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Marketing Digital

Código: LGI3105    Sigla: MKTD

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI3

Teórico-Práticas: 47,00
Outro: 4,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Durante os últimos anos uma revolução tecnológica ímpar está a promover uma economia digital, com consequências ao nível dos modelos de negócio, criando um mercado tendencialmente global. Estas alterações também se manifestaram em alterações profundas dos comportamentos dos consumidores, cujo papel é cada vez mais ativo e participativo nas organizações por forma a usufruírem de uma experiência de compra integrada e verem as suas expectativas serem superadas. Esta unidade curricular tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos estudantes ao nível do Marketing Digital, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância no contexto da Estratégia de Marketing. Mais do que operacionalizar as ações de marketing nos canais digitais, os alunos irão desenvolver capacidades estratégicas e analíticas.


Objetivos e resultados esperados através da aprendizagem
A combinação dos conhecimentos (académicos e profissionais) mais atuais sobre o tema de Marketing Digital, com a realização de exercícios práticos e estudos de caso, esta unidade curricular visa:
OA1.Compreender os conceitos fundamentais do Marketing Digital
OA2.Identificar e compreender as diferentes disciplinas digitais, canais e internet
OA3.Criar um Plano de Marketing Digital 


Competências a desenvolver
Ao concluir esta unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
1) Conhecer e compreender os conceitos do Marketing Digital
2) Identificar as principais características dos canais off-line, on-line e internet
3) Conhecer estratégias de marketing em diferentes redes sociais e criar campanhas
4) Compreender estratégias de gestão de conteúdos
5) Conhecer as melhores táticas de SEO
6) Compreender o funcionamento de campanhas em Display & Search Advertising
7) Criar e gerir uma plataforma de CRM
8) Conhecer estratégias de E-Mail Marketing e Mobile Marketing
9) Desenhar e gerir um Plano de Marketing Digital 

Programa

C1 Introdução ao Marketing Digital
C2 Disciplinas Digitais & Redes Sociais
C3 Marketing de conteúdos
C4 SEO
C5 Display and Search Advertising
C6 Plataformas de CRM
C7 E-Mail Marketing & Mobile Marketing
C8 Plano de Marketing Digital 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os estudantes desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
OA1. Compreender os conceitos fundamentais do Marketing Digital (C1)
OA2. Identificar e compreender as diferentes disciplinas digitais, canais e internet (C2 até C7)
OA3. Criar um Plano de Marketing Digital (C8) 

Bibliografia Principal

Chaffey, Dave, & Ellis-Chadwick, Fiona.;Digital Marketing, Strategy, Implementation, and Practice, 8th Edition, Pearson Education, 2022. ISBN: 978-1292400969
Charlesworth, Alan.,;Digital Marketing: A Practical Approach, 3rd Edition, Routledge, 2018. ISBN: 978-1138039568

Bibliografia Complementar

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. ;Marketing 5.0: Technology for humanity., John Wiley & Sons., 2021. ISBN: 9781119668572
Neher, Krista., Byers, Melissa.,Busam, Joe., Chaney, Allison, ;Digital Marketing That Actually Works the Ultimate Guide: Discover Everything You Need to Build and Implement a Digital Marketing Strategy That Gets Results, Boot Camp Digital, 2019. ISBN: 978-0983028642

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto aplicado, visitas a empresas, assim como a análise de situações relacionadas com a gestão das redes sociais.




Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Outros  Participação Presencial  9
Trabalhos de Grupo  Projectos  43
Estudo Autónomo  Estudo  60
  Total: 160

Avaliação Contínua

- 2 Provas escritas individuais: 30%+30%
- Google Certificates: 10%
- Trabalho de projeto em grupo: 30%

Os trabalhos individuais ou de grupo e Google Certificates devem ser submetidos através da plataforma E-Learning, de acordo com as datas finais definidas no PIA, utilizando a base de dados Turnitin.

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A internet, a globalização e o acesso à informação através de computadores ou dispositivos móveis veio transformar a forma como a maioria das empresas opera atualmente. A mudança, a evolução tecnológica e os canais on-line vieram transformar diversos setores a vários níveis e por isso cada vez mais empresas, marcas e organizações entendem a importância do Marketing Digital para os resultados das suas respetivas áreas de negócio.

O Marketing Digital tem a capacidade de atrair oportunidades, comunicar de forma segmentada, gerar relações, aproximar clientes das empresas e fortalecer a imagem de marca. Dada a sua natureza, consegue atingir um maior número de pessoas/utilizadores e oferece dados quase instantâneos que permitem aos gestores efetuar analises, compreender os desafios, vantagens, riscos associados ao marketing digital e consequentemente, tomar melhores decisões.

Assim, a disciplina de Marketing Digital tem como objetivo capacitar os estudantes e profissionais com conhecimentos fundamentais sobre esta área em particular sobre a otimização e gestão de planos de marketing digital. Espera-se que os estudantes adquiram conhecimento das técnicas utilizadas neste domínio e se tornem autónomos para procurarem e avaliarem novas ferramentas. Terão também a oportunidade de compreender as métricas de marketing digital e o seu uso na avaliação, gestão e preparação de campanhas on-line.