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Técnicas de Apoio à Gestão

Código: LGE2102    Sigla: TAGE

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1D

Teórico-Práticas: 31,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LGE1N

Teórico-Práticas: 31,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,13
Outro: 0,26

Software

PSPP/SPSS

PSPP/Spss

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular está estruturada para familiarizar o aluno com conceitos e ferramentas de cálculo fundamentais para um futuro gestor de empresas, e indispensáveis para a compreensão de conteúdos que serão tratados durante o curso. Nesse sentido, foi concebida para fornecer ao aluno uma primeira abordagem de temas importantes da prática corrente nas empresas e de informação básica no domínio das finanças.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Apreender conceitos básicos na área da gestão de empresas;
2. Utilizar procedimentos de cálculo de suporte a abordagens em unidades curriculares subsequentes;
3. Dominar conceitos e ferramentas matemáticas necessários a um incremento de skills de literacia financeira;
4. Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económico-empresariais;
5. Executar cálculos, baseando-se em dados numéricos obtidos em fontes externas ou internas das empresas.

Competências a desenvolver
1. A aptidão numérica e habilidades quantitativas, inclusive análise de dados, interpretação e extrapolação, com desenvolvimento de raciocínios logicamente consistentes;
2. O desenvolvimento de um raciocínio lógico, crítico e analítico;
3. A capacidade de problematizar as múltiplas dimensões do fenómeno empresarial;
4. Utilizar adequadamente a terminologia e linguagem dos fenómenos económicos, empresariais e de contabilidade;
5. Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económicos e empresariais;
6. Aplicar os conceitos e princípios estudados à resolução de problemas da prática empresarial.

Programa

1. Introdução à Análise de Dados
a. População, amostra e classificação de dados
b. Tabela de Frequências 
c. Medidas de Estatística Descritiva
d. Medidas de localização: média, moda, mediana e quartis
e. Medidas de dispersão: variância e desvio-padrão
f. Medidas de assimetria
g. Medidas de concentração
h. Análise de dadoscom recurso a software estatístico

2. Números Índices
a. Índices simples
b. Índices agregados

3. Taxas de Juro
a. Conceitos e definições
b. Regimes de capitalização
c. Taxas equivalentes e proporcionais
d. Taxas efetivas e nominais

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Em relação ao primeiro objetivo, será alcançado no ponto de introdução à analise de dados (ponto 1), na abordagem ao números de índices (ponto 2), nas taxas de absolutas e relativas (ponto 3) e por fim no ponto 4 (taxas de Juros).
O segundo objetivo, será alcançado com todos os tópicos do programa, dado que em todos eles, será necessário procedimentos de cálculo:
Em relação ao terceiro objetivo, dominar conceitos e ferramentas matemáticas , será alcançado nos pontos 2,3 e 4 do programa.
O quarto objetivo será alcançado em todos os pontos do programa, dado que em todos eles, se irá utilizar formulações matemáticas e estatísticas.
Por fim, o último objectivo, o quinto, será alcançado nos pontos 1, 2, 3 e 4 do programa, dado que em todos eles será necessário recorrer a dados numéricos, que serão obtidos quer utilizando fontes externas ou internas das empresas.



Bibliografia Principal

Negas, Elsa;Estatística Descritiva - Explicação Teórica, Casos de Aplicações e Exercícios Resolvidos, Edições Sílabo, 2021. ISBN: 9789895611508
MMatias, Fernanda, ,Martins, Ana, Monteiro, Carlos e Correia,Telma ;Matemática Financeira - Teoria e Prática, Edições Sílabo, 2020

Bibliografia Complementar

Silvestre, A. ;Análise de Dados e Estatística Descritiva, Escolar Editora, 2007
Anderson, David Ray; Sweeney, Dennis J. ; Willams, Thomas A.;Estatística aplicada à administração e economia. 2ª ed.., Thomson Learning, 2018
Economist ;Guia dos Números A interpretação dos números na economia e nos negócios, Editorial Caminho, 1995. ISBN: 9789722108720
Patrício, Teresa e Pereira, Alexandra ;SPSS - Guia Prático de Utilização, 8º edição, Edições Sílabo, 2013. ISBN: 978-972-618-736-3
Murteira, B., Ribeiro, C.S., Andrade e Silva, J. e Pimenta, C.;Introdução à Estatística (3º edição), Escolar Editora, 2015. ISBN: 9789725924686
Reis, E. ;Estatística Descritiva, Edições Sílabo, 2009
Chaves, C., Maciel, E., Guimarães, P., & Ribeiro, J.;Instrumentos Estatísticos de Apoio à Economia: Conceitos Básicos, McGraw-Hill, 1999
Lisboa, J., Veríssimo & Augusto, M., Gomes ;Cálculo Financeiro (2º Ediçao), Vida Económica, 2019. ISBN: 9789897685309

Métodos de Ensino

Os alunos são sensibilizados para a leitura, formas de tratamento e interpretação de dados económicos e financeiros, através da análise de quadros e gráficos.
A abordagem de instrumentos analíticos para exploração de modelos matemáticos básicos é sempre exemplificada com recurso a exemplos de situações reais e atuais.
Na componente teórica da matéria, os conceitos estudados são apresentados em paralelo com exemplos de aplicação direta nas áreas em causa, procurando-se mostrar a relevância dos conteúdos programáticos como suporte a decisões de gestão.
Na componente prática, são apresentados e resolvidos casos práticos direcionados para o cálculo matemático, sendo tarefa do aluno a seleção do método mais adequado à resolução do problema, com o objetivo de desenvolver o gosto e interesse pelo conteúdo da unidade curricular, e ilustrar a sua utilidade através de situações reais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Trabalho de Grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  4 2023-12-11
Avaliação  Teste/Exame  4
Seminário  Participação Presencial  2
Estudo autónomo  Estudo  63
Outras  Participação Presencial  4
  Total: 107

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: Com ponderação de 35% cada 
1 Trabalho de Grupo sobre Festa do Outono 30%

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame escrito individual: 1 (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos e ferramentas de análise exploratória de dados e estatística descritiva. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na compreensão dos fenómenos económico-empresariais, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.