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Expressão e Comunicação II

Código: LRE1318    Sigla: ECII

Ocorrência: 2018/19 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt
Área de Ensino: Português

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE 1 Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 4 ECTS 42 106

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Manuel José Serra da Fonseca   2,00
Outro Totais 1 0,80
Manuel José Serra da Fonseca   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel José Serra da Fonseca Regente

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
A unidade curricular de Técnicas de Expressão e Comunicação II pretende integrar e relacionar os conceitos essenciais da linguagem com os diversos formatos e estilos de comunicação empresarial. A focalização temática irá incidir na relação entre a expressividade da linguagem e a correspondente articulação com o poder evocativo das imagens, visando a elaboração de campanhas de comunicação empresarial. Pretende-se ainda identificar e analisar os múltiplos formatos de comunicação interna e externa nas empresas, com especial incidência no impacto crescente das novas tecnologias.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Promover o contacto com os novos paradigmas de comunicação;
- Desenvolver os níveis de expressão verbal/não verbal;
- Refletir sobre o potencial expressivo da interligação entre texto e imagem;
- Identificar os fluxos de comunicação interna nas empresas;
- Proporcionar as ferramentas de trabalho adequadas (teóricas e operacionais) para a elaboração de campanhas de comunicação.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Os alunos deverão desenvolver as suas competências ao nível da expressão escrita e da oralidade. Será igualmente importante dominar as técnicas de investigação, trabalhar as metodologias de recolha e tratamento de informação e assegurar a transposição do conhecimento teórico abordado nas sessões para a realidade operacional das empresas. Finalmente, espera-se que os alunos conheçam e compreendam os padrões comunicacionais nas empresas bem como os respetivos modelos e protocolos.

Programa

1. Expressão e Comunicação - Conceitos
1.1 Signo e Comunicação
1.2 O Processo de Comunicação
1.3 Teorias da Comunicação
1.4 As Mensagens
1.5 Comunicação Formal e Informal
1.6 Comunicação Interpessoal
1.7 Os Mass Media
2. Expressão e Comunicação nas Empresas
2.1 Públicos e Alvos
2.2 A Comunicação Interna
2.2.1 Estruturas formais das organizações
2.2.2 Tipologias, Valias, Funções, Objetivos, Públicos e Meios
2.2.3 Os Rumores
2.3 A Comunicação Externa
2.3.1 Estruturação de Ações de Comunicação
2.3.2 Técnicas Comunicativas
2.3.4 Comunicação Multicanal Integrada
3. Tendências Emergentes em Comunicação 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Almeja-se garantir a coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da presente unidade curricular da seguinte forma:
- O objetivo «Promover o contacto com os novos paradigmas de comunicação» será alcançado com o conteúdo programático explicitado no ponto 3;
- O objetivo «Desenvolver os níveis de expressão verbal/não verbal» será alcançado com os conteúdos programáticos explicitados nos pontos 1+1.1+1.2+1.3;
- O objetivo «Refletir sobre o potencial expressivo da interligação entre texto e imagem» será alcançado com os conteúdos programáticos explicitados nos pontos 1.4+1.5+1.6+1.7;
- O objetivo «Identificar os fluxos de comunicação interna nas empresas» será alcançado com os conteúdos programáticos explicitados nos pontos 2+2.1+2.2 (até 2.2.3);
- O objetivo «Proporcionar as ferramentas de trabalho adequadas (teóricas e operacionais) para a elaboração de campanhas de comunicação» será alcançado com os conteúdos programáticos explicitados nos pontos 2+2.1+2.3 (até 2.3.4).

Bibliografia Principal

Rego, Arménio;Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática, Edições Sílabo, 2013. ISBN: 978-972-618-711-0
Lendrevie, Jacques, et al;Publicitor, Comunicação 360º online/offline, D. Quixote, 2010. ISBN: 978-972-20-4329-8

Bibliografia Complementar

Monteiro, Ana, et al;Fundamentos de Comunicação, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 978-972-618-515-4
Castro, João;Comunicação de Marketing, Edições Sílabo, 2007. ISBN: 978-972-618-463-8
Argenti, Paul;Comunicação Empresarial ¿ A Construção da Identidade, Imagem e Reputação, Elsevier - Editora Campus, 2006. ISBN: 978-85-352-2094-0

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta à realidade empresarial. Os conceitos e modelos teóricos apresentados serão sempre relacionados com a decorrente aplicabilidade prática em cenários empresariais devidamente identificados.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  3
Outras  Participação Presencial  12
Estudo Autónomo  Estudo  42
Trabalho Grupo/Individual  Projectos  20
  Total: 107

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 30%
- Prova Escrita II: 30%
-Trabalho de Grupo (Brief e respetiva Ação de Comunicação Empresarial): 20% (15% Trabalho e 5% Apresentação)
-Trabalho Individual (Recensão Crítica de artigo científico - Pesquisa ABI/INFORM e entrega via ISAG e-Learning Platform): 20%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Avaliação Final
- Exame (Prova Escrita): 100%

Observação: os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais

1 - Trabalho de Grupo: Brief e Ação de Comunicação Empresarial (escolha livre ou sugerida pelo docente): os conteúdos a apresentar serão conceptuais, técnicos e estratégicos, não implicando domínio de ferramentas informáticas (em termos de imagem, som e vídeo).

2 - Trabalho Individual: Recensão Crítica de artigo Científico (pesquisado na ABI/INFORM e submetido através da ISAG e-Learning Platform)

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação de Técnicas de Expressão e Comunicação; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.