Microeconomia
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE1D
LGE1N
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
A Microeconomia constitui uma das grandes áreas de conhecimento da economia, que trata sobretudo do estudo de entidades individuais como os mercados, as empresas e as famílias. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, comportamentos dos consumidores e empresas e papel do Estado nos mercados.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos conceptuais, analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas microeconómicos.
Os principais objetivos da unidade curricular de Microeconomia assentam na explicação dos comportamentos dos consumidores e dos produtores, e do funcionamento dos mercados.
De acordo com os conteúdos lecionados os alunos serão capazes de:
1. Compreender os conceitos e problemas fundamentais da economia relacionados sobretudo com a escassez, custo de oportunidade e eficiência económica.
2. Explicar o funcionamento dos mercados competitivos, compreender a interação entre oferta e procura para a determinação do equilíbrio e da eficiência do mercado;
3. Perceber os principais determinantes que orientam as decisões e escolhas do consumidor;
4. Compreender o comportamento das empresas e os objetivos que orientam as suas atividades;
5. Identificar e discutir exemplos de mercados concretos;
6. Entender o relacionamento entre o Estado e o mercado, especialmente na determinação dos preços, oferta de bens públicos e controlo das externalidades.
Competências a desenvolver
De acordo com os conteúdos lecionados o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender as decisões quotidianas dos agentes económicos, as suas motivações e a forma como influenciam o equilíbrio dos mercados;
2. Entender como se organizam e funcionam os mercados e como os consumidores e as empresas alteram constantemente as suas posições face a estímulos variados;
3. Determinar os fatores que condicionam a determinação dos preços, especialmente ao nível da estrutura de custos das empresas e intervenção do Estado sobre os mercados;
4. Indicar o comportamento estratégico das empresas mais ajustado às condicionantes dos mercados, de modo a atingirem eficazmente os seus objetivos;
5. Construir e interpretar representações gráficas, pesquisar, trabalhar e analisar dados estatísticos e percecionar os fatores que condicionam o processo evolutivo dos mercados.
Programa
1 Introdução à Microeconomia
1.1 Conceitos básicos
1.2 Os problemas económicos fundamentais
2 Funcionamento dos Mercados Competitivos
2.1 A Procura e a Oferta.
2.2 O Equilíbrio de Mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor
3 Teoria do Consumidor
3.1 Restrição Orçamental.
3.2 Utilidade e preferências do consumidor.
3.3 Escolha do consumidor.
3.4 O Efeito Rendimento e Efeito Substituição.
4 Teoria da Empresa
4.1 Tecnologia e Função de Produção.
4.2 Rendimentos e Custos de produção.
4.3 As Estruturas de Mercados.
4.4 Comportamento Estratégico.
5 Intervenção do Estado nos Mercados
5.1 Controlo dos preços.
5.2 Política fiscal.
5.3 Limitação do poder de mercado.
5.4 Externalidades e Bens públicos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa proposto permite dotar os alunos dos conhecimentos necessários e que desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1, apresentando-se os conceitos fundamentais da microeconomia;
O capitulo 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2, através da explicitação dos mecanismos que conduzem ao equilíbrio dos mercados;
O capítulo 3 permite a correspondência com o objetivo 3, garantindo o conhecimento sobre os conceitos fundamentais da teoria do consumidor.
O capítulo 4 apresentará os conteúdos que permitem responder aos objetivos 4 e 5 que consiste no reconhecimento das decisões das empresas e da caracterização de diferentes estruturas de mercado.
O capítulo 5 corresponde aos conteúdos necessários à concretização dos objetivo 6, que pretende identificar o papel do Estado no funcionamento e equilíbrio do mercado.
Bibliografia Principal
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W.;Economia (19ª Edição), Mcgraw-Hil, Lisboa, 2012 |
PINDYCK, R. & RUBINFELD. D.;Microeconomics (9th Edition), Pearson, 2017. ISBN: 978-0134184241 |
Bibliografia Complementar
MANKIW, N.;Principles of Economics (9th Edition), Cengage Learning, 2020. ISBN: 9780357038314 |
LIPSEY, R. & CHRYSTAL, K.;Economics (14th Edition), 2020. ISBN: 9780198791034 |
Métodos de Ensino
Os conteúdos serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Serão realizados seminários que pretendem a ligação dos conceitos teóricos ao contexto da economia real.
Será encorajada e valorizada uma atitude pró-ativa e participativa em contexto de sala de aula, e incentivada uma postura crítica sobre os conteúdos expostos e assuntos da atualidade microeconómica.
A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
4 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
95 |
|
Outras |
Participação Presencial |
12 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
- Dois trabalho individuais escritos realizado em e-learning com uma ponderação de 20% na nota final (10% cada).
- Dois testes escritos individuais, com uma ponderação global de 80% na nota final (40% cada).
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Teste escrito individual: 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Com foco na utilização de metodologias distintas, que incluem a exposição teórica, a realização de seminários, a realização de exercícios práticos e a discussão em aula de assuntos atuais da economia (designadamente através do comentário de notícias veiculadas na comunicação social sobre as temáticas lecionadas). Pretende-se a obtenção de sinergias entre os diversos métodos e o estímulo ao desenvolvimento de um raciocínio microeconómico.
Com estas distintas abordagens o aluno terá acesso não só à componente teórica dos conteúdos programáticos, como também a ferramentas que lhe permitam compreender a aplicabilidade prática dos raciocínios microeconómicos no contexto da economia real.