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Contabilidade Analítica II

Código: LGE2336    Sigla: CANII

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 63 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE3N

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 0,00

LGE3D

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,20

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Os recursos devem ser adquiridos e geridos de forma eficiente para que as organizações sobrevivam e se possam desenvolver num ambiente em constante mudança, que se caracteriza pela incerteza, complexidade e hostilidade. Neste sentido, a Contabilidade Analítica é cada vez mais necessária como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão. 

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Esta unidade curricular tem por objetivo: 
1. Dotar os alunos de conhecimentos relacionados com as metodologias na análise da repartição dos gastos;
2. Compreender e aplicar a análise da relação custo-volume-resultados;
3. Desenvolver as competências dos alunos quanto ao apuramento de custos em produção conjunta
4. Compreender o tratamento contabilístico a dar à produção defeituosa;
5. Permitir uma compreensão da importância do cálculo de desvios.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
1. Definir e classificar centros de gastos;
2. Aplicar o método das secções homogéneas, fazendo a repartição primária e secundária dos gastos, incluindo as prestações recíprocas;
3. Caraterizar e aplicar o custeio baseado nas atividades (ABC);
4. Compreender a importância da análise da relação gastos/volume/resultados para a gestão;
5. Calcular e analisar o pronto crítico das vendas, a margem de contribuição e de segurança;
6. Caraterizar os tipos de outputs obtidos da produção conjunta;
7. Reconhecer a importância do ponto de separação para a repartição dos custos conjuntos ou comuns;
8. Reconhecer a importância do tratamento a dar à produção defeituosa;
9. Aplicar o sistema de custos básicos/padrões e determinar os seus principais desvios.

Programa

Capítulo I - Centros de Gastos
1.1. Divisão funcional dos gastos 
1.2. Centros principais e auxiliares
1.3. Classificação dos centros de gastos
1.4. Repartição dos gastos pelos centros
1.5. Análise de algumas naturezas de gastos 
1.6. Secções homogéneas 

Capítulo II - Custeio baseado nas atividades (ABC)
2.1. Explicar os conceitos de atividade e cost driver;
2.2. Identificar as etapas necessárias pata implementar o ABC;
2.3. Identificar quais as principais diferenças entre o método das secções homogéneas e o ABC;
2.4. Listar as vantagens associadas à implementação do ABC.

Capítulo III - Relação Custo / Volume / Resultado (CVR)
3.1. Compreender o comportamento dos custos face a variações do nível de atividade;
3.2. Explicar o âmbito de utilização da análise CVR;
3.3. O pronto crítico das vendas, margem de contribuição e de segurança
3.4. Utilizar a análise CVR como instrumento de apoio à tomada de decisão.

Capítulo IV - Produção Conjunta
4.1. Distinguir entre produção conjunta e disjunta;
4.2. Compreender as principais questões que se colocam no apuramento de custos em produção conjunta;
4.3. Identificar a caracterizar os critérios de repartição dos custos conjuntos pelos produtos principais, subprodutos e resíduos.

Capítulo V - Produção defeituosa
5.1. Valorização da produção defeituosa.

Capítulo VI - Custos Básicos / Padrões 
6.1. Cálculo e análise dos desvios

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos proposto permitem adquirir conhecimentos e desenvolver as competências previstas nos objetivos, na medida em que: 
- Os capítulos I e II vão ao encontro do objetivo 1 uma vez que são estudados métodos para a repartição dos gastos; 
- O capítulo III dá resposta ao objetivo 2 sendo abordada a analise CVR; 
- O capítulo IV contempla conteúdos que permitem responder ao objetivo 3, ao analisar os critérios de repartição dos custos conjuntos;
- O capítulo V apresenta conteúdos que respondem ao objetivo 4, o qual tem como propósito o tratamento contabilístico da produção defeituosa. 
- O capítulo VI permite responder ao objetivo 5 ao incluir o cálculo e análise dos desvios. 

Bibliografia Principal

Franco, V. S., Oliveira, A., Morais, A. I., Oliveira, B., Lourenço, I., Major, M. J.; Jesus, M. A. & Serrasqueiro, R. ;Temas de Contabilidade de Gestão, Lisboa: Livros Horizonte, 2015. ISBN: 9789722416467
Caiado, António C. Pires ;Contabilidade Analítica e de Gestão, 8.ª Edição,, Lisboa: Áreas Editora, 2015. ISBN: 9789898058898

Bibliografia Complementar

Franco, V. S., Morais, A.I., Oliveira, A., Major, M.J., Serrasqueiro, R., Jesus, M.A. & Oliveira, B. ;Temas de Contabilidade de Gestão: Gestão Orçamental e Medidas Financeiras de avaliação do desempenho, Lisboa: Livros Horizonte, 2012. ISBN: 9789722417617
Trancoso, T., Gomes, Sofia;Princípios de Contabilidade de Gestão: Gestão de Custos para Mentes Brilhantes, KDP, 2018. ISBN: 978-1719941518

Métodos de Ensino

Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de textos de apoio sobre as matérias a abordar bem como da bibliografia considerada como mínima indispensável dos diversos pontos da matéria a ministrar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Outras  Participação Presencial  18
Estudo Autónomo  Estudo  94
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 40% cada; 
2 Fichas de trabalho individuais resolvidas na plataforma E-Learning: 10% cada.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O processo de ensino/aprendizagem envolve a exposição teórica e a resolução de casos práticos, o que permite aos alunos adaptar o conhecimento teórico adquirido à realidade profissional das empresas e no âmbito da contabilidade analítica, isto é, à identificação, análise e resolução problemas no âmbito