Soft Skills
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE1D
LGE1N
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Descrição resumida da unidade curricular
Esta unidade curricular visa apresentar as competências pessoais enquanto ferramentas fundamentais para o sucesso no mercado de trabalho e na vida. A partir de um enquadramento teórico, os alunos serão convidados a realizar dinâmicas de caráter prático, tendo como objetivo a integração do conhecimento pela experiência.
Objetivos e resultados de aprendizagem
1. Reconhecer as competências pessoais como uma vantagem para as organizações;
2. Identificar soft skills como potenciais de desenvolvimento humano;
3. Reconhecer a importância das soft skills para as relações interpessoais e profissionais;
4. Desenvolver competências pessoais a partir de dinâmicas vivenciais.
Competências a desenvolver
1. Adotar as atitudes convenientes a diferentes situações;
2. Saber utilizar as diferentes soft skills;
3. Desenvolver recursos de comunicação;
4. Desenvolver capacidades de trabalho de equipa, networking e resolução de problemas;
5. Estimular o pensamento crítico, capacidade de adaptação e resiliência;
6. Desenvolver competências ao nível da positividade, gestão de tempo e motivação.
Programa
1. Atitudes e comportamentos
2. Comunicação
3. Pensamento criativo
4. Trabalho em equipa e networking
5. Ética e pensamento crítico
6. Positividade e inteligência emocional
7. Tomada de decisões e gestão de tempo
8. Motivação e flexibilidade
9. Resolução de problemas e conflitos
10. Capacidade de adaptação e resiliência
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos foram definidos em estreita relação com os objetivos desta unidade curricular numa ótica de fomentar nos alunos um conjunto de competências e conhecimentos de base para o desenvolvimento de recursos que promovam os seus potenciais no domínio das soft skills fundamentais.
Bibliografia Principal
Fernanda Martins;Gestão de Talentos, LisbonPress, 2020 |
Martins, D; Marques, R,;A Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica, Editora RH, 2019 |
Bibliografia Complementar
Shayanipour, Z., Imani, M. e Karimzadeh, S.;An Appropriate Model for Talent Management Based On Emotional, Organizational and Cultural Intelligence, Journal of Educational Sociology 2017, 1(5): 66-77, 2017 |
Toro, R. ;La inteligência afetiva. , Editorial Cuarto Proprio, 2012 |
Métodos de Ensino
Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem serão, também, utilizados métodos audiovisuais.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
15 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Estudo autónomo |
Teste/Exame |
34 |
|
|
Total: |
53 |
Avaliação Contínua
- Trabalho prático, submetido através da plataforma e-learning: (30%)
- Teste escrito individual: 2 (35% +35%)
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Uma prova escrita: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias consideradas têm em conta as características da unidade curricular. O seu caráter vivencial, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.