Código: | LGE2333 | Sigla: | GOPER |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto | 3º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Outro: | 12,00 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Outro: | 12,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Serão demonstrados os princípios científicos de gestão das operações necessários para produzir os bens e serviços fornecidos por uma organização. A gestão de operações especifica de que modo a empresa utilizará as suas capacidades de produção e de serviços para assegurar a sustentabilidade da estratégia global da empresa. O Planeamento e Controlo das Operações associado à cadeia de fornecimento, ao sistema de informação e de logística, considerando os princípios de base do LEAN Manufacturing e as ferramentas mais adequadas ao Layout Fabril, garantem uma melhor compreensão dos sistemas transformadores e de serviços utilizados pelas organizações. Serão ainda ministrados os conhecimentos mais atuais no sucesso da gestão das operações das maiores organizações transformadoras e de serviços.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Proporcionar conhecimentos de Gestão de Operações que permitam identificarem técnicas e métodos modernos de resolução de problemas de produção e o estabelecimento de objetivos compatíveis com a estratégia da organização;
2. Reforçar o domínio científico e técnico sobre o planeamento a curto e médio prazos;
3. Desenvolver competências cognitivas sobre o Pensamento LEAN, a gestão da cadeia de fornecimento e a gestão de serviços;
4. Capacitar os alunos para a racionalização da utilização dos recursos das organizações.
Competências a desenvolver
1. Conceber sistemas de gestão de operações num processo produtivo integrado
2. Diagnosticar e resolver problemas de gestão das operações
3. Identificar os constrangimentos de um sistema produtivo
4. Implementar as correções ao nível da gestão das operações
5. Aplicar os conhecimentos na otimização de sistemas de produção existentes
6. Selecionar e utilizar métodos e técnicas da gestão de operações para a resolução de problemas.
1. Os componentes da gestão de operações
2. A gestão de operações na estratégia empresarial
A UC estrutura-se em 10 temáticas integradas e fundamentais na Gestão de Operações de empresas e outras organizações, iniciando-se pela identificação das componentes da GO e sua ligação à estratégia empresarial com os capítulos 1 e 2. Consideram-se os instrumentos estruturantes e de garantia do planeamento e controlo de operações, com recurso às metodologias mais recentes de lean manufacturing, Jit, kanban e kayzen com a abordagem dos capítulos 3 e 4. São trabalhados os métodos de layout organizacional, numa perspetiva de implementação de sistemas de qualidade com os capítulos 5 e 6. Faz-se um especial estudo da Cadeia de Fornecimento (Supply Chain Management) e das suas componentes como estrutura nuclear da Cadeia de Valor das organizações e Empresas, com recursos ao capítulo 7º, sem deixar de considerar as questões da manutenção industrial com o capítulo 8º, do tratamento dos sistemas de informação e avaliação da gestão de operações no capítulo 9º e tratando as questões do Global Compact das UN para as atividades económicas com a coerência e implicações na Gestão das Operações pela abordagem do capítulo 10º.
Stevenson, William J.;Operations Management, 14th Edition, McGraw-Hill, 2021. ISBN: 978-1260-57571-2 |
Santos, Gilberto;Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, 3ª Edição, Engebook, 2018. ISBN: 9789897232732 |
Pinto, João Paulo;Gestão de Operações na Indústria e Serviços, LIDEL, 2010. ISBN: 978972757741 |
Slack, N., Brandon-Jones, A. ;Operations Management, 9th Edition, Pearson, 2019. ISBN: 978-1-292-25396-1 |
Pinto, João Paulo;PENSAMENTO LEAN, , LIDEL, 2014. ISBN: ISBN: 9780070169876 |
Recorrer-se-á a aulas teórico-práticas onde se apresentarão e discutirão os conceitos, metodologias e técnicas da gestão de operações, planeamento, gestão da cadeia de fornecimento, avaliação de desempenho das operações e implementação do sistema de informação para gestão. Os conceitos e técnicas serão exemplificados por via da resolução de problemas e da análise de casos.
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no aprofundamento de conceitos teóricos, ilustrados através da abordagem de casos práticos sobre os vários temas da Gestão de Operações em contexto de sala da aula. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e que será aplicada na resolução e defesa de casos práticos. Para o efeito, utilizar-se-ão programas de software específicos existentes no mercado e exposições teóricas com recurso a data show. Será ainda fomentada a elaboração de relatórios de apresentação oral dos resultados obtidos em contexto simulado de reuniões de direção de empresa.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Estudo autónomo | Estudo | 50 | |
Avaliação | Teste/Exame | 4 | |
Trabalho de Grupo | Projectos | 49 | |
Total: | 160 |
2 testes de avaliação: 30% cada
1 Trabalho de E-Learning: 40%
Nos termos do Regulamento Geral:
Exame 100%
A Coerência das metodologias é garantida por um processo de ensino orientado pelo professor que define as estratégias e técnicas a serem utilizadas, nomeadamente uma abordagem adaptada pelo professor que determina o uso de informações e orienta a escolha dos recursos a serem utilizados. Serão utilizados os métodos de ensino coletivo e ensino em grupo em que se adotará a Exposição e Exposição Mista das matérias com apresentação de casos de estudo para debate e discussão em aula.