Análise de Investimentos
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
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Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
No contexto atual de incerteza e de escassez de financiamento, torna-se essencial dotar os estudantes de conhecimentos como os critérios de decisão de investimento, o valor da empresa e análise de risco.
Objetivos e resultados esperados através da aprendizagem1. Distinguir os diferentes tipos de investimentos reais
2. Conhecer e calcular os cash-flow do projeto de investimento
3. Conhecer os diferentes tipos de custos
4. Calcule e analisar os critérios de decisão de investimento
5. Conhecer as diferentes fontes de financiamento e impacto na decisão de investimento
6. Analisar e identificar o risco de investimento
7. Desenvolver a parte financeira de um plano de negócios.
Competências a desenvolver1. Aprender os critérios de decisão de investimento;
2. Analisar as condições que devem ser satisfeitas na tomada desta decisão de investimento, incluindo as relativas à rendibilidade, risco, condições de financiamento e enquadramento estratégico;
3. Preparar a parte financeira de um plano de negócios;
4. Aprender a utilizar os mecanismos que possibilitem a adoção de estratégias de mitigação do risco que caracteriza a decisão de investimento
Programa
1. Introdução
2. Conceito e Medidas de Cash-Flows
2.1 Cash-flow de exploração, de investimento e global
2.2 A ótica do investimento e a ótica do empresário
3. Custo de Capital
3.1 Metodologia do Custo Médio Ponderado
3.2 Custo do Capital Próprio
3.3 Opções e decisões de financiamento
4. Critérios de Decisão e Avaliação de Investimentos
4.1 Critérios de decisão: VAL, ROI, IR, Payback Period, TIR, TIRM
4.2 Método Diferencial
4.3 BEA e CEA
5. Efeito das Decisões de Financiamento
5.1 O Valor Ajustado
5.2 A avaliação na ótica dos capitas próprios
5.3. Casos Práticos
6. Risco
6.1 Definição de risco, de rentabilidade e de custo de oportunidade
6.2 Relação entre o risco e rentabilidade
6.3 Análise de risco
6.3.1 Análise de sensibilidade
6.3.2 Pontos críticos
6.3.3 Análise de cenários
6.3.4 Análise probabilística
6.3.5 Método de Monte-Carlo
6.3.6 Árvore de decisão
7. Business Plan
7.1 Principais etapas
7.2 Fatores de sucesso de um negócio
7.3 Casos práticos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O 1º objetivo "Distinguir os diferentes tipos de investimentos reais" é abordado no capítulo 1 do programa, onde são identificados os diferentes tipos de investimentos e apresentadas um conjunto de classificações de projetos de investimentos
O 2º objetivo "Saber distinguir e calcular os fluxos financeiros de um projeto de investimentos" é explorado no 2º capítulo através de exercícios de aplicação
O 3º objetivo "Conhecer os diferentes tipos de custos" é tratado no capítulo 3. No capítulo 4 são desenvolvidos os principais critérios de decisão de investimentos para fazer face aos objetivos 4 e 5. O 6º objetivo "Conhecer as diferentes fontes de financiamento e impacto na decisão de investimentos" é abordado no capítulo 5 e saber "Analisar e identificar o risco dos investimentos" (7º objetivo) é explorado no capítulo 6
O 8º objetivo "Elaborar a parte financeira de um plano de negócios" é desenvolvido no capítulo 7, onde se recorre à elaboração da parte financeira de um plano de negócios
Bibliografia Principal
Ross, Stephen A.; Westerfield, Randolph W.; Jordan, Bradford D.;Essentials of Corporate Finance, 10th edition, McGraw-Hill, 2020. ISBN: 978-1-260-01395-5 |
Brealy, R., Myers, S. & Allen, F.;Principles of Corporate Finance, 13th Edition, McGraw-Hill, 2020. ISBN: 978-1-260-01390-0 |
Bibliografia Complementar
Williams, Edward E; Dobelman, John A;Quantitative Financial Analytics: The Path To Investment Profits, World Scientific, 2017. ISBN: 981322424X |
Métodos de Ensino
As aulas têm uma componente de exposição teórica, em que são utilizados meios audiovisuais e uma componente prática onde através da análise ou resolução de exercícios são explorados todos conceitos explicados na aula. São utilizados meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft PowerPoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, e para a elaboração da parte financeiro de um projeto de investimento utiliza-se o Microsoft Excel. Avaliação contínua: 2 testes escritos individuais, com uma ponderação de 35% cada um na nota final. Outra modalidade de avaliação, em contexto de sala de aula: elaboração de um projeto de investimento, com a ponderação de 30% na nota final. A elaboração do plano de negócios irá englobar duas componentes de avaliação e serão realizadas em grupo. Avaliação final: Exame final: 100%.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Outros |
Participação Presencial |
10 |
|
Estudo Autónomo |
Teste/Exame |
102 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
- 2 testes individuais: 35%+35%
- 1 trabalho de grupo: 30%
Os trabalhos individuais ou de grupo devem ser submetidos através da plataforma E-Learning, de acordo com as datas finais definidas no PIA, utilizando a base de dados Turnitin.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
100% teste individual
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
De forma a se atingirem os objetivos descritos anteriormente, as aulas englobam a apresentação de conteúdos teóricos onde se utiliza o programa Microsoft PowerPoint. Na aplicação dos conteúdos lecionados, são disponibilizados aos estudantes casos práticos e exercícios e em formato "PDF". No caso concreto do 8º objetivo, utiliza-se o programa Microsoft Excel.