Código: | LRE2105 | Sigla: | LINGI |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Aviso nº 9881/2017 | 1º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Outro: | 12,00 |
Docência - Horas
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Inglês
Resumo da Unidade Curricular
Esta unidade curricular visa conduzir os alunos ao desenvolvimento de competências de compreensão e produção, orais e escritas, em língua inglesa, através da aquisição e aplicação progressivas de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos, de tal modo que os alunos estejam, no final do semestre, próximos de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo central o desenvolvimento das competências de compreensão e comunicação dos alunos, bem como a promoção de competências de investigação e gestão da informação tendo em vista a sua progressiva autonomia e aplicação dessas mesmas aprendizagens em diferentes contextos académicos e profissionais.
1. Os alunos devem ser capazes de compreender a língua inglesa quando usada por falantes nativos de diferentes países, e interpretar e extrair informação de enunciados orais e escritos facultados pela docente e relacionados com as temáticas do programa de modo a responder a questões de natureza diversa (escolha-múltipla, verdadeiro ou falso, desenvolvimento), em contexto de aula e de provas escritas.
2. Os alunos devem ser capazes de aplicar os conteúdos gramaticais e lexicais inscritos no programa em questões de natureza diversa (escolha-múltipla, verdadeiro ou falso, preenchimento de espaços, ligações), em contexto de aula e de provas escritas.
3. Os alunos devem ser capazes de se expressar oralmente, com originalidade, fluência e correção linguística, sobre as temáticas do programa, em contexto de aula e durante a apresentação oral do seu projeto. Podem cometer erros pontuais que não sejam impeditivos da comunicação.
4. Os alunos devem ser capazes de produzir textos de opinião sobre as temáticas do programa, no seu estudo autónomo ou em contexto de aula e de prova escrita, com originalidade, correção linguística e respeitando a extensão pedida. Podem cometer erros (ortográficos ou sintáticos) pontuais que não sejam impeditivos da comunicação.
5. Os alunos devem ser capazes de usar ferramentas de investigação, como, por exemplo, a base de dados ABI INFORM, no seu estudo autónomo de preparação para as provas escritas e do trabalho de projeto.
6. Os alunos devem ser capazes de estruturar o seu trabalho e de refletir sobre o seu desempenho e processo de aprendizagem através da elaboração de um plano de trabalho para apresentação do seu projeto e de um relatório final de avaliação do mesmo.
Competências a desenvolver
1. Compreensão oral: compreender a língua inglesa quando usada por falantes nativos de diferentes países de língua inglesa e extrair informações específicas a partir de discursos orais, textos áudio ou vídeos.
2. Compreensão escrita: compreender globalmente a mensagem de diferentes textos e extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos alunos.
3. Produção oral: realizar apresentações em inglês e interagir com o professor e os colegas, expressando-se em língua inglesa, com algum grau de flexibilidade e fluência.
4. Produção escrita: escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que os alunos se inserem.
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular uma vez que potenciam o desenvolvimento de competências de compreensão e produção orais e escritas em inglês (Objetivos 1, 2, 3 e 4), de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa, através do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação, para elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares. Mais ainda, os conteúdos programáticos promovem o desenvolvimento de competências de investigação e de gestão de informação, componentes essenciais no processo atual de ensino-aprendizagem (Objetivos 5 e 6).
Martyn Hobbs and Julia Starr Keddle;Commerce 2 - Get set for work, Oxford University Press, 2019. ISBN: 978-0-19-456983-5 |
Martyn Hobbs and Julia Starr Keddle;Commerce 1 - Start meaning business, Oxford University Press, 2019. ISBN: 978-0-19-456975-0 |
Robin Walker and Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2018. ISBN: 978-0-19-455103-8 |
Bill Muscall;Business Vocabulary in Use: Advanced, Cambridge University Press, 2017. ISBN: 0521775299 |
Os temas a abordar relacionam-se particularmente com o projeto global da licenciatura. As atividades organizadas têm como ênfase a comunicação oral e escrita. Em contexto de sala de aula, todas as semanas um tema é exposto aos alunos e estes são chamados a intervir, em exercícios guiados ou livres, neste caso com maior espaço para a criatividade e autonomia dos alunos. Os trabalhos de projeto e de investigação encontram-se incluídos na programação das sessões de contacto. O trabalho individual externo dos alunos deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas abordados nas semanas anteriores com vista à sua consolidação.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Trabalho de grupo | Projectos | 19 | |
Estudo autónomo | Estudo | 81 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Total: | 160 |
As metodologias de ensino propostas articulam-se diretamente com os objetivos de aprendizagem, uma vez que as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação orais e escritas. A realização de projetos fomenta ainda o desenvolvimento de competências de investigação, gestão de informação, colaboração, negociação e resolução de problemas.