Trabalho de Projeto Final
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
A unidade curricular de Trabalho de Projeto Final consiste numa investigação essencialmente aplicada e inserida no âmbito das matérias abordadas ao longo da licenciatura. O trabalho poderá centrar-se no diagnóstico de uma situação problemática identificada, no estudo de um problema novo e/ou na aplicação de métodos e instrumentos de resolução de uma situação já identificada por outrem ou pelo aluno.
O projeto poderá, se existirem as condições para tal, ser concretizado em ambiente escolar, sendo, por natureza, resultante de um trabalho inteiramente individual e inédito.
Programa
Cada estudante deverá desenvolver um Relatório sob a orientação de um Docente Acompanhante nomeado pelo ISAG. Recorrer-se-á a sessões tutoriais onde se apresentarão e discutirão os trabalhos efetuados e a evolução do relatório final. A dimensão do relatório não deve ultrapassar as 30 páginas, excluindo capa, índices, apêndices e anexos, devendo ter a seguinte estrutura:
- Capa Resumo
- Índice geral
- Lista de siglas
- Lista de tabelas e gráficos
- Introdução e identificação do problema organizacional
- Revisão da Literatura
- Diagnóstico, contexto organizacional e objetivos específicos
- Metodologia
- Projeto/Programa de ação/Recomendações
- Conclusão
- Bibliografia e Netgrafia - Listagem das fontes bibliográficas utilizadas
- Anexos - Elementos utilizados na elaboração do trabalho, acessórios à sua execução.
Os relatórios serão apresentados e defendidos publicamente.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O objetivo central da UC, a realização de um projeto, será atingido através da elaboração do trabalho sob orientação tutorial.
Métodos de Ensino
Orientação tutorial dos projetos individuais.
Avaliação:
O estudante deverá desenvolver um Relatório sob a orientação de um Docente Acompanhante que avaliará a qualidade final do trabalho produzido. Da conjugação entre o trabalho e o Relatório apresentado pelo aluno deverá resultar uma apreciação ponderada que constituirá 60% da nota final e a sua apresentação/defesa 40%.
As apresentações/defesas serão feitas perante um júri constituído pelo Docente Acompanhante e por outro docente nomeado para esse efeito. O júri promoverá uma avaliação prévia do trabalho que decidirá da sua apresentação e defesa. A marcação das apresentações será atempadamente afixada em local oportuno e dada a conhecer aos alunos pelo respetivo Docente Acompanhante.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
|
Orientação Tutorial |
Participação Presencial |
40 |
|
Relatório |
Relatório/Dissertação |
14 |
|
Trabalho de Projeto |
Projectos |
212 |
|
|
Total: |
266 |
Avaliação Contínua
O estudante deverá desenvolver um Relatório sob a orientação de um Docente Acompanhante que avaliará a qualidade final do trabalho produzido. Da conjugação entre o trabalho e o Relatório apresentado pelo aluno deverá resultar uma apreciação ponderada que constituirá 60% da nota final e a sua apresentação/defesa 40%.
As apresentações/defesas serão feitas perante um júri constituído pelo Docente Acompanhante e por outro docente nomeado para esse efeito.O júri promoverá uma avaliação prévia do trabalho que decidirá da sua apresentação e defesa. A marcação das apresentações será atempadamente afixada em local oportuno e dada a conhecer aos alunos pelo respetivo Docente Acompanhante.
Data limite de entrega do Relatório do Trabalho de Projeto: 08 de julho de 2024.
Avaliação Final
O estudante que não proceder à entrega do Trabalho de Projeto, assim como faltar ou reprovar na sua defesa, salvo motivo de força maior, ser-lhe-á atribuída a classificação final de reprovado, podendo requerer nova avaliação na época de recurso.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A componente individual do projeto combina com o apoio do docente/tutor, que acompanha o processo desde o início.