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Marketing

Código: LGE2219    Sigla: MARK

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Página Web:https://www.isag.pt/isag/disciplinas_geral.formview?p_cad_codigo=LGE2219&pv_periodo_pe=1S&p_ano_lectivo=2019
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 4 ECTS 45 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE2N

Teórico-Práticas: 31,50
Seminário: 2,00
Outro: 12,00

LGE2D

Teórico-Práticas: 31,50
Seminário: 2,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Atualmente um dos principais objetivos do marketing consiste na criação de valor para os clientes, na construção de relacionamentos e na captação de valor para as organizações. Esta unidade curricular visa contribuir para o conhecimento e compreensão dos conceitos fundamentais associados ao marketing, considerando as suas componentes estratégica e operacional, tendo em conta o contexto dinâmico e global. Serão apresentadas e discutidas diversas situações concretas e casos práticos que os alunos devem analisar, apresentar e discutir criticamente, quer em termos individuais quer em termos coletivos.
 
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Definir o conceito de marketing e reconhecer a sua importância para o crescimento de uma organização/empresa.
2. Compreender a importância do diagnóstico para o marketing estratégico.
3. Compreender o comportamento de compra do consumidor e o seu processo de tomada de decisão.
4. Desenvolver atividades de segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento da oferta.
5. Identificar e desenvolver estratégias no âmbito das diferentes variáveis mix de marketing.
6. Combinar os diferentes elementos de marketing num plano coerente e saber como implementá-lo. 

Competências a desenvolver
- Dominar o conceito de Marketing e o seu contributo para as organizações/empresas.
- Compreender a perspetiva evolucionista e as envolvências do Marketing.
- Conhecer o processo de decisão e de compra e os principais fatores que influenciam o comportamento dos consumidores.
- Compreender a segmentação do mercado consumidor.
- Compreender o posicionamento como estratégia de Marketing.
- Desenvolver e relacionar as variáveis do Marketing-Mix.
- Desenvolver a elaboração de um plano de Marketing. 

Programa

1. Do Marketing 1.0 ao Marketing 5.0: evolução
1.1 Novos paradigmas de Comunicação de Marketing
1.2 As novas realidades do marketing
1.3 O Marketing de conteúdos
1.3.1 O Storytelling

2. O Plano de Marketing
2.1 Análise Interna e Externa
2.2 A Matriz SWOT
2.3 Missão, Visão, Valores
2.4 Segmentação e Posicionamento
2.5 O Marketing-Mix

3. O Consumidor e o comportamento de compra
3.1 A Ciência das Compras
3.2 A dinâmica do processo de tomada de decisão
3.3 A demografia das compras
3.4 O fator experiencial
3.5 A configuração do espaço físico
3.6 "Store design and experience": tendências atuais
3.7 A importância do espaço físico

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo 1 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 1; 
- O objetivo 2 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2; 
- O objetivo 3 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 3; 
- O objetivo 4 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2; 
- O objetivo 5 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2; 
- O objetivo 6 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;

Bibliografia Principal

Moutinho, L. et al.;Marketing Futureland, Lidel Editores, 2022
Kotler, et al;Marketing 5.0, Actual Editora, 2021

Bibliografia Complementar

Kotler, P. & Armstrong, G.;Principles of Marketing, Pearson, 2020
Kotler, P.;Marketing 4.0, Editora Atual, 2017

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  3
Trabalho de Grupo  Projectos  10
Avaliação  Teste/Exame  3
Outras  Participação Presencial  12
Estudo autónomo  Estudo  49
  Total: 107

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.