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Microeconomia

Código: LGE2112    Sigla: MICR

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 61 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1D

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 4,00
Outro: 12,00

LGE1N

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 4,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,26
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A Microeconomia constitui uma das grandes áreas de conhecimento da economia, que trata sobretudo do estudo de entidades individuais como os mercados, as empresas e as famílias. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, comportamentos dos consumidores e empresas e papel do Estado nos mercados.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos conceptuais, analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas microeconómicos.

Os principais objetivos da unidade curricular de Microeconomia assentam na explicação dos comportamentos dos consumidores e dos produtores, e do funcionamento dos mercados.
De acordo com os conteúdos lecionados os alunos serão capazes de:
1. Compreender os conceitos e problemas fundamentais da economia relacionados sobretudo com a escassez, custo de oportunidade e eficiência económica.
2. Explicar o funcionamento dos mercados competitivos, compreender a interação entre oferta e procura para a determinação do equilíbrio e da eficiência do mercado;
3. Perceber os principais determinantes que orientam as decisões e escolhas do consumidor;
4. Compreender o comportamento das empresas e os objetivos que orientam as suas atividades;
5. Identificar e discutir exemplos de mercados concretos;
6. Entender o relacionamento entre o Estado e o mercado, especialmente na determinação dos preços, oferta de bens públicos e controlo das externalidades.

Competências a desenvolver
De acordo com os conteúdos lecionados o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender as decisões quotidianas dos agentes económicos, as suas motivações e a forma como influenciam o equilíbrio dos mercados;
2. Entender como se organizam e funcionam os mercados e como os consumidores e as empresas alteram constantemente as suas posições face a estímulos variados;
3. Determinar os fatores que condicionam a determinação dos preços, especialmente ao nível da estrutura de custos das empresas e intervenção do Estado sobre os mercados;
4. Indicar o comportamento estratégico das empresas mais ajustado às condicionantes dos mercados, de modo a atingirem eficazmente os seus objetivos;
5. Construir e interpretar representações gráficas, pesquisar, trabalhar e analisar dados estatísticos e percecionar os fatores que condicionam o processo evolutivo dos mercados.


Programa

1 INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
1.1 Conceitos básicos
1.2 Os problemas económicos fundamentais

2 FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS COMPETITIVOS
2.1 A Procura e a Oferta.
2.2 O Equilíbrio de Mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor

3 TEORIA DO CONSUMIDOR
3.1 Restrição Orçamental.
3.2 Utilidade e preferências do consumidor.
3.3 Escolha do consumidor.
3.4 O Efeito Rendimento e Efeito Substituição.

4 TEORIA DA EMPRESA
4.1 Tecnologia e Função de Produção. 
4.2 Rendimentos e Custos de produção. 
4.3 As Estruturas de Mercados. 
4.4 Comportamento Estratégico. 

5 INTERVENÇÃO DO ESTADO NOS MERCADOS
5.1 Controlo dos preços.
5.2 Política fiscal. 
5.3 Limitação do poder de mercado. 
5.4 Externalidades e Bens públicos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite dotar os alunos dos conhecimentos necessários e que desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:

O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1, apresentando-se os conceitos fundamentais da microeconomia;
O capitulo 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2, através da explicitação dos mecanismos que conduzem ao equilíbrio dos mercados;
O capítulo 3 permite a correspondência com o objetivo 3, garantindo o conhecimento sobre os conceitos fundamentais da teoria do consumidor.
O capítulo 4 apresentará os conteúdos que permitem responder aos objetivos 4 e 5 que consiste no reconhecimento das decisões das empresas e da caracterização de diferentes estruturas de mercado.
O capítulo 5 corresponde aos conteúdos necessários à concretização dos objetivo 6, que pretende identificar o papel do Estado no funcionamento e equilíbrio do mercado.

Bibliografia Principal

PINDYCK, R. & RUBINFELD. D.;Microeconomics (9th Edition), Pearson, 2017. ISBN: 978-0134184241
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ; Economia (19ª Edição), Mcgraw-Hil, Lisboa, 2012

Bibliografia Complementar

LIPSEY, R. & CHRYSTAL, K. (13th edition);Economics , Oxford, 2015
MANKIW, N.;Principles of Economics (8th Edition), Cengage Learning, 2018. ISBN: 978-1305585126

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Serão realizados seminários que pretendem a ligação dos conceitos teóricos ao contexto da economia real.
Será encorajada e valorizada uma atitude pró-ativa e participativa em contexto de sala de aula, e incentivada uma postura crítica sobre os conteúdos expostos e assuntos da atualidade microeconómica. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Participação Presencial  4
Outras  Participação Presencial  12
Estudo Autónomo  Estudo  96
Avaliação  Teste/Exame  3
  Total: 160

Avaliação Contínua

Dois trabalho individuais escritos realizado em e-learning com uma ponderação de 20% na nota final (10% cada).

Dois testes escritos individuais, com uma ponderação global de 80% na nota final (40% cada).

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com foco na utilização de metodologias distintas, que incluem a exposição teórica, a realização de seminários, a realização de exercícios práticos e a discussão em aula de assuntos atuais da economia (designadamente através do comentário de notícias veiculadas na comunicação social sobre as temáticas lecionadas). Pretende-se a obtenção de sinergias entre os diversos métodos e o estímulo ao desenvolvimento de um raciocínio microeconómico.
Com estas distintas abordagens o aluno terá acesso não só à componente teórica dos conteúdos programáticos, como também a ferramentas que lhe permitam compreender a aplicabilidade prática dos raciocínios microeconómicos no contexto da economia real.