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Liderança e Gestão de Equipas

Código: LGI3104    Sigla: LGE

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI3

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 9,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular tem como objetivo dotar de conhecimentos e recursos de liderança para uma efetiva constituição e gestão de equipas. 

Objetivos e resultados esperados através da aprendizagem
1. Estudar as organizações e o comportamento organizacional
2. Conhecer noções de liderança e de criação de equipas
3. Aplicar diferentes estilos de liderança de acordo com as necessidades de diferentes situações 

Competências a desenvolver
1. Adotar as atitudes convenientes a diferentes situações;
2. Identificar as diferentes disposições e situações em contexto organizacional;
3. Desenvolver recursos de comunicação;
4. Desenvolver capacidades de liderança e negociação;
5. Estimular o pensamento crítico, capacidade de adaptação e resiliência;
6. Desenvolver competências ao nível da positividade, gestão de tempo e motivação. 

Programa

1. Organizações e contexto organizacional
1.1. Comportamento organizacional: disposições e situações
1.2. Emoções, motivação e satisfação no trabalho
1.3. Gestão vs Liderança

2. Liderança, grupos e comunicação
2.1. Definições, valores e perceções
2.2. Tipos de liderança e de equipas
2.3. Líder: papel, modelos e estilos
2.4. Poder, delegação, negociação, adaptabilidade e mudança de comportamento

3. Gestão de equipas
3.1. Formação e desenvolvimento de equipas, comunicação e ciclo de vida. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta ao objetivo 1, na medida em que permite conhecer as organizações e o comportamento em contexto organizacional.
- os temas 2 e 3 vão ao encontro do objetivo 2 e 3, explorando os desafios da liderança e da gestão de equipas. 

Bibliografia Principal

Anderson, A. ;Management: Take charge of your team: communication, coaching and conflict resolution., Lulu.com, 2019. ISBN: 978-1518821783
Bhola, P.;Project leadership and team building in project management. Best practices, Partridge Publishing India, 2017. ISBN: 978-1482886375

Bibliografia Complementar

Brent, M. and Dent, F.;The leadership of teams. How to develop and inspire high-performance teamwork, Bloomsbury, 2017. ISBN: 978-1472935878
Hawk, R. ;Welcome to Management: how to grow from top performer to excellent leader, McGraw-Hill Education, 2020. ISBN: 978-1260458053
Robbins, S.P. and Judge, T.A.;Organizational Behavior, Pearson, 2019. ISBN: 9780134729329

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto aplicado, visitas a empresas, assim como a análise de situações relacionadas com a gestão de recursos humanos.

Aplicam-se dois modos avaliação curricular: Avaliação Contínua e Avaliação final.

A Avaliação Contínua consistirá na:
- Realização de case studies e de um trabalho de projeto em grupo: Ponderação de 40% na classificação final
- Realização de prova escrita individual: Idem, de 60%

A presença dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 9,5 valores.

A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalhos de Grupo  Projectos  40
Avaliação  Teste/Exame  3
Outros  Teste/Exame  9
Estudo autónomo  Estudo  63
  Total: 160

Avaliação Contínua

- 2 Provas escritas individuais: 30%+30%
- Case Studies e Trabalho de Projeto em Grupo: 40%

Os trabalhos individuais ou de grupo devem ser submetidos através da plataforma E-Learning, de acordo com as datas finais definidas no PIA, utilizando a base de dados Turnitin.

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. O recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.