Gestão de Operações
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGI3
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Serão demonstrados os princípios científicos de gestão das operações necessários para produzir os bens e serviços fornecidos por uma organização. A gestão de operações especifica de que modo a empresa utilizará as suas capacidades de produção e de serviços para assegurar a sustentabilidade da estratégia global da empresa. O Planeamento e Controlo das Operações associado à cadeia de fornecimento, ao sistema de informação e de logística, considerando os princípios de base do LEAN Manufacturing e as ferramentas mais adequadas ao Layout Fabril, garantem uma melhor compreensão dos sistemas transformadores e de serviços utilizados pelas organizações. Serão ainda ministrados os conhecimentos mais atuais no sucesso da gestão das operações das maiores organizações transformadoras e de serviços.
Objetivos e resultados esperados através da aprendizagem
OA1. Compreender a natureza da Gestão de Operações, com uma visão abrangente das operações e do seu impacto na competitividade das empresas.
OA2. Focar o desenho, planeamento e controlo das operações, ao longo do tempo, e compreender o seu papel estratégico dentro da organização, alinhando os objetivos das operações com os da empresa.
OA3. Analisar e aplicar modelos e técnicas de resolução dos problemas quantitativos relacionados com a Gestão de Operações.
Competências a desenvolver
1) Compreender a natureza e importância da Gestão de Operações.
2) Definir, analisar, medir, melhorar e controlar operações de acordo com os objetivos da organização
3) Desenvolver competências cognitivas sobre pensamento LEAN e gestão da cadeia de fornecimento.
4) Diagnosticar os constrangimentos de um sistema transformador.
5) Estudar e analisar modelos e técnicas de resolução dos problemas quantitativos relacionados com a Gestão de Operações.
Programa
C1: Introdução à Gestão de Operações
C2: A gestão de operações na estratégia empresarial
C3: Planeamento e controlo de operações
C4: Desenho e análise do processo
C5: O pensamento lean manufacturing
C6: A Qualidade na Gestão de Operações
C7: Gestão da cadeia de fornecimento (SCM)
C8: Sistemas de informação e avaliação da gestão de operações
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os estudantes desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
OA1. Compreender a natureza da Gestão de Operações, com uma visão abrangente das operações e do seu impacto na competitividade das empresas. (C1 a C3)
OA2. Focar o desenho, planeamento e controlo das operações, ao longo do tempo, e compreender o seu papel estratégico dentro da organização, alinhando os objetivos das operações com os da empresa. (C3 a C5)
OA3. Analisar e aplicar modelos e técnicas de resolução dos problemas quantitativos relacionados com a Gestão de Operações. (C6 a C8)
Bibliografia Principal
Heizer, Jay., Render, Barry., Munson, Chuck,.;Principles of Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, Global Edition, 12th edition, Pearson, 2023. ISBN: 9781292459127 |
Slack, N., Brandon-Jones, A. ;Operations Management, 10th Edition, Pearson, 2022. ISBN: 978-1-292-40824-8 |
Bibliografia Complementar
Krajewski, L.J. & Malhotra, M.K. ;Operations Management - processes and supply chains, 13st Edition, United Kingdom: Pearson, 2022 |
Stevenson, William J.;Operations Management, 14th Edition, McGraw-Hill, 2021. ISBN: 978-1-260-71842-3 |
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto aplicado, visitas a empresas, assim como a análise de situações relacionadas com a gestão das operações.
Aplicam-se dois modos avaliação curricular: Avaliação Contínua e Avaliação final.
A Avaliação Contínua consistirá na:
- Realização de case studies e de um trabalho de projeto em grupo: Ponderação de 35% na classificação
final
- Realização de prova escrita individual: Idem, de 65%
A presença dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 9,5 valores.
A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Outros |
Participação Presencial |
12 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
3 |
|
Estudo Autónomo |
Teste/Exame |
97 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
- 2 Provas escritas individuais: 32,5% + 32,5%- Trabalho de grupo: 35%
Os trabalhos individuais ou de grupo devem ser submetidos através da plataforma E-Learning, de acordo com as datas finais definidas no PIA, utilizando a base de dados Turnitin.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre todos os aspetos da gestão de operações, nomeadamente sobre analisar e aplicar modelos e técnicas de resolução dos problemas quantitativos relacionados com a Gestão de Operações.
O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.
Dado o carácter eminentemente prático das matérias a tratar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise.
Promover-se-á um processo de diálogo em que todos participam, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar a sua maior motivação. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.
Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos, técnicas e ferramentas da gestão de operações.
A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade da gestão de operações nas empresas. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos da UC.
A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.