os restantes objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com a visualização de conteúdos multimédia e discussão de casos práticos, visando também a preparação dos trabalhos de grupo a apresentar em sala de aula.