Código: | LGI2104 | Sigla: | GRH |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGI | Licenciatura em Management | 2º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 47,00 |
Outro: | 15,00 |
Teórico-Práticas: | 47,00 |
Outro: | 15,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Ao longo das últimas décadas a gestão de recursos humanos tem vindo a assumir um papel fundamental ao nível da estratégia e da competitividade empresarial. Com esta unidade curricular pretende-se dotar os estudantes de um conjunto de competências que lhes permitam atuar em função das melhores práticas de gestão de pessoas em contexto organizacional. Assim, procede-se a uma caracterização das relações entre a função da gestão do capital humano e as outras funções da gestão, e a compreensão do alinhamento entre a definição, o desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de recursos humanos e a estratégia da organização e o seu contributo para o desenvolvimento do(s) negócio(s). Tendo em consideração que a internacionalização dos mercados e o aparecimento de novas tecnologias constituem exemplos de fatores potenciadores da mudança organizacional. São apresentados e discutidos métodos e técnicas utilizadas pela função com o objetivo de atrair, reter e desenvolver pessoas nas organizações, nomeadamente a análise e descrição de funções, o recrutamento e a seleção, o desenvolvimento de competências e potencial, sistemas de gestão de desempenho e de gestão de percursos profissionais.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são:
OA1. Apresentar aos alunos a teoria e prática da GRH
OA2. Fornecer abordagens críticas para entender o impacto da gestão de recursos humanos nas várias partes interessadas
OA3. Considerar a influência estratégica da GRH no desempenho dos negócios
OA4. Analisar os desenvolvimentos e debates atuais em torno da GRH
Competências a desenvolver
Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
LO1. Demonstrar uma compreensão das principais perspetivas, teorias e conceitos que informam o conhecimento atual da GRH
LO2. Analisar os efeitos das práticas e abordagens da GRH num contexto social, económico e político mais amplo
LO3. Avaliar criticamente a importância da GRH para o desempenho das empresas
LO4. Mostrar conhecimento dos debates atuais e dos desafios que enfrenta a gestão de recursos humanos no atual contexto
C1- Contextualizando a Gestão de Recursos Humanos - GRH
1- O que é GRH?
2- GRH e o indivíduo
3- Estratégia e desempenho da GRH
4- O contexto do mercado de trabalho e a GRH
5- GRH internacional, o contexto nacional e internacional
C2- GRH na prática
6- As pessoas como recursos
7- A gestão do desempenho
8- Gestão dos sistemas recompensas
9- Desenvolvimento e formação dos recursos humanos
10- Relações laborais
C3- Questões da atualidade em GRH
11- Igualdade e diversidade dos GRH
12- Carreira e gestão de talentos
13- A gestão do conflito no local de trabalho
14- Trabalho e bem-estar dos GRH
15- Tendências atuais e desafios futuros na GRH
A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os estudantes desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
OA1. Apresentar aos alunos a teoria e prática da GRH (C1)
OA2. Fornecer abordagens críticas para entender o impacto da gestão de recursos humanos nas várias partes interessadas (C2)
OA3. Considerar a influência estratégica da GRH no desempenho dos negócios (C2 e C3)
OA4. Analisar os desenvolvimentos e debates atuais em torno da GRH (C3)
Wilton, N;An introduction to human resource management, SAGE Publications Ltd., 2019 |
Kavanagh, M., Johnson, R. ;Human Resources information systems, SAGE Publications Ltd, 2018 |
Kimball, D.;Cases in Human Resource Management, SAGE Publications Ltd., 2017 |
Zeuch, M.;Handbook of Human Resources Management, Springer Berlin Heidelberg, 2016 |
As metodologias de ensino estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto aplicado, visitas a empresas, assim como a análise de situações relacionadas com a gestão de recursos humanos.
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 9 | |
Trabalhos de Grupo | Projectos | 40 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Workshop | Participação Presencial | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 45 | |
Outros | Participação Presencial | 15 | |
Total: | 160 |
A Avaliação Contínua consistirá na:
- Realização de case studies e de um trabalho de projeto em grupo: Ponderação de 40% na classificação final
- Realização de prova escrita individual: Idem, de 60%
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%.
O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os estudantes aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre a gestão de recursos humanos.
O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.
Dado o carácter eminentemente prático das matérias a versar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise.
Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.
Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos e ferramentas da gestão de recursos humanos.
A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade da gestão de recursos humanos. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos desta UC.
A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.