Código: | LRE1537 | Sigla: | CP |
Área de Ensino: | História |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 3º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A cultura e as diversas manifestações artísticas são essenciais para compreender os elementos que constituem o mapa referencial da identidade de Portugal e dos portugueses. A UC de Cultura Portuguesa pretende retratar o perfil sociocultural da sociedade desde os anos 70 (o período pré e pós revolução) até à atualidade, através da interligação entre a arte, as vivências culturais e a vida em sociedade.Serão igualmente focados alguns dos momentos mais marcantes da história do País, desde a fundação da nacionalidade até ao período do Estado Novo.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Compreender o ambiente social e cultural de Portugal dos anos 70 até aos dias de hoje;
- Analisar a produção artística e cultural mais significativa desse período, sobretudo nas áreas da música, da literatura e do cinema;
- Estudar alguns dos momentos mais marcantes da história recente do país, como a dimensão social e cultural da televisão, a evolução dos padrões de consumo, o impacto da união europeia e a disseminação das novas tecnologias.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Os alunos deverão trabalhar as suas competências nas seguintes componentes:
- Identificar os elementos dominantes do perfil sociocultural da sociedade portuguesa:
- Caracterizar as manifestações artísticas mais representativas do período abordado;
- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de autonomia e tomada de decisão;
- Compreender o papel da cultura e da produção artística na definição e consolidação da identidade nacional.
I Da fundação da nacionalidade até ao séc. XX
1 Momentos marcantes que definiram o perfil identitário nacional
1.1 A fundação da nacionalidade
1.2 As lutas pela independência
1.3 Os Descobrimentos
1.4 O Estado Novo
II - Perfil sociocultural da sociedade portuguesa
2. Os Anos 70 - a década hippie - a era do individualismo
2.1 Identidade cultural: Música, Literatura, Cinema, Televisão
O perfil do consumidor português
3. Os Anos 80 - a década yuppie - a era da informação
3.1 O culto do sucesso
3.2 Identidade cultural: Música, Literatura, Cinema e Sociologia
4. Os Anos 90 - a década da CEE - a era da globalização
4.1 Impacto dos fundos comunitários
4.2 Mudanças nos hábitos de consumo
4.3Identidade cultural: Música, Literatura e Cinema
III O Século XXI: a era da comunicação global
5. A sociedade e as novas tecnologias
5.1 A cultura em movimento
5.2 A influência dos Social Media
5.3 O poder das Marcas
5.3.1 Música: plataformas digitais e culturas tribais
5.3.2 Literatura: formatos virtuais e novas metodologias
5.3.3 Cinema: os rituais de consumo e as plataformas alternativas
5.4 As Marcas culturais
- Compreender o ambiente social e cultural de Portugal dos anos 70 até aos dias de hoje;
Este objetivo será atingido através dos conteúdos programáticos dos Capítulos 1 e 2, que definem o perfil da identidade do País e do contexto socio-cultural envolvente.
- Analisar a produção artística e cultural mais significativa desse período, sobretudo nas áreas da música, da literatura e do cinema;
Os conteúdos incluídos nos capítulos 2 a 5 referem-se expressamente a este objetivo concreto.
- Estudar alguns dos momentos mais marcantes da história recente do país, como a dimensão social e cultural da televisão, a evolução dos padrões de consumo, o impacto da união europeia e a disseminação das novas tecnologias
Este objetivo específico será atingido através dos conteúdos indicados no Cap. 5, que são centrados na Sociedade, Cultura e Tecnologia.
CARDOSO, Miguel Esteves;A Causa das Coisas, Porto: Porto Editora, 2014 |
XAVIER, Jorge Barreto;A Cultura na Vida de Todos os Dias, Porto: Porto Editora, 2016 |
FERIN, Isabel;O Que é Comunicação e Culturas do Quotidiano, Lisboa: Quimera, 2010 |
LOPES,Marília;Identidade em Viagem, Para uma História da Cultura Portuguesa, Lisboa: UCE, 2015 |
MELO, Daniel;A Cultura Popular no Estado Novo, Lisboa: Angelus Novus, 2010 |
RIBEIRO, António Pinto;Questões Permanentes, Ensaios Escolhidos Sobre a Cultura Contemporânea, Lisboa: Cotovia, 2011 |
RODRIGUES, Adriano;Comunicação e Cultura, A Experiência Cultural na Era da Informação, Lisboa: Editorial Presença, 2000 |
SALLES, Michelle;Em Busca de um Novo Cinema Português, Lisboa, UBI, 2011 |
SARMENTO, Cristina e GUIMARÃES, Lúcia, (Coord.), ;Culturas Cruzadas em Português, Vol. III: Arte, Educação e Sociedade, Coimbra: Almedina, 2015 |
Avaliação distribuída com exame final
Elementos da Avaliação Contínua:
- Dois testes escritos: 35%
- Elaboração e apresentação de um trabalho de grupo: 30% (20% escrita + 10% apresentação
oral)
Total: 100%
Elementos da Avaliação Final
Prova escrita individual: 100%
E nos termos do artigo 41º do Regulamento da Licenciatura:
- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
- Compreender o ambiente social e cultural de Portugal dos anos 70 até aos dias de hoje;
Para trabalhar este objetivo serão realizados debates a partir de sites recomendados e do visionamento de filmes.
- Analisar a produção artística e cultural mais significativa desse período, sobretudo nas áreas da música, da literatura e do cinema;
Neste caso os alunos terão acesso a exemplos e casos práticos relativos a cada uma das áreas culturais mencionadas.
- Estudar alguns dos momentos mais marcantes da história recente do país, como a dimensão social e cultural da televisão, a evolução dos padrões de consumo, o impacto da união europeia e a disseminação das novas tecnologias
Este objetivo será atingido através da leitura comentada de textos representativos das temáticas referidas.