Contabilidade de Gestão
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE3N
LGE3D
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
O desenvolvimento de atividades ligadas ao cumprimento de objetivos a atingir por parte dos gestores das organizações lucrativas e não lucrativas continua a suscitar informações não imediatamente disponíveis pela contabilidade financeira. Neste sentido, a contabilidade de gestão torna-se cada vez mais importante como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se colocar os alunos em contato com alguns aspetos fundamentais de Contabilidade de Gestão, nomeadamente:
1. Proporcionar o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas no âmbito da gestão empresarial, abordando o planeamento e orçamento da atividade;
2. Compreender a importância da contabilidade de gestão para a estratégia da empresa e para o processo de tomada de decisão.
Competência a desenvolver
O aluno deve ser capaz de:
1. Identificar os tipos de planeamento de uma empresa e elaborar orçamentos anuais;
2. Identificar o âmbito e objetivos da contabilidade de gestão estratégica;
3. Analisar o desempenho usando indicadores quantitativos e qualitativos;
4. Analisar situações de benchmarking como esforço de melhoria;
Programa
Capítulo I - Orçamentos como um instrumento de apoio à tomada de decisões
1.1 Planeamento
1.2 Natureza da gestão orçamental
1.3 Elaboração do orçamento anual
1.4 Controlo de gestão.
1.5 Orçamento de tesouraria e financeiro
Capítulo II - Contabilidade de Gestão estratégica
2.1 Contabilidade analítica e de gestão estratégica
2.2 Avaliação de desempenho
2.3 O Benchmarking
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa proposto permite que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capítulo I dá resposta ao objetivo 1, uma vez que aborda o planeamento e orçamento da atividade;
- O capítulo II vai ao encontro do proposto no objetivo 2, proporcionando a compreensão da importância da contabilidade de gestão para a estratégia da empresa e para o processo de tomada de decisão.
Bibliografia Principal
Franco, V. S., Oliveira, A., Morais, A. I., Oliveira, B., Lourenço, I., Major, M. J.; Jesus, M. A. & Serrasqueiro, R. ;Temas de contabilidade de gestão: Gestão orçamental e medidas financeiras de avaliação de desempenho, Livros Horizonte, 2012. ISBN: 9789722417617 |
Gama, António Pimenta;Performance Empresarial, Porto Editora, 2012. ISBN: 978-972-0-34015-3 |
Bibliografia Complementar
Heizer, J. e Render B;Operations Management 8th ed, Prentice Hall, , 2006 |
Nabais, C. e Nabais, F;Prática Financeira II, Lidel, 2011. ISBN: 9789727577309 |
Métodos de Ensino
Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de material de apoio sobre as matérias a abordar bem como da bibliografia considerada como mínima indispensável dos diversos pontos da matéria a ministrar.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
22,5 |
|
Outras |
Participação Presencial |
9 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
45,5 |
|
|
Total: |
80 |
Avaliação Contínua
2 Testes escritos individuais: 30% o primeiro e 35% o segundo.
2 Ficha de trabalho individual resolvidas na plataforma E-Learning: 10%.cada
Outros trabalhos a implementar: 15%
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame escrito individual: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias consideradas têm em consideração da unidade curricular. Durante as sessões, os alunos são estimulados a complementar os conhecimentos teóricos lecionados com a resolução de exercícios.