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Língua Francesa II

Código: LRE2220    Sigla: LFII

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Aviso nº 9881/2017 4 ECTS 38 106

Horas Efetivamente Lecionadas

LRE2

Teórico-Práticas: 31,50
Outro: 8,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,53

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

Esta unidade curricular visa colocar o discente em contacto com a língua francesa em conformidade com parte dos marcadores descritos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras para o nível A2 (elementar).

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se preparar o aluno a interagir eficientemente em tarefas simples e rotinas, que exigem uma troca de informação direta sobre assuntos pessoais e profissionais, de forma adequada e ágil.
Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
1. Compreender frases isoladas e frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata;
2. Ler corretamente frases simples em notas informativas documentos profissionais simples, artigos curtos;
3. Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios eletrónicos a solicitar/comunicar informações, apresentar reclamações, etc.

Competências a desenvolver

No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender um locutor nativo que se expressa de forma clara, num registo normativo e informal, com um débito normal a rápido;
2. Interagir de forma fluída, usando um repertório lexical e ferramentas gramaticais simples, sobre assuntos e em contextos profissionais familiares; descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
3. Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem uma troca de informação direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais;
4. Produzir textos simples por escrito como notas e relatórios breves; descrições; cartas/e-mails;
5. Comparar fenómenos e aspetos socioculturais e sócio profissionais.

Programa

1. Pedir informações (comunicação administrativa)
2. Organizar uma reunião
3. Falar de si e dos outros (personalidade/ gostos)
4. Explicar o que se fez usando o passé composé
5. Entrevista de emprego numa empresa

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os elementos do programa articulam-se com os indicadores das competências do nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, centrando-se nas características do perfil do curso. Permitem que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam competências comunicativas para a realização de tarefas simples e rotinas que exigem uma troca de informação direta sobre assuntos ligados ao seu contexto profissional. Nesta perspetiva, o programa permite-lhes adquirir conhecimentos e desenvolver competências para atingir os objetivos da UC, aplicando-os a um contexto profissional específico: pedir informações (comunicação administrativa); organizar uma reunião; falar de si e dos outros (personalidade/ gostos); explicar o que se fez usando o passé composé, simular uma entrevista de emprego numa empresa.

Bibliografia Principal

MIQUEL; Claire;Vite et Bien 1 A1/A2 , CLE International, 2018. ISBN: 978-2-09-038523-6
RANGEL, Helena; MARTINS, Fernanda;;Apprends et révise la grammaire, Porto Editora, 2020. ISBN: 978-972-0-00287-7

Bibliografia Complementar

DUBOIS, A.; TAUZIN, B.;Objectif Express- Nouvelle Edition A1/A2, Hachette, 2013. ISBN: 9782011560070

Métodos de Ensino


Os métodos adotados pressupõem a participação ativa do aluno em diversas tarefas de aprendizagem (orais e escritas), orientadas de forma a coordenar trabalho individual, trabalho de pares e trabalho coletivo. A metodologia baseada do método comunicativo/acional visa o desenvolvimento rápido de uma autonomia linguística adquirida através da execução de tarefas concretas simples, relacionadas com a vida quotidiana e o mundo profissional.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalho de Grupo  Projectos  12
Estudo Autónomo  Estudo  53
Outras  Participação Presencial  8
  Total: 106

Avaliação Contínua


Um trabalho em E-Learning: 10%
Dois testes escritos: 35% + 35%
Uma prova oral : 20%

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final


Exame escrito: 100%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


Os objetivos de aprendizagem da UC organizam-se à volta das competências de compreensão e de comunicação tal como descritas no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa. As metodologias de ensino, baseadas na abordagem acional do ensino-aprendizagem das línguas, servem esses objetivos ao promover a aplicação dos saberes (conteúdos linguísticos explícitos) aquando da execução de tarefas (competências comunicativas).