Contabilidade Analítica II
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE3N
LGE3D
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Os recursos devem ser adquiridos e geridos de forma eficiente para que as organizações sobrevivam e se possam desenvolver num ambiente em constante mudança, que se caracteriza pela incerteza, complexidade e hostilidade. Neste sentido, a Contabilidade Analítica é cada vez mais necessária como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem por objetivo:
1. Desenvolver as competências dos alunos quanto ao apuramento de custos em produção conjunta
2. Compreender o tratamento contabilístico a dar à produção defeituosa;
3. Dotar os alunos de conhecimentos relacionados com as metodologias na análise da repartição dos gastos;
4. Compreender e aplicar a análise da relação custo-volume-resultados;
5. Permitir uma compreensão da importância do cálculo de desvios.
Competências a desenvolver
1. Caraterizar os tipos de outputs obtidos da produção conjunta;
2. Reconhecer a importância do ponto de separação para a repartição dos custos conjuntos ou comuns;
3. Reconhecer a importância do tratamento a dar à produção defeituosa;
4. Definir e classificar centros de gastos;
5. Aplicar o método das secções homogéneas, fazendo a repartição primária e secundária dos gastos, incluindo as prestações recíprocas;
6. Caraterizar e aplicar o custeio baseado nas atividades (ABC);
7. Compreender a importância da análise da relação gastos/volume/resultados para a gestão;
8. Calcular e analisar o pronto crítico das vendas, a margem de contribuição e de segurança;
9. Aplicar o sistema de custos básicos/padrões e determinar os seus principais desvios.
Programa
Capítulo I - Produção Conjunta
1.1. Distinguir entre produção conjunta e disjunta;
1.2. Compreender as principais questões que se colocam no apuramento de custos em produção conjunta;
1.3. Identificar a caracterizar os critérios de repartição dos custos conjuntos pelos produtos principais, subprodutos e resíduos.
Capítulo II - Produção defeituosa
2.1. Valorização da produção defeituosa.
Capítulo III - Centros de Análise de Gastos Indiretos
3.1. Divisão funcional dos gastos
3.2. Centros principais e auxiliares
3.3. Classificação dos centros de gastos
3.4. Repartição dos gastos pelos centros
3.5. Análise de algumas naturezas de gastos
3.6. Secções homogéneas
Capítulo IV - Custeio baseado nas atividades (ABC)
4.1. Explicar os conceitos de atividade e cost driver;
4.2. Identificar as etapas necessárias pata implementar o ABC;
4.3. Identificar quais as principais diferenças entre o método das secções homogéneas e o ABC;
4.4. Listar as vantagens associadas à implementação do ABC.
Capítulo V - Relação Custo / Volume / Resultado (CVR)
5.1. Compreender o comportamento dos custos face a variações do nível de atividade;
5.2. Explicar o âmbito de utilização da análise CVR;
5.3. O pronto crítico das vendas, margem de contribuição e de segurança
5.4. Utilizar a análise CVR como instrumento de apoio à tomada de decisão.
Capítulo VI - Custos Básicos / Padrões
6.1. Cálculo e análise dos desvios
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos propostos permitem adquirir conhecimentos e desenvolver as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capítulo I contempla conteúdos que permitem responder ao objetivo 1, ao analisar os critérios de repartição dos custos conjuntos;
- O capítulo II apresenta conteúdos que respondem ao objetivo 2, o qual tem como propósito o tratamento contabilístico da produção defeituosa.
- Os capítulos III e IV vão ao encontro do objetivo 3 uma vez que são estudados métodos para a repartição dos gastos;
- O capítulo V dá resposta ao objetivo 4 sendo abordada a analise CVR;
- O capítulo VI permite responder ao objetivo 5 ao incluir o cálculo e análise dos desvios.
Bibliografia Principal
Caiado, António C. Pires ;Contabilidade Analítica e de Gestão, Lisboa: Áreas Editora, 2020. ISBN: 9789898058898 |
Trancoso, T., Gomes, Sofia;Princípios de Contabilidade de Gestão: Gestão de Custos para Mentes Brilhantes, KDP, 2018. ISBN: 978-1719941518 |
Bibliografia Complementar
Franco, V. S., Morais, A.I., Oliveira, A., Major, M.J., Serrasqueiro, R., Jesus, M.A. & Oliveira, B. ;Temas de Contabilidade de Gestão: Gestão Orçamental e Medidas Financeiras de avaliação do desempenho, Lisboa: Livros Horizonte, 2012. ISBN: 9789722417617 |
Franco, V. S., Oliveira, A., Morais, A. I., Oliveira, B., Lourenço, I., Major, M. J.; Jesus, M. A. & Serrasqueiro, R. ;Temas de Contabilidade de Gestão, Lisboa: Livros Horizonte, 2015. ISBN: 9789722416467 |
Métodos de Ensino
Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de textos de apoio sobre as matérias a abordar bem como da bibliografia considerada como mínima indispensável dos diversos pontos da matéria a ministrar.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Outras |
Participação Presencial |
15 |
|
Estudo Autonomo |
Estudo |
97 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
2 Testes escritos individuais: 30% o primeiro e 35% o segundo.
2 Ficha de trabalho individual resolvidas na plataforma E-Learning: 10%.cada
Outros trabalhos a implementar: 15%
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Teste escrito individual: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O processo de ensino/aprendizagem envolve a exposição teórica e a resolução de casos práticos, o que permite aos alunos adaptar o conhecimento teórico adquirido à realidade profissional das empresas e no âmbito da contabilidade analítica, isto é, à identificação, análise e resolução problemas.