Contabilidade Empresarial I
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE1D
LGE1N
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo Descritivo da Unidade Curricular
Esta unidade curricular é composta
por 2 componentes:A 1ª componente aborda o enquadramento da contabilidade empresarial, no âmbito da atividade económica e financeira, a sua evolução histórica, conceito e afins, a metodologia da contabilidade centrada no património, elementos constitutivos e sua representação e analisa a normalização e regulação da contabilidade, com destaque para o sistema de normalização contabilística.
Na 2ª componente, procede-se ao estudo das operações contabilísticas, centrada no estudo das contas que integram: os meios financeiros líquidos; as contas a receber e a pagar; os inventários e ativos biológicos; os investimentos; os gastos e os rendimentos e resultados.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Compreender, interpretar e estruturar os conhecimentos básicos da disciplina de contabilidade, nomeadamente:
1. Descrever e aplicar os conceitos contabilísticos fundamentais.
2. Descrever a estrutura conceptual da informação financeira.
3. Compreender como representar o património e os resultados;
4. Aplicar o método contabilístico;
5. Elaborar as demonstrações financeiras: Balanço e Demonstração dos Resultados por Natureza.
6. Descrever o processo de harmonização e normalização contabilísticas.
7. Compreender e aplicar o Sistema de Normalização Contabilística na contabilização de factos patrimoniais relacionados com meios financeiros líquidos, compras e outras operações com fornecedores, vendas e outras operações com clientes, inventários e ativos fixos tangíveis.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
1. Identificar as relações estabelecidas entre as unidades económicas e interpretar o circuito económico-financeiro;
2. Classificar elementos patrimoniais;
3. Interpretar o valor do património;
4. Registar e interpretar as variações ocorridas nas contas e distinguir variações permutativas de modificativas;
5. Compreender os conceitos básicos do SNC;
6. Movimentar contas de balanço e contas de resultados;
7. Elaborar o Balanço e a Demonstração dos Resultados.
Programa
Capítulo I: Conceitos fundamentais
1. Fundamentos da Contabilidade Financeira
1.1. Introdução
1.2. O património
1.3. Inventário e balanço
1.4. A conta
1.5. Métodos de registo contabilístico
1.6. Lançamentos
1.7. O diário e o razão
1.8. Balancetes e balanços
1.9. Sistemas contabilísticos
2. Harmonização e Normalização Contabilística
2.1. Introdução
2.2. Referenciais contabilísticos na União Europeia
2.3. Normalização contabilística nacional
2.3.1. O referencial IASB/UE
2.3.2. Entidades normalizadoras
2.3.3. Regime supletivo
2.4. As normas contabilísticas e de relato financeiro
3. Estrutura concetual da contabilidade financeira (EC)
3.1. Objetivo das demonstrações financeiras
3.2. Pressupostos subjacentes
3.3. Características qualitativas das demonstrações financeiras
3.4. Elementos das demonstrações financeiras
3.5. Reconhecimento dos elementos das demonstrações financeiras
3.6. Mensuração dos elementos das Demonstrações financeiras
3.7. Conceitos de capital e manutenção de capital
4. Preparação e apresentação das demonstrações financeiras
4.1. Estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras (NCRF 1 e 2)
4.2. Políticas contabilísticas (NCRF 4)
Capítulo II: A contabilização das operações da atividade
5. Caixa, depósitos bancários e instrumentos financeiros (EC,NCRF 23 e 27)
6. Compras, FSE€s e outras operações com fornecedores (EC, NCRF 27)
7. Vendas, prestações de serviços e contas a receber (EC, NCRF 20, 23 e 27)
8. Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) na contabilização das operações
9. Gastos e operações com pessoal (EC e NCRF 27 e 28)
10. Inventários e ativos biológicos (EC, NCRF 18 e 17)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa previsto da unidade curricular Contabilidade Empresarial I permite que os estudantes adquiram conhecimentos e desenvolvam as competências definidas como objetivos, na medida em que: a) o Capítulo I visa dar resposta aos objetivos 1 a 6., tendo em conta que são estudados os princípios fundamentais da contabilidade financeira. b) o Capítulo II está em consonância com o preconizado no objetivo 7., supra, sendo abordado os reconhecimentos e procedimentos contabilísticos associados à movimentação das contas das demonstrações financeiras.
Bibliografia Principal
António Borges, Azevedo Rodrigues, José Azevedo Rodrigues e Rogério Rodrigues;Elementos de Contabilidade Geral De acordo com o SNC (27ª Edição), Áreas Editora, 2021. ISBN: ISBN: 9789899010048 |
Rosa Lopes, Carlos; Rui Pires, João; Covane, Samuel; Rabaça, Brasiliano; Oliveira, Daniel e Malaquias, Rui;Manual de Contabilidade, Escolar Editora, 2020 |
Bibliografia Complementar
Normativo contabilístico nacional , disponível em: www.cnc.min-financas.pt |
Weygandt, Jerry J.; Kimmel, Paul D. e Kieso, Donald E;Financial Accounting, Wiley, 2012. ISBN: 978-0-470-55200 |
Lourenço, Isabel; Lopes, Ana Isabel e Morais, Ana Isabel ;Fundamentos de Contabilidade Financeira, Edições Sílabo, 2018. ISBN: 9789726189619 |
Rodrigues, João;Sistema de Normalização Contabilística Explicado, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01983-7 |
Nabais, Carlos; Nabais, Francisco;Prática Contabilística , Lidel, 2016. ISBN: 9789897522185 |
Métodos de Ensino
Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de textos de apoio sobre as matérias a abordar.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Estudo autonomo |
Estudo |
97 |
|
Outros |
Participação Presencial |
15 |
|
|
Total: |
160 |
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação da informação contabilística, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.