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Gestão de Operações

Código: LGI3103    Sigla: GO

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI3

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 0,00
Outro: 4,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Serão demonstrados os princípios científicos de gestão das operações necessários para produzir os bens e serviços fornecidos por uma organização. A gestão de operações especifica de que modo a empresa utilizará as suas capacidades de produção e de serviços para assegurar a sustentabilidade da estratégia global da empresa. O Planeamento e Controlo das Operações associado à cadeia de fornecimento, ao sistema de informação e de logística, considerando os princípios de base do LEAN Manufacturing e as ferramentas mais adequadas ao Layout Fabril, garantem uma melhor compreensão dos sistemas transformadores e de serviços utilizados pelas organizações. Serão ainda ministrados os conhecimentos mais atuais no sucesso da gestão das operações das maiores organizações transformadoras e de serviços.


Objetivos e resultados esperados através da aprendizagem
OA1. Compreender a natureza da Gestão de Operações, com uma visão abrangente das operações e do seu impacto na competitividade das empresas.
OA2. Focar o desenho, planeamento e controlo das operações, ao longo do tempo, e compreender o seu papel estratégico dentro da organização, alinhando os objetivos das operações com os da empresa.
OA3. Analisar e aplicar modelos e técnicas de resolução dos problemas quantitativos relacionados com a Gestão de Operações. 

Competências a desenvolver
1) Compreender a natureza e importância da Gestão de Operações.
2) Definir, analisar, medir, melhorar e controlar operações de acordo com os objetivos da organização
3) Desenvolver competências cognitivas sobre pensamento LEAN e gestão da cadeia de fornecimento.
4) Diagnosticar os constrangimentos de um sistema transformador.
5) Estudar e analisar modelos e técnicas de resolução dos problemas quantitativos relacionados com a Gestão de Operações. 

Programa

C1: Introdução à Gestão de Operações
C2: A gestão de operações na estratégia empresarial
C3: Planeamento e controlo de operações
C4: Desenho e análise do processo
C5: O pensamento lean manufacturing
C6: A Qualidade na Gestão de Operações
C7: Gestão da cadeia de fornecimento (SCM)
C8: Sistemas de informação e avaliação da gestão de operações 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os estudantes desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:

OA1. Compreender a natureza da Gestão de Operações, com uma visão abrangente das operações e do seu impacto na competitividade das empresas. (C1 a C3)
OA2. Focar o desenho, planeamento e controlo das operações, ao longo do tempo, e compreender o seu papel estratégico dentro da organização, alinhando os objetivos das operações com os da empresa. (C3 a C5)
OA3. Analisar e aplicar modelos e técnicas de resolução dos problemas quantitativos relacionados com a Gestão de Operações. (C6 a C8) 

Bibliografia Principal

Heizer, Jay., Render, Barry., Munson, Chuck,.;Principles of Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, Global Edition, 12th edition, Pearson, 2023. ISBN: 9781292459127
Slack, N., Brandon-Jones, A. ;Operations Management, 10th Edition, Pearson, 2022. ISBN: 978-1-292-40824-8

Bibliografia Complementar

Krajewski, L.J. & Malhotra, M.K. ;Operations Management - processes and supply chains, 13st Edition, United Kingdom: Pearson, 2022
Stevenson, William J.;Operations Management, 14th Edition, McGraw-Hill, 2021. ISBN: 978-1-260-71842-3

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto aplicado, visitas a empresas, assim como a análise de situações relacionadas com a gestão das operações.

Aplicam-se dois modos avaliação curricular: Avaliação Contínua e Avaliação final.

A Avaliação Contínua consistirá na:
- Realização de case studies e de um trabalho de projeto em grupo: Ponderação de 35% na classificação
final
- Realização de prova escrita individual: Idem, de 65%

A presença dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 9,5 valores.

A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Outros  Participação Presencial  12
Seminário  Participação Presencial  3
Estudo Autónomo  Teste/Exame  97
  Total: 160

Avaliação Contínua

- 2 Provas escritas individuais: 32,5% + 32,5%
- Trabalho de grupo: 35%

Os trabalhos individuais ou de grupo devem ser submetidos através da plataforma E-Learning, de acordo com as datas finais definidas no PIA, utilizando a base de dados Turnitin.

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre todos os aspetos da gestão de operações, nomeadamente sobre analisar e aplicar modelos e técnicas de resolução dos problemas quantitativos relacionados com a Gestão de Operações.

O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.

Dado o carácter eminentemente prático das matérias a tratar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise.

Promover-se-á um processo de diálogo em que todos participam, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar a sua maior motivação. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.

Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos, técnicas e ferramentas da gestão de operações.

A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade da gestão de operações nas empresas. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos da UC.

A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.