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Contabilidade de Gestão

Código: LGE2343    Sigla: CGEST

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 3 ECTS 31,5 80

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE3N

Teórico-Práticas: 24,00
Outro: 0,00

LGE3D

Teórico-Práticas: 24,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,50
Outro: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO
O desenvolvimento de atividades ligadas ao cumprimento de objetivos a atingir por parte dos gestores das organizações lucrativas e não lucrativas continua a suscitar informações não imediatamente disponíveis pela contabilidade financeira. Neste sentido, a contabilidade de gestão torna-se cada vez mais importante como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Com esta unidade curricular pretende-se colocar os alunos em contato com alguns aspetos fundamentais de Contabilidade de Gestão, nomeadamente: 
1. Proporcionar o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas no âmbito da gestão empresarial, abordando o planeamento e orçamento da atividade; 
2. Compreender a importância da contabilidade de gestão para a estratégia da empresa e para o processo de tomada de decisão.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
O aluno deve ser capaz de:
1. Identificar os tipos de planeamento de uma empresa e elaborar orçamentos anuais;
2. Identificar o âmbito e objetivos da contabilidade de gestão estratégica;
3. Analisar o desempenho usando indicadores quantitativos e qualitativos;
4. Analisar situações de benchmarking como esforço de melhoria;

Programa

CAPÍTULO I - Orçamentos como um instrumento de apoio à tomada de decisões
1.1 Planeamento
1.2 Natureza da gestão orçamental
1.3 Elaboração do orçamento anual
1.4 Controlo de gestão. 
1.5 Orçamento de tesouraria e financeiro

CAPÍTULO II - Contabilidade de Gestão estratégica
2.1 Contabilidade analítica e de gestão estratégica
2.2  Avaliação de desempenho
2.3 O Benchmarking

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capítulo I dá resposta ao objetivo 1, uma vez que aborda o planeamento e orçamento da atividade;
- O capítulo II vai ao encontro do proposto no objetivo 2, proporcionando a compreensão da importância da contabilidade de gestão para a estratégia da empresa e para o processo de tomada de decisão.

Bibliografia Principal

Franco, V. S., Oliveira, A., Morais, A. I., Oliveira, B., Lourenço, I., Major, M. J.; Jesus, M. A. & Serrasqueiro, R. ;Temas de contabilidade de gestão: Gestão orçamental e medidas financeiras de avaliação de desempenho, Livros Horizonte, 2012. ISBN: 9789722417617
Gama, António Pimenta;Performance Empresarial, Porto Editora, 2012. ISBN: 978-972-0-34015-3

Bibliografia Complementar

Heizer, J. e Render B;Operations Management 8th ed, Prentice Hall, , 2006
Nabais, C. e Nabais, F;Prática Financeira II, Lidel, 2011. ISBN: 9789727577309

Métodos de Ensino

Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de material de apoio sobre as matérias a abordar bem como da bibliografia considerada como mínima indispensável dos diversos pontos da matéria a ministrar.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  22,5
Avaliação  Teste/Exame  3
Outras  Participação Presencial  9
Estudo Autónomo  Estudo  45,5
  Total: 80

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 40% cada;
1 Trabalho de grupo submetido através da plataforma E-Learning: 20% .

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração da unidade curricular. Durante as sessões, os alunos são estimulados a complementar os conhecimentos teóricos lecionados com a resolução de exercícios.