Plataformas Digitais e E-Commerce
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE3N
LGE3A
LGE3B
Software
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Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade curricular tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos discentes ao nível das plataformas digitais e do comércio eletrónico, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância no mundo atual.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Descrever e identificar o papel das plataformas digitais no meio empresarial;
2. Conceber planos de Web Marketing e Comércio Eletrónico e compreender o seu impacto no âmbito empresarial;
3. Utilizar algumas aplicações inerentes ao processo de implementação de um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico.
Competências a desenvolver
1. Proceder à elaboração de um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico e reconhecer a importância da sua utilização;
2. Conseguir implementar um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico e monitorizar a sua implementação recorrendo a algumas aplicações específicas para o efeito.
Programa
1. Informação digital
1.1. Importância da informação digital
1.2. Pesquisa e Navegação na Internet
1.3. A evolução da Web (da 1.0 à atual)
1.4. Ferramentas da Web: Técnicas de organização da informação
1.5. Cooperação e Colaboração na Web
1.6. Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma digital
1.7. Comunidades virtuais (blogues, fórum de discussão, plataformas, ...);
1.8. Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online.
1.9. Ferramentas de comunicação síncronas (chat e videoconferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão).
1.10. Sistemas de transferência e gestão de informação
2. E-Commerce: da estratégia à implementação;
2.1. O comércio eletrónico
2.1.1. Fundamentos de comércio eletrónico
2.1.2. Modelos e estratégia de negócio eletrónico
2.2. Infraestruturas de comércio eletrónico
2.2.1. A internet, a web e as plataformas móveis
2.3. Modelos de negócio no comércio eletrónico
2.3.1. Componentes de um modelo de negócio eletrónico
2.3.2. Modelos B2C e B2B
2.3.3. Impacto do comércio eletrónico: estratégia, estrutura e processo
2.4. Desenvolvimento de uma plataforma de comércio eletrónico
2.4.1. Análise, Planeamento, Projeto, Implementação, Teste e Manutenção
2.4.2. Análise e otimização da performance de um site
2.5. Marketing e publicidade online
2.5.1. Consumidor online: Audiências e comportamentos
2.5.2. Marketing digital: Estratégias e ferramentas
2.5.3. Tecnologias de marketing digital
2.5.4. Análise custo/benefício das comunicações de Marketing Digital
2.6. Marketing social, móvel e local
2.6.1. Marketing Social
2.6.2. Marketing Móvel
2.6.3. Marketing Local
2.7. Projeto Web Marketing e Comércio Eletrónico: desenvolvimento de uma campanha de marketing digital sobre produto/serviço inovador com suporte em plataforma web e móvel.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Na era digital as empresas enfrentam um mundo em constante mudança. A adaptação a novas realidades que a globalização trouxe, passa por criar novos produtos e serviços de forma a alcançar novos clientes e novos mercados. A utilização das plataformas digitais aliada ao comércio eletrónico permite alcançar esses novos objectivos. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos de informação digital (tópico 1) que darão resposta ao Objetivo 1. Os objetivos 2 e 3 serão alcançados com a aplicação prática de sistemas em e-commerce, nomeadamente no tópico 2 com o desenvolvimento de uma estratégia e posterior implementação.
Bibliografia Principal
Ribeiro, R.; Veiga, P.;Transformação Digital - Os Desafios, o Pensar e o Fazer, Actual Editora, 2022. ISBN: 9789896946876 |
Coelho, P.;5G e Internet das Coisas, FCA Editora de Informática, 2022. ISBN: 9789727229260 |
Bibliografia Complementar
Neto, J.; Afonso, C.; Amaral, I.; Monteiro, D.; Remondes, J.;Marketing Digital & E-Commerce, Psicosoma, 2016. ISBN: 9789728994723 |
Tuten, L. Tracy;Principles of Marketing for a Digital Age, Sage Publications, 2020. ISBN: 978-1526423337 |
Laudon, K. and Traver C.;E-Commerce 2021-2022: Business, Technology and Society, Global Edition. , Pearson, 2021. ISBN: 978-1-292-34321-1 |
Caetano, L. F.;Comércio Eletrónico, Edições Esgotadas, 2022. ISBN: 9789899092532 |
Métodos de Ensino
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Outras |
Trabalho laboratorial ou de campo |
6 |
|
Avaliação Individual |
Teste/Exame |
3 |
|
Estudo autónomo individual |
Teste/Exame |
68 |
|
|
Total: |
107 |
Avaliação Contínua
Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 30%.
- Prova Escrita II: 30%.
- Trabalho de Grupo: 40%
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Realização de uma prova escrita: 100%.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.