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Controlo Interno de Operações

Código: LGE2114    Sigla: CIOPE

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 2 ECTS 15 53

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1D

Teórico-Práticas: 7,50

LGE1N

Teórico-Práticas: 10,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo Descritivo da Unidade Curricular
Serão ministradas princípios científicos de Controlo Interno de Operações nas Organizações tendo como foco a produção de bens e serviços colocados no mercado. O Controlo Interno de Operações específica de que modo a empresa utilizará as suas capacidades de produção e de serviços para assegurar a sustentabilidade da sua estratégia no mercado. O Planeamento e Controlo das Operações associado à cadeia de fornecimento, ao sistema de informação e de logística, 
Garantir uma melhor compreensão do Controlo Interno de Operações em sistemas transformadores e de serviços utilizados pelas organizações. Serão ainda ministrados os conhecimentos mais atuais no sucesso da gestão das operações das maiores organizações transformadoras e de serviços.
As empresas devem dispor de um sistema de controlo das suas operações internas, quer dos seus ativos para perceber em que condições estão a ser transacionados, ou como estão a ser usados na atividade operacional. 
Esta unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimentos acerca dos Key Process Information (KPI's) das suas operações internas incluindo os indicadores económicos e financeiros da empresa.

Objetivos e resultados de aprendizagem
São objetivos desta unidade curricular:
- Interpretar o Controlo Interno de Operações de um sistema transformador e produtor de bens e serviços para o mercado
- Identificar as principais variáveis que influenciam o desempenho de uma organização;
- Identificar as caraterísticas fundamentais de um processo de transformação;
- Identificar as medidas de controlo interno de operações;
- Caraterizar as operações de transformação;
- Caracterizar os diferentes tipos de ativos de uma empresa;
- Perceber a importância dos KPI's na avaliação de uma empresa;
- Identificar a necessidade de tomada de decisões em função dos valores dos KPI's.

Competências a desenvolver
Criar e desenvolver competências que permitam compreender e interpretar:
- os tipos de operações existentes num sistema produtor;
- A determinação dos KPI's essenciais para medir o desempenho de um Sistema Produtor;
- as medidas de controlo de um processo transformador;
- saber comparar dois ou mais sistemas de transformação a partir dos valores dos seus KPIS's;
- identificar os principais ativos fixos detidos pela empresa, o seu estado de uso e necessidades de novos investimentos.

Programa

1. A Importância do Controle de Operações Internas nas Organizações, Natureza e Objetivos
2. O contexto do controle interno de operações em organizações que criam valor de mercado
3. Organizações e Gestão de Operações - - Objetivo das Operações
4. Produtividade e Competitividade - Definições, Medida e tendência de produtividade
5. Planeamento em processos de Criação de Valor - PERT / CPM; MRP; JIT / KANBAN
6. Estratégia de Operações
6.1. Objetivos Estratégicos e Operacionais
7. Dimensões competitivas de operações
8. O ciclo de vida dos produtos
9. Operações devido ao fluxo de material
10. Operações baseadas na política de stocks
11. Planeamento e Controle de Operações - Sistemas ERP
12. Gestão da Cadeia de Abastecimento (SCM) e Avaliação de Desempenho
13. Os KPIs de controle de operações internas
13.1. Produtividade e Eficiência
13.2. Disponibilidade e capacidade
13.3. Nível de serviço e rotação de stocks
13.4. Qualidade e tempo de ciclo
14. Métricas orientadoras e o SCORECARD
15. Controlo operacional de ativos fixos: - Tipos de ativos fixos; - Métodos de depreciação e valor contabilístico;

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, e em função dos objetivos a alcançar e competências a adquirir pelos alunos. As componentes de aprendizagem são teóricas e práticas, pretendendo-se que os alunos compreendam a importância dos sistemas de controlo interno de operações, bem como quais são os seus principais mecanismos. A um nível micro, pretende-se que caracterizem operações de transformação que possibilitam a avaliação de desempenho das empresas e identifiquem a um nível mais macro, que analisem e interpretem a dinâmica das empresas no que se refere ao controlo interno que resulta dessas operações. No global, pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar e desenvolver os conhecimentos ministrados na unidade curricular à sua prática profissional.

Bibliografia Principal

Lopes, I. T.;Auditoria Financeira: Do Controlo Interno Ao Controlo Externo Independente, Edições Almedina, 2023
Slack; N. et al;Operation Management, McGraw-Hill, 2018

Bibliografia Complementar

Foundations of the Balanced Scorecard¿, 2012, Harvard Business School PDF FREE BOOK;Foundations of the Balanced Scorecard, Harvard Business School , 2012

Métodos de Ensino

Apresentação teórica seguida de discussão de casos teórico-práticos sobre as matérias abordadas nas aulas


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  15
Avaliação  Teste/Exame  4
Estudo autónomo  Estudo  34
  Total: 53

Avaliação Contínua

- Testes escritos individuais: 2 (cada um com ponderação de 45%)
- Trabalho Pratico: 1, submetido través da plataforma E-Learning ( com ponderação de 10%)

Nos termos do Regulamento Geral:


a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame escrito individual: 1 (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de procedimentos e documentos essenciais ao funcionamento das empresas. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na avaliação da relevância dos sistemas de controlo interno, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.