Código: | LGI2201 | Sigla: | GCI |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGI | Licenciatura em Management | 2º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 27,50 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 8,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular tem como objectivo fornecer os elementos de base relacionados com a gestão de ambientes de comunicação intercultural.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
01. Identificar as características da gestão da comunicação intercultural e dos aspetos relacionados com os vários enquadramentos culturais;
02. Conhecer o modelo contextual da comunicação intercultural e as questões éticas associadas a esta atividade;
03. Definir um conjunto pertinente e relevante de soluções para a análise e resolução de conflitos interculturais;
04. Caracterizar um conjunto de competências centrais com o objetivo de operacionalizar estratégias de comunicação intercultural.
Competências a desenvolver
Após a conclusão desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
- Desenvolver as suas competências ao nível da expressão escrita, da oralidade e da identificação e posterior análise dos processos associados à comunicação intercultural.
- Dominar as técnicas de investigação, trabalhar as metodologias de recolha e tratamento de informação.
- Conhecer e compreender os padrões mais relevantes da comunicação intercultural nas empresas bem como os respetivos modelos e protocolos.
1. A gestão da comunicação intercultural
1.1 Características e benefícios
1.2 Culturas e grupos culturais
1.3 Valores, crenças e comportamentos
2. O modelo contextual da Comunicação Intercultural
2.1 Conceitos fundamentais
2.2 A ética e a comunicação intercultural
2.3 A comunicação intercultural no contexto empresarial
3. Conflitos Interculturais
3.1 Definição de conflito intercultural
3.2 Diálogo intercultural e resolução de conflitos
3.3 Aculturação e choque cultural
4. Competências Interculturais
4.1 Caracterização e tipologias de competências
4.2 As competências interculturais e o planeamento estratégico
4.3 Resolução de problemas interculturais
- Identificar as características da gestão da comunicação intercultural e dos aspetos relacionados com os vários enquadramentos culturais, designadamente valores, crenças e registos comportamentais;
Este objetivo será atingido através dos subcapítulos 1.1 a 1.3;
- Conhecer o modelo contextual da comunicação intercultural e as questões éticas associadas a esta atividade, considerando as distintas tipologias de ambientes empresariais;
Este objetivo será concretizado através dos subcapítulos 2.1 a 2.3
- Definir um conjunto pertinente e relevante de soluções para a análise e resolução de conflitos interculturais, nomeadamente no contexto das diferenças culturais;
Neste caso particular, o objetivo será atingido através dos conteúdos incluídos nos subcapítulos 3.1 a 3.3
- Caracterizar o conjunto de competências centrais com o objetivo de planear estratégias e implementar ações de comunicação intercultural.
Este objetivo será atingido através dos subcapítulos 4.1 a 4.3
Jandt, F. ;An Introduction to Intercultural Communication: Identities in a Global Economy, Sage Publications, 2021 |
Liu, S.; Volcic, Z. Gallois, C. ;Introducing Intercultural Communication: Global Cultures and Contexts, Sage Publications, 2020 |
Klyukanov, I. ;Principles of Intercultural Communication, Routledge, 2020 |
Martin, J. Nakayama, T. ;Experiencing Intercultural Communication: An Introduction, McGrawHill, 2018 |
As sessões de trabalho seguirão uma abordagem teórico-prática, com o objetivo de aliar as apresentações dos docentes aos contextos mais atuais e significativos da gestão da comunicação intercultural. Para o efeito, será privilegiada a aplicabilidade prática dos conceitos predominantes da gestão da comunicação num cenário intercultural real.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 9 | |
Trabalho de Grupo | Projectos | 24 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 79 | |
Total: | 160 |
Exame final escrito, com uma ponderação de 100%.
- Identificar as características da gestão da comunicação intercultural e dos aspetos relacionados com os vários enquadramentos culturais, designadamente valores, crenças e registos comportamentais;
Neste caso o objetivo será atingido através da análise e discussão de casos reais
- Conhecer o modelo contextual da comunicação intercultural e as questões éticas associadas a esta atividade, considerando as distintas tipologias de ambientes empresariais;
Este objetivo será concretizado através da operacionalização de contextos empresariais simulados
- Definir um conjunto pertinente e relevante de soluções para a análise e resolução de conflitos interculturais, nomeadamente no contexto das diferenças culturais;
No caso do presente objetivo serão utilizados casos práticos seguidos de debates orientados
- Caracterizar o conjunto de competências centrais com o objetivo de operacionalizar estratégias de comunicação intercultural.
O último objetivo pressupõe a elaboração e apresentação de um projeto de comunicação intercultural baseado em dados reais e atuais.