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Microeconomia

Código: LGE1208    Sigla: MIC

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 61 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,27
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

DESCRIÇÃO RESUMIDA DA UNIDADE CURRICULAR
A Microeconomia constitui uma das grandes áreas de conhecimento da economia, que trata sobretudo do estudo de entidades individuais como os mercados, as empresas e as famílias. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, comportamentos dos consumidores e empresas e papel do Estado nos mercados. 

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos conceptuais, analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas microeconómicos. Neste sentido esta unidade curricular assume como principais objetivos:

1. Sensibilizar os discentes para a diferença entre macro e microeconomia, focando os conceitos e problemas fundamentais da economia relacionados sobretudo com a escassez, custo de oportunidade, eficiência económica e fronteira de possibilidades de produção;
2. Explicar o funcionamento dos mercados competitivos, compreender como se processa o ajustamento entre a procura e a oferta, como se encontra o equilíbrio de mercado e se determina a sua eficiência;
3. Perceber os principais determinantes que orientam as decisões e escolhas do consumidor, sobretudo as suas preferências e restrição orçamental a que estão sujeitos;
4. Compreender o comportamento das empresas e os objetivos que orientam as suas atividades, designadamente a transformação dos fatores produtivos em bens/serviços transacionáveis e a maximização dos resultados;
5. Entender o relacionamento entre o Estado e o mercado, especialmente na determinação dos preços, oferta de bens públicos e controlo das externalidades.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
De acordo com os conteúdos lecionados o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender as decisões quotidianas dos agentes económicos, as suas motivações e a forma como influenciam o equilíbrio dos mercados;
2. Entender como se organizam e funcionam os mercados e como os consumidores e as empresas alteram constantemente as suas posições face a estímulos variados;
3. Determinar os fatores que condicionam a determinação dos preços, especialmente ao nível da estrutura de custos das empresas e intervenção do Estado sobre os mercados;
4. Indicar o comportamento estratégico das empresas mais ajustado às condicionantes dos mercados, de modo a atingirem eficazmente os seus objetivos;
5. Construir e interpretar representações gráficas, pesquisar, trabalhar e analisar dados estatísticos e percecionar os fatores que condicionam o processo evolutivo dos mercados.

Programa

O Programa da unidade curricular está organizado do seguinte modo:

1 INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
1.1 Conceitos básicos
1.2 Os problemas económicos fundamentais

2 FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS COMPETITIVOS
2.1 A Procura e a Oferta.
2.2 O Equilíbrio de Mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor

3 TEORIA DO CONSUMIDOR
3.1 Restrição Orçamental.
3.2 Utilidade e preferências do consumidor.
3.3 Escolha do consumidor.
3.4 O Efeito Rendimento e Efeito Substituição.

4 TEORIA DA EMPRESA
4.1 Tecnologia e Função de Produção. 
4.2 Rendimentos e Custos de produção. 
4.3 As Estruturas de Mercados. 
4.4 Comportamento Estratégico. 

5 INTERVENÇÃO DO ESTADO NOS MERCADOS
5.1 Controlo dos preços.
5.2 Política fiscal. 
5.3 Limitação do poder de mercado. 
5.4 Externalidades e Bens públicos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite dotar os alunos dos conhecimentos necessários e que desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1, apresentando-se os conceitos fundamentais da microeconomia;
- O capitulo 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2, através da explicitação dos mecanismos que conduzem ao equilíbrio dos mercados; 
- O capítulo 3 permite a correspondência com o objetivo 3, garantindo o conhecimento sobre os conceitos fundamentais da teoria do consumidor.
- O capítulo 4 apresentará os conteúdos que permitem responder ao objetivo 4 que consiste no reconhecimento das decisões dos produtores.
- O capítulo 5 corresponde aos conteúdos necessários à concretização do objetivo 5, que pretende identificar o papel do Estado no funcionamento e equilíbrio do mercado.

Bibliografia Principal

PINDYCK, R. & RUBINFELD. D.;Microeconomics (9th Edition), Pearson, 2017. ISBN: 978-0134184241
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ; Economia (19ª Edição), Mcgraw-Hil, Lisboa, 2012

Bibliografia Complementar

MANKIW, N.;Principles of Economics (8th Edition), Cengage Learning, 2018. ISBN: 978-1305585126
LIPSEY, R. & CHRYSTAL, K.;Economics (13th edition), Oxford, 2015. ISBN: 9780199676835
MIRA, N.;Microeconomia, Edições Sílabo, Lisboa, 2011
NABAIS, C. & FERREIRA, R. ;Microeconomia Lições e Exercícios, Lidel, 2010. ISBN: 9789727575848

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e resolução de exercícios de aplicação. Para tal socorremo-nos dos seguintes suportes:
1. Meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint;
2. Meios de suporte em papel para a resolução de exercícios, estudos de casos e análises macroeconómicas exemplificativas.
Com o decurso das aulas, os alunos serão encorajados a expressarem a sua opinião acerca dos conteúdos expostos e assuntos da atualidade microeconómica.
Integrado no processo de avaliação contínua serão realizados, em sala de aula, dois testes escritos individuais e um trabalho individual em contexto elearning. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
2 testes escritos (Avaliação Contínua)  Teste/Exame  3
Trabalho elearning  Trabalho laboratorial ou de campo  1
Estudo pessoal autónomo  Estudo  111
  Total: 160

Avaliação Contínua

Trabalho escrito individual realizado em e-learning com uma ponderação de 20% na nota final.
Dois testes escritos individuais, com um peso total de 80% na nota final (40% / cada).

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso. 

Avaliação Final

Teste escrito individual 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com foco na utilização de metodologias distintas - que inclui a exposição teórica, realização de exercícios práticos e a discussão em aula de assuntos atuais da economia (designadamente através do comentário de notícias veiculadas na comunicação social sobre as temáticas lecionadas) - pretende-se a obtenção de sinergias entre os diversos métodos e o estímulo ao desenvolvimento de um raciocínio microeconómico.
Com estas distintas abordagens o aluno terá acesso não só à componente teórica dos conteúdos programáticos, como também a ferramentas que lhe permitam compreender a aplicabilidade prática dos raciocínios microeconómicos no contexto da economia real.