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Cultura Portuguesa

Código: LRE1537    Sigla: CP

Ocorrência: 2018/19 - 1S

Área de Ensino: História

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE 33 Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE3

Teórico-Práticas: 42,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Jorge Manuel Neves Gomes Lopes   3,00
Outro Totais 1 0,80
Jorge Manuel Neves Gomes Lopes   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Manuel Neves Gomes Lopes Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A cultura e as diversas manifestações artísticas são essenciais para compreender os elementos que constituem o mapa referencial da identidade de Portugal e dos portugueses. A UC de Cultura Portuguesa pretende retratar o perfil sociocultural da sociedade desde os anos 70 (o período pré e pós revolução) até à atualidade, através da interligação entre a arte, as vivências culturais e a vida em sociedade.Serão igualmente focados alguns dos momentos mais marcantes da história do País, desde a fundação da nacionalidade até ao período do Estado Novo.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Compreender o ambiente social e cultural de Portugal dos anos 70 até aos dias de hoje;
- Analisar a produção artística e cultural mais significativa desse período, sobretudo nas áreas da música, da literatura e do cinema;
- Estudar alguns dos momentos mais marcantes da história recente do país, como a dimensão social e cultural da televisão, a evolução dos padrões de consumo, o impacto da união europeia e a disseminação das novas tecnologias.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Os alunos deverão trabalhar as suas competências nas seguintes componentes:
- Identificar os elementos dominantes do perfil sociocultural da sociedade portuguesa:
- Caracterizar as manifestações artísticas mais representativas do período abordado;
- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de autonomia e tomada de decisão;
- Compreender o papel da cultura e da produção artística na definição e consolidação da identidade nacional.

Programa

I Da fundação da nacionalidade até ao séc. XX
1 Momentos marcantes que definiram o perfil identitário nacional
1.1 A fundação da nacionalidade
1.2 As lutas pela independência
1.3 Os Descobrimentos
1.4 O Estado Novo

II - Perfil sociocultural da sociedade portuguesa
2. Os Anos 70 - a década hippie - a era do individualismo
2.1 Identidade cultural: Música, Literatura, Cinema, Televisão
O perfil do consumidor português
3. Os Anos 80 - a década yuppie - a era da informação
3.1 O culto do sucesso
3.2 Identidade cultural: Música, Literatura, Cinema e Sociologia
4. Os Anos 90 - a década da CEE - a era da globalização
4.1 Impacto dos fundos comunitários
4.2 Mudanças nos hábitos de consumo
4.3Identidade cultural: Música, Literatura e Cinema

III  O Século XXI: a era da comunicação global
5. A sociedade e as novas tecnologias
5.1 A cultura em movimento
5.2 A influência dos Social Media
5.3 O poder das Marcas
5.3.1 Música: plataformas digitais e culturas tribais
5.3.2 Literatura: formatos virtuais e novas metodologias
5.3.3 Cinema: os rituais de consumo e as plataformas alternativas

5.4 As Marcas culturais

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- Compreender o ambiente social e cultural de Portugal dos anos 70 até aos dias de hoje;
Este objetivo será atingido através dos conteúdos programáticos dos Capítulos 1 e 2, que definem o perfil da identidade do País e do contexto socio-cultural envolvente.

- Analisar a produção artística e cultural mais significativa desse período, sobretudo nas áreas da música, da literatura e do cinema;
Os conteúdos incluídos nos capítulos 2 a 5 referem-se expressamente a este objetivo concreto.

- Estudar alguns dos momentos mais marcantes da história recente do país, como a dimensão social e cultural da televisão, a evolução dos padrões de consumo, o impacto da união europeia e a disseminação das novas tecnologias
Este objetivo específico será atingido através dos conteúdos indicados no Cap. 5, que são centrados na Sociedade, Cultura e Tecnologia.

Bibliografia Principal

CARDOSO, Miguel Esteves;A Causa das Coisas, Porto: Porto Editora, 2014
XAVIER, Jorge Barreto;A Cultura na Vida de Todos os Dias, Porto: Porto Editora, 2016

Bibliografia Complementar

FERIN, Isabel;O Que é Comunicação e Culturas do Quotidiano, Lisboa: Quimera, 2010
LOPES,Marília;Identidade em Viagem, Para uma História da Cultura Portuguesa, Lisboa: UCE, 2015
MELO, Daniel;A Cultura Popular no Estado Novo, Lisboa: Angelus Novus, 2010
RIBEIRO, António Pinto;Questões Permanentes, Ensaios Escolhidos Sobre a Cultura Contemporânea, Lisboa: Cotovia, 2011
RODRIGUES, Adriano;Comunicação e Cultura, A Experiência Cultural na Era da Informação, Lisboa: Editorial Presença, 2000
SALLES, Michelle;Em Busca de um Novo Cinema Português, Lisboa, UBI, 2011
SARMENTO, Cristina e GUIMARÃES, Lúcia, (Coord.), ;Culturas Cruzadas em Português, Vol. III: Arte, Educação e Sociedade, Coimbra: Almedina, 2015

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com a apresentação sistemática de exemplos práticos e de casos reais. Na componente teórica será dado um enfoque particular à discussão crítica e participativa dos temas em análise, e no domínio prático serão operacionalizados os aspetos culturais abordados nas sessões.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Participação Presencial  12
Avaliação  Teste/Exame  3
Avaliação  Projectos  12
Estudo autónomo  Estudo  88
  Total: 160

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
- Dois testes escritos: 35%
- Elaboração e apresentação de um trabalho de grupo: 30% (20% escrita + 10% apresentação oral)
Total: 100%


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%

E nos termos do artigo 41º do Regulamento da Licenciatura:


- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

- Compreender o ambiente social e cultural de Portugal dos anos 70 até aos dias de hoje;
Para trabalhar este objetivo serão realizados debates a partir de sites recomendados e do visionamento de filmes.
- Analisar a produção artística e cultural mais significativa desse período, sobretudo nas áreas da música, da literatura e do cinema;
Neste caso os alunos terão acesso a exemplos e casos práticos relativos a cada uma das áreas culturais mencionadas.
- Estudar alguns dos momentos mais marcantes da história recente do país, como a dimensão social e cultural da televisão, a evolução dos padrões de consumo, o impacto da união europeia e a disseminação das novas tecnologias
Este objetivo será atingido através da leitura comentada de textos representativos das temáticas referidas.