• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE2112

Língua Francesa I

Código: LRE2112    Sigla: LFRI

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Aviso nº 9881/2017 4 ECTS 38 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LRE1

Teórico-Práticas: 21,50
Outro: 4,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,53

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa colocar o discente em contacto com a língua francesa em conformidade com as diretivas do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras para o nível A1(elementar). Pretende-se proporcionar uma competência comunicativa básica em francês de forma a realizar interações simples e quotidianas, na escrita e na oralidade assim como favorecer o contacto com aspetos socioculturais em contexto profissional.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se preparar o discente a interagir eficientemente em situações simples, sobre assuntos familiares e em contextos profissionais específicos de forma a responder adequada e agilmente a necessidades comunicativas imediatas.
Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
1. Adquirir vocabulário da comunicação quotidiana em Língua Francesa: o desenvolvimento das competências oral e escrita.
2. Mostrar conhecimentos relativos ambiente empresarial, aplicando-os na comunicação oral e escrita.
3. Comunicar em contextos empresariais, relacionados com as diferentes profissões da área, aplicando-os na comunicação oral e escrita.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capaz de:
- Compreender um locutor nativo que se expressa de forma clara, num registo normativo, com um débito normal;
- Interagir de forma fluída, usando um repertório lexical e ferramentas gramaticais simples, sobre assuntos e em contextos profissionais familiares;
- Produzir textos simples por escrito como notas e relatórios breves; descrições; cartas/e-mails;
- Comparar fenómenos e aspetos socioculturais e sócio profissionais;

Programa

1.Entrar em contacto
1.1. Apresentar-se e apresentar alguém
1.2. Cumprimentar alguém
1.3. Pedir e dar informações sobre estado civil, profissão, local de trabalho, morada
2. Falar do seu quotidiano
2.1. Explicar hábitos
2.2. Dar tarefas para serem realizadas e solicitar explicações
3. Preencher documentos
3.1. Preencher um formulário
3.2. Pedir documentos
4. Conversar ao telefone
4.1. Usar fórmulas de conversação ao telefone
4.2. Deixar uma mensagem
4.3. Redigir um e-mail, um sms
5. Partir em viagem
5.1. Reservar e comprar um bilhete
5.2. Interagir num hotel
5.3. Orientar alguém e orientar-se

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Para dar cumprimento ao objetivo 1, Adquirir vocabulário da comunicação quotidiana em Língua Francesa: o desenvolvimento das competências oral e escrita, trabalhar-se-ão os tópicos e subtópicos constantes em 1 e 2. Por sua vez, ao objetivo 2, Mostrar conhecimentos relativos ambiente empresarial, aplicando-os na comunicação oral e escrita, corresponde o tópico 3. Na mesma linha de sentido, o objetivo 3, Comunicar em contextos empresariais, relacionados com as diferentes profissões da área, aplicando-os na comunicação oral e escrita, abrange os conteúdos 4 e 5. 

Bibliografia Principal

MIQUEL; Claire;Vite et Bien 1 A1/A2 , CLE International, 2018. ISBN: 978-2-09-038523-6
RANGEL, Helena; MARTINS, Fernanda;;Apprends et révise la grammaire, Porto Editora, 2020. ISBN: 978-972-0-00287-7

Bibliografia Complementar

DUBOIS, A.; TAUZIN, B.;Objectif Express- Nouvelle Edition A1/A2, Hachette, 2013. ISBN: 9782011560070

Métodos de Ensino

Os métodos adotados pressupõem a participação ativa do aluno em diversas tarefas de aprendizagem (orais e escritas), orientadas de forma a coordenar trabalho individual, trabalho de pares e trabalho coletivo. A metodologia baseada do método comunicativo/acional visa o desenvolvimento rápido de uma autonomia linguística adquirida através da execução de tarefas concretas simples, relacionadas com a vida quotidiana e o mundo profissional.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Trabalho de Grupo  Projectos  12
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  54
Outras  Participação Presencial  8
  Total: 107

Avaliação Contínua

Um trabalho em E-Learning: 10%
Dois testes escritos: 35% + 35%
Uma prova oral : 20%

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame escrito: 100%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

1. Adquirir vocabulário da comunicação quotidiana em Língua Francesa: o desenvolvimento das competências oral e escrita.
O primeiro objetivo será alcançado através da leitura e compreensão de textos autênticos, implicando a elaboração de exercícios.
2. Mostrar conhecimentos relativos ambiente empresarial, aplicando-os na comunicação oral e escrita. e 3. Comunicar em contextos empresariais, relacionados com as diferentes profissões da área, aplicando-os na comunicação oral e escrita.
Estes objetivos serão alcançados através da expressão oral e produção escrita de textos que simulam o contexto profissional