Código: | LRE2111 | Sigla: | LIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Aviso nº 9881/2017 | 1º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Inglês
Breve resumo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
O objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.
Competências a desenvolver
Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.
Conteúdos temáticos
1.Escolher um emprego
1.1 Deveres e responsabilidades
1.2 Rotinas diárias
1.3 Conselhos e obrigações
2. Comer fora
2.1 Comida e restaurantes
2.2 Pedidos e recomendações
2.3 Reclamações.
3. O meio rural
3.1 Recursos
3.2 Atividades
3.3 População autóctone
4. Viajar para um país diferente
4.1 Culturas diferentes
4.2 Eventos e atrações
4.3 Tendências
Conteúdos gramaticais
Tempos verbais
Conselhos e obrigações
Frases relativas
A passiva
Vocabulário
Emprego: competências
Comida: pedidos e reclamações
Recursos para o meio rural
Diferenças culturais
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular na medida em que visam a aquisição e desenvolvimento das competências orais e escritas, gramática e vocabulário, em Inglês, de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino e avaliação) para a elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares.
Os conteúdos programáticos visam também o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem informações ao fornecer-lhes ferramentas operacionais que lhes permitem alcançar tal objetivo.
Grant, David & McLarty Robert;Business Basics, Oxford, 2012. ISBN: 978-0-19-457340-5 |
Walker, Robin & Keith Harding ;Tourism 2 - Encounters. , Oxford University Press, 2007 |
www.cambridge.org |
http://global.oup.com/?cc=pt |
http://learnenglish.britishcouncil.org |
Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Trabalho de Grupo | Projectos | 19 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 81 | |
Total: | 160 |
Teste escrito individual: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 41º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
As metodologias de ensino propostas articulam diretamente com os objetivos de aprendizagem, pois as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação oral e escrita.
A realização de projetos de grupo possibilita ainda o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem informações em língua inglesa.