Macroeconomia
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE2N
LGE2D
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular de Macroeconomia pretende dotar o aluno de conhecimentos básicos para a compreensão dos movimentos agregados das economias dos mercados contemporâneos e a resolução de problemas macroeconómicos. Permite ainda ter uma visão macroeconómica da atividade económica global.
Objetivos e resultados esperados de aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos conceptuais, analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas macroeconómicos.
Neste sentido esta unidade curricular assume como principais objetivos:
1. Descrever a macroeconomia como uma ciência e analisar o seu objeto;
2. Identificar as variáveis macroeconómicas fundamentais e os principais problemas e questões macroeconómicas, nomeadamente o desemprego a inflação e o ciclo económico;
3. Medir e descrever o funcionamento global da economia, através do cálculo dos principais agregados macroeconómicos;
4. Analisar os modelos macroeconómicos básicos, tanto em economia fechada, como em economia aberta, designadamente o equilíbrio do mercado de bens e serviços e do mercado monetário, e perspetivar as implicações de política económica de cada um dos modelos;
5. Compreender os determinantes do crescimento económico e reconhecer os ciclos económicos.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
1. Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em macroeconomia;
2. Interpretar estudos, relatórios e notícias da atualidade de contudo macroeconómico;
3. Adotar uma visão panorâmica da dinâmica económica mundial e perceber a forma como as economias se encontram interligadas;
4. Saber quando e como utilizar os diversos instrumentos de política macroeconómica à disposição dos economistas com o intuito de obter determinado resultado previsto;
5. Saber interpretar a evolução macroeconómica global, identificando causas e consequências de medidas adotadas a nível nacional ou mundial.
Programa
O Programa da unidade curricular está organizado do seguinte modo:
1. Introdução
1.1 - Conceitos e objetivos macroeconómicos
1.2 - Principais problemáticas macroeconómicas
1.3 - A evolução do pensamento económico
2. A Medição da Atividade Económica
2.1 A Contabilidade Nacional: agregados e identidades fundamentais
2.2 A Inflação
2.3 O Desemprego
2.4 A Balança de Pagamentos
3. A análise Macroeconómica de curto prazo, em Economia fechada
3.1 O Mercado de bens e serviços e a curva IS
3.1.1 O consumo
3.1.2 O investimento
3.1.3 O equilíbrio no mercado de bens e serviços
3.2 O mercado monetário e a curva LM
3.2.1 A procura de moeda
3.2.2 A oferta de moeda
3.2.3 O equilíbrio no mercado monetário
3.3 A Procura agregada e o equilíbrio IS-LM
3.3.1 O equilíbrio no mercado real e monetário: o modelo IS-LM
3.3.2 As políticas monetárias e orçamental
3.4 Fundamentos da procura e oferta agregadas
3.4.1 As curvas AS e AD
3.4.2 As perspetivas clássica e Keynesiana
4. A análise Macroeconómica de curto prazo, em Economia aberta
4.1 O mercado cambial
4.1.1 Os regimes de taxas de câmbio
4.1.2 Taxa de câmbio e competitividade
4.2 O modelo IS-LM em economia aberta
4.2.1 O modelo IS-LM-BP
4.2.2 Implicações de política orçamental, monetária e cambial do modelo em cada regime cambial
4.2.3 O modelo de Mundell-Fleming
5. A Macroeconomia no médio e longo prazo
5.1 A inflação e o desemprego: a curva de Phillips
5.2 O crescimento económico
5.3. Ciclos Económicos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa proposto permite dotar os alunos dos conhecimentos necessários e que desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
O capítulo 1 dá resposta ao objetivo 1, apresentando os conceitos fundamentais da macroeconomia;
O capítulo 2 vai ao encontro do proposto nos objetivos 2 e 3, através da identificação das variáveis macroeconómicas fundamentais e principais questões macroeconómicas, bem como a medição dos principais indicadores.
Os capítulos 3 e 4 permitem a correspondência com o objetivo 4, garantindo o conhecimento sobre os principais modelos macroeconómicos.
O capítulo 5 apresentará os conteúdos que permitem responder ao objetivo 5 que consiste no reconhecimento dos ciclos económicos e crescimento económico.
Bibliografia Principal
BURDA, M. & WYPLOSZ, C. ;Macroeconomics (8th Edition), Oxford, 2022. ISBN: 9780192893574 |
MANKIW, N. G.;Macroeconomics (11th Edition), Macmillan, 2022. ISBN: 9781319387990 |
Bibliografia Complementar
HEIJDRA, B.;Foundations of Modern Macroeconomics: Exercise and Solutions Manual (3th Edition), Oxford, 2017. ISBN: 9780198784159 |
PINHO, M.;Macroeconomia Teoria e Prática Simplificada (3.ª Edição), Edições Sílabo, 2022. ISBN: 9789895612086 |
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W.;Macroeconomics (19ª Edição), Mcgraw-Hill, 2011. ISBN: 9789899717237 |
Métodos de Ensino
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica, pesquisas nas principais bases de dados económicas nacionais e internacionais (INE, Banco de Portugal, OCDE, entre outras), a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação.
Com o decurso das aulas, os alunos serão motivados a expressarem a sua opinião acerca dos conteúdos expostos e debater assuntos da atualidade económica.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
3 |
|
Outras |
Participação Presencial |
15 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
93 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
- Dois trabalho individuais escritos realizado em e-learning com uma ponderação de 20% na nota final (10% cada).
- Dois testes escritos individuais, com uma ponderação global de 80% na nota final (40% cada).
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Teste escrito individual com a ponderação de 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de pesquisa, síntese e de comunicação escrita e oral de análise crítica sobre os principais temas macroeconómicos. Serão apresentadas e analisadas com os alunos, em contexto de sala de aula, as principais bases de dados Macroeconómicas, nacionais e internacionais, e interpretados os principais indicadores macroeconómicos.
Será encorajada a apresentação de temas da atualidade económica e política e sua discussão. A capacidade de compreensão e análise crítica das temáticas lecionadas será também validada através da realização de trabalhos escritos. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Com foco na utilização de metodologias distintas, que incluem a exposição teórica, realização de exercícios práticos e a discussão em aula de assuntos atuais da economia, pretende-se a obtenção de sinergias entre os diversos métodos e o estímulo ao desenvolvimento de um raciocínio macroeconómico.
Com estas distintas abordagens o aluno terá acesso não só à componente teórica dos conteúdos programáticos, como também a ferramentas que lhe permitam compreender a aplicabilidade prática dos raciocínios no contexto da economia real.