Fundamentos de Gestão
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE1D
LGE1N
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos da Gestão, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspetiva assumida é a da visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a exemplificação prática e o treino de competências.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se preparar os alunos com conhecimentos que facilitem a compreensão da Gestão em organizações com ou sem fins lucrativos. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da gestão, sobretudo relacionados com a organização e funções do gestor;
2. Compreender a natureza da gestão nas organizações, tendo em consideração a evolução do pensamento científico neste domínio;
3. Descrever as principais etapas do processo de gestão, com especial incidência nos aspetos relacionados com o planeamento, organização, direção e controlo;
4. Compreender os princípios base do funcionamento da gestão de uma empresa ao nível das suas principais áreas funcionais, designadamente a gestão da produção, recursos humanos, comercial e financeira;
5. Enquadrar a empresa no seu meio envolvente e na sua área de negócio, através da análise SWOT, e enfatizar a importância da responsabilidade social no desenvolvimento sustentável da empresa.
Com base na resolução de estudos de caso, o aluno deverá ser capaz de decidir sobre soluções ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
1. Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em gestão;
2. Compreender que a gestão atual resulta de décadas de evolução e de contribuições de diversos autores, gestores e economistas;
3. Adotar uma visão panorâmica da dinâmica de gestão de uma empresa, encarando-a como um fenómeno multifacetado;
4. Encarar os desafios e problemas com que uma empresa se depara e procurar a maximização da sua eficiência e eficácia;
5. Perceber que a empresa se encontra inserida num contexto com determinadas características e especificidades que podem constituir oportunidades ou ameaças ao seu próprio desempenho;
6. Compreender que o crescimento da empresa deve assentar em bases sustentáveis, de forma a assegurar a sua continuidade no mercado;
7. Entender que o sucesso da empresa não depende exclusivamente de uma boa gestão interna, mas também de uma boa relação com o ambiente externo à organização.
Programa
1 Introdução
1.1 - Definição e níveis de gestão1.2 - Funções dos gestores1.3 - Aptidões e capacidades dos gestores1.4 - Ética e responsabilidade social na gestão1.5 - Novas tendências na gestão
2 Evolução da teoria da Gestão
2.1 - As teorias clássicas
2.2 - As abordagens contemporâneas
2.3 - As novas abordagens à teoria da gestão
3 O Processo de Gestão
3.1 - Planeamento
3.1.1 - Objetivos, níveis e ferramentas do planeamento
3.1.2 - A gestão estratégica
3.1.3 - A tomada de decisão
3.2 - Organização
3.2.1 - Determinantes da estrutura organizacional
3.2.2 - Tipos de estruturas organizacionais
3.3 - Direção
3.3.1 - A motivação
3.3.2 - A Liderança
3.3.3 - O processo de comunicação
3.4 - Controlo
3.4.1 - Importância do controlo de gestão
3.4.2 - O processo de Controlo
3.4.3 - Níveis e tipos de controlo
4 Principais áreas funcionais da Gestão
4.1 - Gestão da Operações/Produção
4.1.1 - Organização dos sistemas produtivos
4.1.2 - Gestão de operações
4.1.3 - Controlo de qualidade
4.2 - Gestão Financeira
4.2.1 - Papel da Contabilidade e da informação contabilística
4.2.2 - Funções do gestor financeiro
4.2.3 - Principais indicadores de análise financeira
4.3 - Gestão de Recursos Humanos4.3.1 - Gestão estratégica de recursos humanos4.3.2 - Planeamento da gestão de recursos humanos4.3.3 - Compensação, incentivos e benefícios
4.4 - Gestão de Marketing4.4.1 - Conceito, processo e funções de marketing4.4.2 - A segmentação, targeting e posicionamento4.4.3 - Marketing-mix4.4.4 - Novas tendências do Marketing
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1 na medida em que apresenta os conceitos fundamentais da gestão
- O capitulo 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2, que tem como objetivo o conhecimento da evolução da gestão
- O capitulo 3 permite aceder ao objetivo 3 a fim de conhecer as organizações e o processo de gestão, bem como atribuições e áreas de atuação
- O capitulo 4 apresentará os conteúdos que permitem responder aos objetivos 4 e 5 que consistem no reconhecimento e enquadramento do meio envolvente da empresa
Bibliografia Principal
Lopes dos Reis, Felipa;Manual de Gestão das Organizações Teoria e Prática - 2ª Edição, Edições Sílabo, 2020. ISBN: 9789895610891 |
Marques Pinto, Carlos A. et al.;Fundamentos de Gestão - 7ª Edição, Editorial Presença, 2018. ISBN: 9789722336543 |
Bibliografia Complementar
Teixeira, Sebastião;Gestão das Organizações. 3ª Edição, Escolar Editora, 2013 |
MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos ;Manual de Gestão Moderna - Teoria e Prática, Actual Editora, 2014 |
Métodos de Ensino
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e métodos interrogativos para a reflexão sobre os conteúdos. As aulas, além de teóricas, também irão assumir uma componente prática dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados. No decurso das aulas os alunos serão incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica e a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Trabalhos |
Projectos |
30 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
2 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
37 |
|
Outras |
Participação Presencial |
4 |
|
|
Total: |
107 |
Avaliação Contínua
- Duas provas escritas individuais, com uma ponderação de 70% na classificação final (35% cada prova);
- Um trabalho prático individual de pesquisa com recurso ao portal ABI/INFORM submetido através da plataforma E-Learning, com uma ponderação de 30% na classificação final.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
- Prova escrita individual: 100%.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas, apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programar tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).