Empreendedorismo
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGI3
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Nesta unidade são desenvolvidos os conhecimentos e as competências para saber reconhecer, saber concretizar e saber questionar a importância do empreendedorismo e da inovação na promoção da competitividade, do crescimento e do desenvolvimento económico.
Objetivos e resultados esperados através da aprendizagem
A unidade curricular tem como objetivos:
OA1. Habilitar para a compreensão da natureza e importância do Empreendedorismo e da Inovação.
OA2. Identificar as fases e atividades do processo empreendedor
OA3. Fornecer competências para formar empreendedores que atuem como agentes de mudança
OA4. Calcular riscos, assumir insucessos e identificar oportunidades de negócio.
OA5. Entender a importância da ID: oportunidades e ideias de base tecnológica e inovações.
OA6. Capacitar para as fases envolvidas na criação de uma empresa.
Competências a desenvolverAo concluir a unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
1) Compreender a natureza e importância do empreendedorismo e Inovação
2) Identificar as diferentes fases da gestão de projetos empreendedores
3) Saber aplicar métodos e técnicas de identificação e gestão de projetos de empreendedorismo e inovação
4) Desenvolver competências cognitivas sobre empreendedorismo e inovação.
5) Desenvolver um plano de negócio de criação de uma pequena empresa
Programa
C1: Introdução às temáticas do Empreendedorismo e da Inovação. Mudanças de Paradigma
C2: As fases e atividades do processo empreendedor
C3: Modelos de reconhecimento de oportunidades de negócio
C4: Definição e investigação do espaço de oportunidade
C5: Plano de Negócios
C6: Decisão para fundar um negócio, Riscos e Oprtunidades.
C7: Objetivos e papel diferenciador no Empreendedorismo e Inovação
C8: Elaboração de um Plano de Negócios de uma Pequena Empresa
C9: O Financiamento de Projetos, a Banca tradicional face às Capitais de Risco e aos Business Angels
C10: As ideias de negócio ao serviço da inovação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os estudantes desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
OA1. Habilitar para a compreensão da natureza e importância do Empreendedorismo e da Inovação(C1)
OA2. Identificar as fases e atividades do processo empreendedor (C2)
OA3. Fornecer competências para formar empreendedores que atuem como agentes de mudança (C3 a C4)
OA4. Calcular riscos, assumir insucessos e identificar oportunidades de negócio (C5 a C6)
OA5. Entender a importância da ID: oportunidades e ideias de base tecnológica e inovações.(C7 a C8, C10)
OA6. Capacitar para as fases envolvidas na criação de uma empresa (C8 a C10)
Bibliografia Principal
Xheneti, M., Costa, S., Heinonen, J., & Kurczewska, A.;Contextual Embeddedness of Entrepreneurship, Edward Elgar Publishing, 2023. ISBN: 9781035320677 |
Zucchella, A., Hagen, B., & Serapio, M. G.;International Entrepreneurship Second Edition, Edward Elgar Publishing Limited, 2023. ISBN: 9781802204841 |
Donald F. Kuratko ;Entrepreneurship: Theory, Process, Practice 11th Edition, Cengage Learning, 2019. ISBN: 10 - 0357033892 |
Bibliografia Complementar
Peter F. Drucker;Innovation and Entrepreneurship , Harper Business, 2006. ISBN: 10 - 9780060851132 |
Ken Colwell Mba, Ken Colwell;Starting a Business QuickStart Guide: The Simplified Beginner¿s Guide to Launching a Successful Small Business, Turning Your Vision into Reality, and Achieving Your Entrepreneurial Dream, ClydeBank Media LLC, 2019. ISBN: ISBN-10. 1945051825 |
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto aplicado, visitas a empresas, assim como a análise de situações relacionadas com o empreendedorismo e a inovação.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
3 |
|
Outras |
Participação Presencial |
9 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
100 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
- 2 Provas Escrita Individuais: 32,5%+32,5%
- Case studies e Trabalho de Projeto em Grupo: 35%
Os trabalhos individuais ou de grupo devem ser submetidos através da plataforma E-Learning, de acordo com as datas finais definidas no PIA, utilizando a base de dados Turnitin.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Teste Escrito 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre todos os aspetos do empreendedorismo e da inovação, nomeadamente com a aplicação de modelos e técnicas de identificação e implementação de projetos de empreendedorismo e a inovação.
O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos serão desenvolvidos no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.
Dado o carácter eminentemente prático das matérias a tratar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise.
Promover-se-á um processo de diálogo em que todos participam, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar a sua maior motivação. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.
Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos, técnicas e ferramentas da gestão de operações.
A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade da produção e da cadeia de abastecimento nas empresas. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos da UC.
A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.