Estatística Aplicada
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE1N
LGE1DA
LGE1DB
Software
PSPP
Excel
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular constitui uma introdução ao estudo da teoria das probabilidades e da inferência estatística pretendendo-se a compreensão e aplicação dos seus principais conceitos e métodos.
OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
- Descrever e usar de forma apropriada as principais distribuições probabilísticas discretas e contínuas;
- Inferir parâmetros populacionais com base em distribuições amostrais;
- Aplicar técnicas usuais em probabilidade e estatística nos processos de tomada de decisão.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de aplicar adquadamente técnicas de inferência estatística;
- Compreensão da necessidade e aplicação da análise crítica no processo de tomada de decisão;
- Capacidade de desenvolver trabalho de pesquisa e investigação de forma autónoma.
Programa
Capítulo 1 - Teoria da Probabilidade
1. Experiência aleatória; espaço de resultados, acontecimentos.
2. Conceitos de probabilidade. Probabilidade condicional. Teorema de Bayes. Acontecimentos independentes.
Capítulo 2 - Distribuições Teóricas e Aproximações
1. Distribuições discretas: Binomial e Poisson.
2. Distribuições contínuas: Normal, t de Student e Qui-quadrado.
3. Teorema do Limite Central.
Capítulo 3 - Inferência Estatística
1. Distribuição por amostragem.
2. Estimativa pontual.
3. Estimativa intervalar (intervalos de confiança).
4. Testes de hipóteses: Conceitos básicos. Testes paramétricos e não paramétricos.
Bibliografia Principal
Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J., Pimenta, F. e Pimenta, C.;Introdução à Estatística (3ª edição), Escolar Editora, 2015. ISBN: 9789725924686 (Pode ser ultilizada a 2.ª versão de 2010) |
Bibliografia Complementar
Webster, A.L.;Estatística Aplicada à Administração e Economia, Editora McGraw-Hill, 2006 |
PSPP Users¿ Guide |
António Carvalho Pedrosa e Sílvio Marques A. Gama;Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística, Porto Editora, 2007. ISBN: 978-972-0-06056-3 |
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos. Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras, no Excel e no software estatístico específico PSPP.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avalição escrita |
Teste/Exame |
3 |
|
Atividades e-learning |
Estudo |
10 |
|
Estudo individual |
Estudo |
72 |
|
Trabalho de Grupo |
Trabalho laboratorial ou de campo |
30 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
1. Trabalho de campo com ponderação de 30% na nota final.
2. Tarefas propostas com submissão na plataforma elearning com ponderação 10%.
3. Testes individuais escritos com ponderação de 60% (30% de ponderação afeto a cada teste) na nota final.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Exame individual escrito. E nos termos do artigo 41º do Regulamento da Licenciatura:
- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Exame individual escrito com ponderação de 100% na nota final.