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Gestão de Recursos Humanos

Código: LGI2104    Sigla: GRH

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI2

Teórico-Práticas: 47,00
Outro: 15,00

LGI2ERASMUS

Teórico-Práticas: 47,00
Outro: 15,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Ao longo das últimas décadas a gestão de recursos humanos tem vindo a assumir um papel fundamental ao nível da estratégia e da competitividade empresarial. Com esta unidade curricular pretende-se dotar os estudantes de um conjunto de competências que lhes permitam atuar em função das melhores práticas de gestão de pessoas em contexto organizacional. Assim, procede-se a uma caracterização das relações entre a função da gestão do capital humano e as outras funções da gestão, e a compreensão do alinhamento entre a definição, o desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de recursos humanos e a estratégia da organização e o seu contributo para o desenvolvimento do(s) negócio(s). Tendo em consideração que a internacionalização dos mercados e o aparecimento de novas tecnologias constituem exemplos de fatores potenciadores da mudança organizacional. São apresentados e discutidos métodos e técnicas utilizadas pela função com o objetivo de atrair, reter e desenvolver pessoas nas organizações, nomeadamente a análise e descrição de funções, o recrutamento e a seleção, o desenvolvimento de competências e potencial, sistemas de gestão de desempenho e de gestão de percursos profissionais.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são:
OA1. Apresentar aos alunos a teoria e prática da GRH
OA2. Fornecer abordagens críticas para entender o impacto da gestão de recursos humanos nas várias partes interessadas
OA3. Considerar a influência estratégica da GRH no desempenho dos negócios
OA4. Analisar os desenvolvimentos e debates atuais em torno da GRH

Competências a desenvolver
Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
LO1. Demonstrar uma compreensão das principais perspetivas, teorias e conceitos que informam o conhecimento atual da GRH
LO2. Analisar os efeitos das práticas e abordagens da GRH num contexto social, económico e político mais amplo
LO3. Avaliar criticamente a importância da GRH para o desempenho das empresas
LO4. Mostrar conhecimento dos debates atuais e dos desafios que enfrenta a gestão de recursos humanos no atual contexto 

Programa

C1- Contextualizando a Gestão de Recursos Humanos - GRH
1- O que é GRH?
2- GRH e o indivíduo
3- Estratégia e desempenho da GRH
4- O contexto do mercado de trabalho e a GRH
5- GRH internacional, o contexto nacional e internacional

C2- GRH na prática
6- As pessoas como recursos
7- A gestão do desempenho
8- Gestão dos sistemas recompensas
9- Desenvolvimento e formação dos recursos humanos
10- Relações laborais

C3- Questões da atualidade em GRH
11- Igualdade e diversidade dos GRH
12- Carreira e gestão de talentos
13- A gestão do conflito no local de trabalho
14- Trabalho e bem-estar dos GRH
15- Tendências atuais e desafios futuros na GRH 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os estudantes desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:

OA1. Apresentar aos alunos a teoria e prática da GRH (C1)
OA2. Fornecer abordagens críticas para entender o impacto da gestão de recursos humanos nas várias partes interessadas (C2)
OA3. Considerar a influência estratégica da GRH no desempenho dos negócios (C2 e C3)
OA4. Analisar os desenvolvimentos e debates atuais em torno da GRH (C3) 

Bibliografia Principal

Wilton, N;An introduction to human resource management, SAGE Publications Ltd., 2019
Kavanagh, M., Johnson, R. ;Human Resources information systems, SAGE Publications Ltd, 2018

Bibliografia Complementar

Kimball, D.;Cases in Human Resource Management, SAGE Publications Ltd., 2017
Zeuch, M.;Handbook of Human Resources Management, Springer Berlin Heidelberg, 2016

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto aplicado, visitas a empresas, assim como a análise de situações relacionadas com a gestão de recursos humanos. 


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Participação Presencial  9
Trabalhos de Grupo  Projectos  40
Avaliação  Teste/Exame  3
Workshop  Participação Presencial  3
Estudo autónomo  Estudo  45
Outros  Participação Presencial  15
  Total: 160

Avaliação Contínua

A Avaliação Contínua consistirá na:

- Realização de case studies e de um trabalho de projeto em grupo: Ponderação de 40% na classificação final
- Realização de prova escrita individual: Idem, de 60%

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os estudantes aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre a gestão de recursos humanos.

O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.

Dado o carácter eminentemente prático das matérias a versar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise.

Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.

Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos e ferramentas da gestão de recursos humanos.

A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade da gestão de recursos humanos. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos desta UC.

A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.