Liderança e Gestão de Equipas
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGI3
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular tem como objetivo dotar de conhecimentos e recursos de liderança para uma efetiva constituição e gestão de equipas.
Objetivos e resultados esperados através da aprendizagem
1. Estudar as organizações e o comportamento organizacional
2. Conhecer noções de liderança e de criação de equipas
3. Aplicar diferentes estilos de liderança de acordo com as necessidades de diferentes situações
Competências a desenvolver
1. Adotar as atitudes convenientes a diferentes situações;
2. Identificar as diferentes disposições e situações em contexto organizacional;
3. Desenvolver recursos de comunicação;
4. Desenvolver capacidades de liderança e negociação;
5. Estimular o pensamento crítico, capacidade de adaptação e resiliência;
6. Desenvolver competências ao nível da positividade, gestão de tempo e motivação.
Programa
1. Organizações e contexto organizacional
1.1. Comportamento organizacional: disposições e situações
1.2. Emoções, motivação e satisfação no trabalho
1.3. Gestão vs Liderança
2. Liderança, grupos e comunicação
2.1. Definições, valores e perceções
2.2. Tipos de liderança e de equipas
2.3. Líder: papel, modelos e estilos
2.4. Poder, delegação, negociação, adaptabilidade e mudança de comportamento
3. Gestão de equipas
3.1. Formação e desenvolvimento de equipas, comunicação e ciclo de vida.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta ao objetivo 1, na medida em que permite conhecer as organizações e o comportamento em contexto organizacional.
- os temas 2 e 3 vão ao encontro do objetivo 2 e 3, explorando os desafios da liderança e da gestão de equipas.
Bibliografia Principal
Anderson, A. ;Management: Take charge of your team: communication, coaching and conflict resolution., Lulu.com, 2019. ISBN: 978-1518821783 |
Bhola, P.;Project leadership and team building in project management. Best practices, Partridge Publishing India, 2017. ISBN: 978-1482886375 |
Bibliografia Complementar
Brent, M. and Dent, F.;The leadership of teams. How to develop and inspire high-performance teamwork, Bloomsbury, 2017. ISBN: 978-1472935878 |
Hawk, R. ;Welcome to Management: how to grow from top performer to excellent leader, McGraw-Hill Education, 2020. ISBN: 978-1260458053 |
Robbins, S.P. and Judge, T.A.;Organizational Behavior, Pearson, 2019. ISBN: 9780134729329 |
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto aplicado, visitas a empresas, assim como a análise de situações relacionadas com a gestão de recursos humanos.
Aplicam-se dois modos avaliação curricular: Avaliação Contínua e Avaliação final.
A Avaliação Contínua consistirá na:
- Realização de case studies e de um trabalho de projeto em grupo: Ponderação de 40% na classificação final
- Realização de prova escrita individual: Idem, de 60%
A presença dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 9,5 valores.
A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Trabalhos de Grupo |
Projectos |
40 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Outros |
Teste/Exame |
9 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
63 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
- 2 Provas escritas individuais: 30%+30%
- Case Studies e Trabalho de Projeto em Grupo: 40%
Os trabalhos individuais ou de grupo devem ser submetidos através da plataforma E-Learning, de acordo com as datas finais definidas no PIA, utilizando a base de dados Turnitin.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. O recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.