Código: | LGE2333 | Sigla: | GOPER |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto | 3º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Serão ministradas princípios científicos de gestão das operações necessários para produzir os bens e serviços fornecidos por uma organização. A gestão de operações específica de que modo a empresa utilizará as suas capacidades de produção e de serviços para assegurar a sustentabilidade da estratégia global da empresa. O Planeamento e Controlo das Operações associado à cadeia de fornecimento, ao sistema de informação e de logística, considerando os princípios de base do LEAN Manufacturing e as ferramentas mais adequadas ao Layout Fabril, garantem uma melhor compreensão dos sistemas transformadores e de serviços utilizados pelas organizações. Serão ainda ministrados os conhecimentos mais atuais no sucesso da gestão das operações das maiores organizações transformadoras e de serviços.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Proporcionar conhecimentos de Gestão de Operações que permitam identificarem técnicas e métodos modernos de resolução de problemas de produção e o estabelecimento de objetivos compatíveis com a estratégia da organização;
- Reforçar o domínio científico e técnico sobre o planeamento a curto e médio prazos;
- Desenvolver competências cognitivas sobre o Pensamento LEAN, a gestão da cadeia de fornecimento e a gestão de serviços;
- Capacitar os alunos para a racionalização da utilização dos recursos das organizações.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Conceber sistemas de gestão de operações num processo produtivo integrado
- Diagnosticar e resolver problemas de gestão das operações
- Identificar os constrangimentos de um sistema produtivo
- Implementar as correções ao nível da gestão das operações
- Aplicar os conhecimentos na otimização de sistemas de produção existentes
- Selecionar e utilizar métodos e técnicas da gestão de operações para a resolução de problemas.
1. Os componentes da gestão de operações
2. A gestão de operações na estratégia empresarial
3. Planeamento e controlo de operações ( MRP, JIT e OPT)
4. O pensamento lean manufacturing
5. A Qualidade na Gestão de Operações
6. O layout de Sistemas de Operações
7. Gestão da cadeia de fornecimento (SCM)
8. A manutenção industrial e a gestão de operações
9. Sistemas de informação e avaliação da gestão de operações
A UC estrutura-se em 9 temáticas integradas e fundamentais na Gestão de Operações de empresas e outras organizações, iniciando-se pela identificação das componentes da GO e sua ligação à estratégia empresarial. Consideram-se os instrumentos estruturantes e de garantia do planeamento e controlo de operações, com recurso às metodologias mais recentes de lean manufacturing, jit, kanban e kayzen. São trabalhados os métodos de layout organizacional, numa perspetiva de implementação de sistemas de qualidade. Faz-se um especial estudo da Cadeia de Fornecimento (Supply Chain Management) e das suas componentes como estrutura nuclear da Cadeia de Valor das organizações e Empresas, sem deixar de considerar as questões do tratamento dos sistemas de informação e avaliação da gestão de operações.
Stevenson, William J.;Operations Management, 13th Edition, McGraw-Hill., 2018 |
Pinto, João Paulo;PENSAMENTO LEAN, , LIDEL, 2014. ISBN: ISBN: 9780070169876 |
Santos, Gilberto;Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, 3ª Edição, Engebook, 2018. ISBN: 9789897232732 |
Pinto, João Paulo;Gestão de Operações na Indústria e Serviços, LIDEL, 2010. ISBN: 978972757741 |
Recorrer-se-á a aulas teórico-práticas onde se apresentarão e discutirão os conceitos, metodologias e técnicas da gestão de operações, planeamento, gestão da cadeia de fornecimento, avaliação de desempenho das operações e implementação do sistema de informação para gestão. Os conceitos e técnicas serão exemplificados por via da resolução de problemas e da análise de casos.
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no aprofundamento de conceitos teóricos, ilustrados através da abordagem de casos práticos sobre os vários temas da Gestão de Operações em contexto de sala da aula. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e que será aplicada na resolução e defesa de casos práticos. Para o efeito, utilizar-se-ão programas de software específicos existentes no mercado e exposições teóricas com recurso a data show. Será ainda fomentada a elaboração de relatórios de apresentação oral dos resultados obtidos em contexto simulado de reuniões de direção de empresa.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 100 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Total: | 160 |
2 testes de avaliação: 40% cada
2 Trabalho de E-Learning: 10% cada
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
Exame 100%
A Coerência das metodologias é garantida por um processo de ensino orientado pelo professor que define as estratégias e técnicas a serem utilizadas, nomeadamente uma abordagem adaptada pelo professor que determina o uso de informações, orienta a escolha dos recursos a serem utilizados, Todos os temas serão previamente remetidos para os alunos via sistema SIGARRA.
Serão utilizados os métodos de ensino coletivo e ensino em grupo em que se adotará a Exposição e Exposição Mista das matérias com apresentaão de casos de estudo para debate e discussão em aula.