Código: | LGE2335 | Sigla: | INVOP |
Área de Ensino: | Matemática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto | 3º | 6 ECTS | 63 | 160 |
Teórico-Práticas: | 46,00 |
Outro: | 18,00 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Outro: | 18,00 |
Docência - Horas
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I. Programação linear
I.1 formulação de um problema de Programação Linear
I.2 Métodos de Resolução de um problema de Programação Linear
I.3 Dualidade
I.4 Análise de sensibilidade e pós-otimização
I.5 Casos particulares de um problema de Programação Linear:
I.5.1 Problema de transportes
I.5.2 Problema de Afetação.
II. Otimização de redes
II.1 Conceitos da teoria dos grafos
II.2 Árvore geradora de Custo Mínimo
II.3 O problema do Caminho Mais Curto
II.4 O problema do Fluxo Máximo
II.5 O problema do Fluxo de Custo Mínimo
FERNANDO DE JESUS; JOÃO VERÍSSIMO LISBOA;Introdução à Investigação Operacional, Vida Económica, 2020. ISBN: 9789897687068 |
Maria Cândida Mourão;Investigação operacional : exercícios e aplicações, 2ª ed. - Lisboa : Escolar Editora, 2019. ISBN: 978-972-592-556-0 |
MANUELA MAGALHÃES HILL, MARIANA MARQUES DOS SANTOS;Investigação Operacional, Vol. 1, Edições Silabo, 2015. ISBN: 978-972-618-815-5 |
MANUELA MAGALHÃES HILL, MARIANA MARQUES DOS SANTOS, ANA LÍBANO MONTEIRO;Investigação Operacional, Vol. 3, Edições Silabo, 2015. ISBN: 978-972-618-816-2 |
As aulas são teórico-práticas, com exposição dos conceitos teóricos em quadro e/ou projecção de slides. A consolidação dos conceitos terá como base a resolução de exercícios práticos, sempre que possível, recorrendo a software adequado.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Estudo autónomo | Estudo | 94 | |
Outras | Participação Presencial | 18 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Total: | 160 |
Testes (individuais) 35% + 35% + Primeiro trabalho escrito 15% + Segundo trabalho escrito 15%.
Os trabalhos deverão ser submetidos através da plataforma de ELearning plataform de acordo com as datas finais definidas na PIA, usando a Turnitin database disponível na plataforma de ELearning.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame (individual) 100%.
No exame, a nota mínima é 9,5.
A avaliação segue o sistema geral de avaliações do ISAG-EBS.
Exame (individual) 100%.
No exame, a nota mínima é 9,5.
A avaliação segue o sistema geral de avaliações do ISAG-EBS.
Exame (individual) 100%.
No exame, a nota mínima é 9,5.
A avaliação segue o sistema geral de avaliações do ISAG-EBS.
As competências de carácter cognitivo são desenvolvidas através da exposição e discussão de problemas. As competências de partilha e trabalho em equipa são desenvolvidas em trabalhos de grupo/ exercícios resolvidos em aulas. As competências de comunicação são adquiridas em toda a UC.