Código: | LGE1639 | Sigla: | EEM |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 3º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 43,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 43,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Resumo descritivo da unidade curricular
Sendo a estratégia uma das preocupações centrais dos executivos das empresas, esta unidade curricular visa dotar os estudantes de capacidade para analisar e formular estratégias, assim como elaborar, implementar e controlar a execução de planos estratégicos, visando equilibrar a abordagem teórica com o estudo de casos práticos, nacionais e internacionais.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
1. Conceituar a estratégia empresarial, analisar as caraterísticas das decisões estratégicas e descrever o processo de gestão estratégica;
2. Fornecer os mais recentes conceitos, modelos e ferramentas para uma análise estratégica eficaz dos contextos externo e interno das empresas e outras organizações;
3. Caraterizar as diferentes tipologias de estratégia a considerar no processo de formulação/formação estratégica;
4. Explicar como se deverá proceder à implementação de estratégias;
5. Evidenciar a importância do alinhamento da estratégia com a estrutura, cultura e liderança, assim como dos sistemas de controlo estratégico.
6. Explicar e relacionar os conceitos de ética, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e corporate governance.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender o que é a estratégia, identificar os elementos fundamentais e sua importância nas organizações;
- Compreender o que é a gestão estratégica, entender os diferentes níveis de planeamento e como as estratégias devem evoluir;
- Saber como se define o rumo de uma organização;
- Compreender o impacto do ambiente externo e interno na estratégia, o que são grupos estratégicos e como as empresas competem;
- Saber elaborar uma análise SWOT;
- Entender a importância da análise da cadeia de valor e definir o negócio de uma empresa;
- Formular objetivos e delinear estratégias de gestão;
- Conceber um plano estratégico;
- Compreender a importância e dificuldades da implementação estratégica;
- Entender a importância do respeito dos princípios da ética e da sustentabilidade empresarial, assim como o papel da responsabilidade social e da corporate governance.
1. Análise Estratégica.
1.1 Natureza, definições e caraterísticas das decisões estratégicas.
1.2 O processo de gestão estratégica e tipos de planeamento estratégico.
1.3 Benefícios da gestão estratégica.
1.4 Definição do rumo da organização: Visão, missão, valores e objetivos.
1.5 Análise do ambiente externo.
1.6 Análise do ambiente interno e análise SWOT.
2. Formulação da estratégia.
2.1 Estratégias de negócio e funcionais.
2.2 Estratégias corporativas.
2.3 Estratégias de internacionalização e cooperação.
3. Implementação e Controlo da Estratégia.
3.1 A organização como sistema e a cultura organizacional.
3.2 Dificuldades na implementação da estratégia.
3.3 Estrutura organizacional.
3.4 Liderança, cultura e estilos de gestão.
3.5 Avaliação e controlo da estratégia.
3.6 Sistemas de gestão estratégica: o Balanced Scorecard.
3.7 Ética, responsabilidade social, sustentabilidade e corporate governance.
A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
- Os objetivos 1 e 2 serão alcançados com o capítulo 1, o qual visa fornecer o conhecimento e a articulação dos conceitos relevantes relativos à natureza da estratégia e do processo de gestão estratégica, assim como explicar e aplicar as principais ferramentas de gestão envolvidas no processo de análise estratégica (externa e interna);
- O objetivo 3 será assegurado através dos conhecimentos transmitidos no capítulo 2, que identifica e explica as diversas tipologias de estratégias a implementar, propostos na literatura académica e profissional de referência;
- Os objetivos 5 e 6 serão alcançados através do capítulo 3, que procura mostrar a importância da estrutura organizacional organizacional e dos sistemas de avaliação e controlo estratégico para uma implementação estratégica bem-sucedida.
Rothaermel, Franck T.;Strategic Management: Concepts and Cases, McGraw-Hill, 2013 |
Teixeira, Sebastião;Gestão Estratégica, Escolar Editora, 2011 |
Mintzberg, Henry et al;O Processo da Estratégia: Conceitos, Contextos e Casos Selecionados, 4ª Edição, Bookman Editora, 2006 |
Magrettta, Joan ;Michael Porter - O Essencial sobre Estratégia, Concorrência e Competitividade, Centro Atlântico, 2012 |
- Exposição teórica dos conteúdos programáticos complementada pela análise de exemplos e casos reais, com ênfase em exemplos de empresas portuguesas;
- Discussão nas aulas sobre aspetos teóricos e práticos dos conteúdos facultados;
- Acompanhamento e orientação dos alunos no estudo, análise crítica de artigos científicos sobre o estado da arte da estratégia empresarial, e resolução de casos e exercícios práticos;
- Nas aulas práticas, ocorrerão apresentações dos trabalhos de grupo realizados, que serão sujeitas a debate alargado ao grupo-turma.
Esta metodologia de ensino/aprendizagem tem por base os objetivos e resultados esperados da aprendizagem. Assenta no aprofundamento de conceitos fundamentais e análise de modelos de gestão estratégica, ilustrados através da abordagem de exemplos e casos práticos em contexto de sala. A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Trabalhos de grupo | Projectos | 30 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 6 | |
Estudo autónomo | Teste/Exame | 73 | |
Total: | 160 |
- Realização de duas provas escritas individuais: 35%+35%
- Realização de um trabalho prático em grupo: 30%
a) Realização do trabalho prático em grupo (avaliação contínua):
O trabalho em grupo visa a análise crítica da estratégia de uma empresa, e terá como output um conjunto de recomendações de gestão estratégica.
A avaliação do trabalho terá por base a elaboração de um relatório escrito entregue em versão impressa, e a sua apresentação oral e defesa ocorrerá na data prevista na programação indicativa das sessões, com a presença obrigatória de todos os elementos de cada grupo.
b) Embora o trabalho de grupo seja abordado em contexto de trabalho em grupo, a avaliação será individualizada. Terá em consideração não só o desempenho do grupo na pesquisa e realização do trabalho, mas também o desempenho de cada elemento na apresentação oral.
c) As provas escritas individuais terão a duração de 1h30m cada.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
O desenvolvimento das aulas decorrerá conciliando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre a estratégia empresarial.
O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.
Dado o carácter eminentemente prático das matérias a versar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos de empresas. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise.
Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.
Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos e ferramentas de gestão estratégica transmitidos.
A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade das empresas. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos desta UC.
A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.