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Língua Inglesa II

Código: LRE2111    Sigla: LIII

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Aviso nº 9881/2017 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Inglês

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Breve resumo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
O objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.

Competências a desenvolver
Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.

Programa

Conteúdos temáticos

1.Escolher um emprego
1.1 Deveres e responsabilidades
1.2 Rotinas diárias
1.3 Conselhos e obrigações
2. Comer fora
2.1 Comida e restaurantes
2.2 Pedidos e recomendações
2.3 Reclamações.
3. O meio rural
3.1 Recursos
3.2 Atividades
3.3 População autóctone
4. Viajar para um país diferente
4.1 Culturas diferentes
4.2 Eventos e atrações
4.3 Tendências

Conteúdos gramaticais
Tempos verbais
Conselhos e obrigações
Frases relativas
A passiva

Vocabulário
Emprego: competências
Comida: pedidos e reclamações
Recursos para o meio rural
Diferenças culturais

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular na medida em que visam a aquisição e desenvolvimento das competências orais e escritas, gramática e vocabulário, em Inglês, de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino e avaliação) para a elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares.
Os conteúdos programáticos visam também o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem informações ao fornecer-lhes ferramentas operacionais que lhes permitem alcançar tal objetivo. 

Bibliografia Principal

Grant, David & McLarty Robert;Business Basics, Oxford, 2012. ISBN: 978-0-19-457340-5
Walker, Robin & Keith Harding ;Tourism 2 - Encounters. , Oxford University Press, 2007

Bibliografia Complementar

www.cambridge.org
http://global.oup.com/?cc=pt
http://learnenglish.britishcouncil.org

Métodos de Ensino

Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Outras  Participação Presencial  12
Trabalho de Grupo  Projectos  19
Estudo Autónomo  Estudo  81
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos: 35% + 35%
Trabalho de grupo: 30%

Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 4 (quatro) elementos, sobre "Qualificações necessárias, rotina diária e perspectivas de promoção numa carreira na área do Relações Empresariais". Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula. As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- Submissão (obrigatória) do plano do projeto através da plataforma e-learning
- Nível de Inglês: apresentação e defesa do projeto

A não apresentação do Trabalho exclui o aluno do regime de avaliação contínua e implica a sua passagem para o regime de avaliação final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39 º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 41º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais

 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino propostas articulam diretamente com os objetivos de aprendizagem, pois as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação oral e escrita.
A realização de projetos de grupo possibilita ainda o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem informações em língua inglesa.