Código: | LGI2101 | Sigla: | EID |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGI | Licenciatura em Management | 2º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Seminário: | 1,50 |
Outro: | 6,00 |
Docência - Horas
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Breve resumo da unidade curricular
A progressiva transformação digital das sociedades tem contagiado todos os clusters industriais, permitindo inovar na forma de produzir, estabelecer relações comerciais, gerir ou planear. O desenvolvimento da indústria será cada vez mais potenciado pelas tecnologias disruptivas que estão a impulsionar a quarta revolução industrial. Nesta unidade curricular pretende-se apresentar a evolução da economia industrial até ao atual conceito de indústria 4.0, focando aspetos relacionados com a digitalização de processos e produtos, gestão e utilização da informação e comportamento estratégico no mercado digital.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Introduzir aos alunos os conceitos básicos da economia industrial, formas de estrutura do mercado em concorrência imperfeita e como estas influenciam o comportamento das empresas na prossecução dos resultados;
2. Conferir uma perspetiva histórica da evolução industrial, com particular enfoque sobre a terceira e quarta revolução industrial, também conhecida por indústria 4.0, potenciadas pelo desenvolvimento das novas tecnologias;
3. Descrever o processo de desmaterialização e digitalização da indústria, focando o papel dos facilitadores da mudança e seus impactos na condução da inovação digital em produtos, processos e modelos de negócio;
4. Compreender a importância da gestão do conhecimento, num contexto de economia on-demand, de forma a possibilitar o desenvolvimento inteligente de infraestruturas de produção, de processos logísticos e de distribuição e de fatores produtivos, incrementando a eficiência do processo produtivo;
5. Perceber a necessidade de permanente adaptação à mudança, em função da rápida evolução dos mercados, condicionando o comportamento estratégico a um ambiente empresarial altamente competitivo.
Com o corpo de conhecimentos adquiridos o aluno deverá ser capaz de preparar estruturas empresariais para a disrupção da quarta revolução industrial e perceber os momentos de mudança de forma a ajustar, com rapidez, o comportamento à conjuntura do mercado.
Competências a desenvolver
Com a unidade curricular os alunos deverão adquirir a capacidade para:
1. Entender a organização dos mercados a cada momento, num contexto de permanente atualização do paradigma associado à nova economia industrial;
2. Saber reconhecer a importância da história de evolução industrial, sobretudo após a revolução digital, como base do desenvolvimento de novos modelos operacionais assentes na interação dos domínios físico, digital e biológico;
3. Identificar os principais impulsionadores de disseminação da transformação digital e da tecnologia de informação, que facilitem a evolução industrial para o contexto da indústria 4.0;
4. Entender as potencialidades de uma economia em rede, a forma como deverá ser gerido o conhecimento, sobretudo quanto ao seu uso e proteção, e a conjunção de inteligência humana e inteligência artificial;
5. Definir estratégias empresariais para aproveitar as oportunidades e desafios da quarta revolução industrial, preparando as empresas para retirar o máximo partido dos benefícios deste processo de transformação.
1. Introdução à Economia Industrial
1.1 Conceitos básicos
1.2 Estruturas de mercado
1.3 Evolução do paradigma Estrutura-Comportamento-Resultados
2. A Revolução Industrial
2.1 Contexto histórico
2.2 A terceira revolução industrial
2.3 A indústria 4.0
3. Digitalização na Indústria
3.1 Tendências e impactos
3.2 Plataformas Industriais digitais
3.3 Novos modelos de negócios e customização
3.4 Inovação digital e estandardização
3.5 Internet das coisas e o desenvolvimento inteligente
4. Gestão do Conhecimento
4.1 Recolha, tratamento e gestão de dados
4.2 Cibersegurança e confiança na rede
4.3 Futuro do Capital Humano
4.4 Inteligência artificial
5. Comportamento Estratégico no Mercado Digital
5.1 Entrada no mercado
5.2 Interação e Competitividade
5.3 Oportunidades e desafios
6. Case Studies
O 1º objetivo "Introduzir aos alunos os conceitos básicos da economia industrial" é abordado no capítulo 1 do programa, onde é identificada a forma de organização dos mercados de concorrência imperfeita, considerando a evolução do paradigma da nova economia industrial.
O 2º objetivo "Conferir uma perspetiva histórica da evolução industrial" é desenvolvido no 2º capítulo, que caracteriza os aspetos mais importantes da preparação para a quarta revolução industrial, com base nas revoluções precedentes.
O 3º objetivo "Descrever o processo de desmaterialização e digitalização da indústria" é atingido no 3º capítulo do programa que incide sobre os impulsionadores tecnológicos da transformação industrial.
O 4º objetivo "Compreender a importância da gestão do conhecimento" é abordado no 4º capítulo, que realça a importância da gestão e utilização dos recursos e da informação, com base nas novas tecnologias de computação.
Por último, o 5º objetivo "Perceber a necessidade de permanente adaptação à mudança" desenvolve-se nos 5º e 6º capítulos, em que se expõe a necessidade de contante adaptação do comportamento estratégico das empresas, refletindo-se sobre alguns casos práticos.
Cabral, Luis M. B.;Introduction to Industrial Organization second edition, The MIT Press, 2017. ISBN: 978-0262035941 |
Øverby, Harald; Audestad, Jan Arild ;Introduction to Digital Economics - Foundations, Business Models and Case Studies, Springer Cham, 2021. ISBN: 978-3-030-78236-8 |
Schwag, K.;The Fourth Industrial Revolution, Levoir, 2017. ISBN: 9781524758868 |
Schwag, K.;Shaping the Fourth Industrial Revolution, Currency, 2018. ISBN: 9781984822611 |
Botsman, R.;Who Can You Trust? How Technology Brought Us Together ¿ and Why It Could Drive Us Apart, Penguin, 2017. ISBN: 9781541773677 |
Swaminathan, A.; Meffert, J.;Digital Scale, John Wiley & Sons, Inc., 2017. ISBN: 978-1-119-43376-7 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos apoiada na visualização de conteúdos multimédia e, pontualmente, na participação de oradores convidados. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Seminario | Participação Presencial | 3 | |
Outros | Participação Presencial | 6 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 103 | |
Total: | 160 |
Exame escrito: 100%
O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. Os restantes objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com a visualização de conteúdos multimédia e discussão de casos práticos aplicados ao setor industrial, visando também a preparação dos posters científicos a apresentar em sala de aula.