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Investigação Operacional

Código: LGE2335    Sigla: INVOP

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 63 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE3N

Teórico-Práticas: 46,00
Outro: 18,00

LGE3D

Teórico-Práticas: 45,50
Outro: 18,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,20

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Nesta unidade curricular, os alunos adquirem um conjunto de ferramentas fundamentais para a sua formação na área da gestão.
Serão abordadas as técnicas mais relevantes de resolução de um conjunto vasto de problemas em que existem objetivos bem definidos a atingir, mas que, geralmente, estão condicionados a certas limitações, nomeadamente através do método simplex. Também se aborda a Teoria dos Grafos que permite uma melhor análise e interpretação de problemas de redes cuja resolução é atingida por algoritmos específicos e eficientes.
Sempre que possível será utilizado software adequado na resolução de exercícios, privilegiando a interpretação de outputs no contexto económico.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Formular e resolver problemas de programação linear e interpretar, no contexto económico, a solução obtida;
2. Avaliar a robustez da solução;
3. Formular e resolver o problema dual;
4. Formular e resolver problemas de transportes;
5. Formular e resolver problemas de afetação;
6. Formular e resolver problemas de otimização em redes;
7. Motivar o aluno para a pesquisa e investigação.

Competências a desenvolver
1. Formular problemas de programação linear;
2. Solucionar e analisar problemas de programação linear através do método simplex;
3. Interpretar problemas aplicando a teoria dos grafos;
4. Analisar e solucionar problemas de otimização de redes;
5. Formular e resolver problemas de otimização, em contexto de empresa, através do recurso às técnicas adequadas a cada situação;
6. Interpretação e a análise crítica de resultados.

Programa

I. Programação linear

I.1 formulação de um problema de Programação Linear

I.2 Métodos de Resolução de um problema de Programação Linear

I.3 Dualidade

I.4 Análise de sensibilidade e pós-otimização

I.5 Casos particulares de um problema de Programação Linear:

I.5.1 Problema de transportes

I.5.2 Problema de Afetação.


II. Otimização de redes

II.1 Conceitos da teoria dos grafos

II.2 Árvore geradora de Custo Mínimo

II.3 O problema do Caminho Mais Curto

II.4 O problema do Fluxo Máximo

II.5 O problema do Fluxo de Custo Mínimo

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

No capítulo I serão atingidos os objetivos de 1 a 5.
No capítulo II serão atingidos os objetivos 1, 2, e 6.
Nos dois capítulos estará presente o objetivo 7. 

Bibliografia Principal

FERNANDO DE JESUS; JOÃO VERÍSSIMO LISBOA;Introdução à Investigação Operacional, Vida Económica, 2020. ISBN: 9789897687068
Maria Cândida Mourão;Investigação operacional : exercícios e aplicações, 2ª ed. - Lisboa : Escolar Editora, 2019. ISBN: 978-972-592-556-0

Bibliografia Complementar

MANUELA MAGALHÃES HILL, MARIANA MARQUES DOS SANTOS;Investigação Operacional, Vol. 1, Edições Silabo, 2015. ISBN: 978-972-618-815-5
MANUELA MAGALHÃES HILL, MARIANA MARQUES DOS SANTOS, ANA LÍBANO MONTEIRO;Investigação Operacional, Vol. 3, Edições Silabo, 2015. ISBN: 978-972-618-816-2

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, com exposição dos conceitos teóricos em quadro e/ou projecção de slides. A consolidação dos conceitos terá como base a resolução de exercícios práticos, sempre que possível, recorrendo a software adequado.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Estudo autónomo  Estudo  94
Outras  Participação Presencial  18
Avaliação  Teste/Exame  3
  Total: 160

Avaliação Contínua

Testes (individuais) 35% + 35% + Primeiro trabalho escrito 15% + Segundo trabalho escrito 15%.
Os trabalhos deverão ser submetidos através da plataforma de ELearning plataform de acordo com as datas finais definidas na PIA, usando a Turnitin database disponível na plataforma de ELearning.

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame (individual) 100%.
No exame, a nota mínima é 9,5.
A avaliação segue o sistema geral de avaliações do ISAG-EBS.  

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Exame (individual) 100%.
No exame, a nota mínima é 9,5.
A avaliação segue o sistema geral de avaliações do ISAG-EBS.  

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Exame (individual) 100%.
No exame, a nota mínima é 9,5.
A avaliação segue o sistema geral de avaliações do ISAG-EBS.  

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As competências de carácter cognitivo são desenvolvidas através da exposição e discussão de problemas. As competências de partilha e trabalho em equipa são desenvolvidas em trabalhos de grupo/ exercícios resolvidos em aulas. As competências de comunicação são adquiridas em toda a UC.