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Estatística Aplicada

Código: LGE2110    Sigla: ESTAPL

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1N

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 0,00

LGE1DA

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

LGE1DB

Teórico-Práticas: 42,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Software

PSPP

Excel

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular constitui uma introdução ao estudo da teoria das probabilidades e da inferência estatística pretendendo-se a compreensão e aplicação dos seus principais conceitos e métodos.

OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
- Descrever e usar de forma apropriada as principais distribuições probabilísticas discretas e contínuas; 
- Inferir parâmetros populacionais com base em distribuições amostrais;
- Aplicar técnicas usuais em probabilidade e estatística nos processos de tomada de decisão.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de aplicar adquadamente técnicas de inferência estatística;
- Compreensão da necessidade e aplicação da análise crítica no processo de tomada de decisão;
- Capacidade de desenvolver trabalho de pesquisa e investigação de forma autónoma.

Programa

Capítulo 1 - Teoria da Probabilidade
1. Experiência aleatória; espaço de resultados, acontecimentos. 
2. Conceitos de probabilidade. Probabilidade condicional. Teorema de Bayes. Acontecimentos independentes.

Capítulo 2 - Distribuições Teóricas e Aproximações
1. Distribuições discretas: Binomial e Poisson.
2. Distribuições contínuas: Normal, t de Student e Qui-quadrado. 
3. Teorema do Limite Central.

Capítulo 3 - Inferência Estatística
1. Distribuição por amostragem.
2. Estimativa pontual.
3. Estimativa intervalar (intervalos de confiança).
4. Testes de hipóteses: Conceitos básicos. Testes paramétricos e não paramétricos.

Bibliografia Principal

Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J., Pimenta, F. e Pimenta, C.;Introdução à Estatística (3ª edição), Escolar Editora, 2015. ISBN: 9789725924686 (Pode ser ultilizada a 2.ª versão de 2010)

Bibliografia Complementar

Webster, A.L.;Estatística Aplicada à Administração e Economia, Editora McGraw-Hill, 2006
PSPP Users¿ Guide
António Carvalho Pedrosa e Sílvio Marques A. Gama;Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística, Porto Editora, 2007. ISBN: 978-972-0-06056-3

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos. Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras, no Excel e no software estatístico específico PSPP.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avalição escrita  Teste/Exame  3
Atividades e-learning  Estudo  10
Estudo individual  Estudo  72
Trabalho de Grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  30
  Total: 160

Avaliação Contínua

1. Trabalho de campo com ponderação de 30% na nota final.

2. Tarefas propostas com submissão na plataforma elearning com ponderação 10%.

3. Testes individuais escritos com ponderação de 60% (30% de ponderação afeto a cada teste) na nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame individual escrito. E nos termos do artigo 41º do Regulamento da Licenciatura: 

- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Exame individual escrito com ponderação de 100% na nota final.