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Contabilidade Empresarial I

Código: LGE1104    Sigla: CE1

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE 1 Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,33

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Graciete Andreia Soares da Costa   6,00
Outro Totais 2 2,66
Graciete Andreia Soares da Costa   2,66

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Graciete Andreia Soares da Costa Regente

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Esta unidade curricular é constituída por 3 componentes:
A 1ª componente aborda o enquadramento da contabilidade empresarial, no âmbito da atividade económica e financeira, a sua evolução histórica, conceito e afins, a metodologia da contabilidade centrada no património, elementos constitutivos e sua representação e analisa a normalização e regulação da contabilidade, com destaque para o sistema de normalização contabilística.
Na 2ª componente, procede-se ao estudo das operações contabilísticas, centrada no estudo das contas que integram: os meios financeiros líquidos; as contas a receber e a pagar; os inventários e ativos biológicos; os investimentos; os gastos e os rendimentos e resultados.
A 3ª componente é dedicada a uma 1ª abordagem das operações de fim de exercício, nos seus aspetos basilares, completando o ciclo contabilístico. 

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Compreender, interpretar e estruturar os conhecimentos básicos da disciplina de contabilidade, nomeadamente:
1. Elementos patrimoniais, inventário e balanço;
2. As variações das contas, o diário e o razão;
3. Análise essencial do sistema de normalização contabilística;
4. Estudo das contas de balanço e demonstração dos resultados;
5. Tratamento das operações de fim do período.

Adquirir conhecimentos teórico-práticos fundamentais da disciplina de contabilidade, compreendendo o papel da contabilidade como sistema de informação e o processo contabilístico na perspetiva estática e dinâmica.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Relativamente a cada parte que integra o programa de unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Identificar as relações estabelecidas entre as unidades económicas e interpretar o circuito económico-financeiro;
2. Classificar elementos patrimoniais;
3. Elaborar inventários e balanços;
4. Interpretar o valor do património;
5. Compreender os conceitos básicos do SNC;
6. Registar e interpretar as variações ocorridas nas contas e distinguir variações permutativas de modificativas;
7. Movimentar contas de balanço e contas de resultados;
8. Elaborar a demonstração dos resultados;
9. Elaborar balanços.

Programa

1. Fundamentos da Contabilidade Financeira
2. Harmonização e normalização contabilística
3. Estrutura concetual da contabilidade financeira
4. A situação patrimonial/financeira (património, conta, inventário, balanço)
5. Caixa, depósitos bancários e instrumentos financeiros
6. Compras e outras operações com fornecedores
7. Operações de financiamento alheio
8. Inventários e ativos biológicos
9. O reconhecimento do rédito
10. Vendas, prestações de serviços e contas a receber
11. Gastos e operações com pessoal
12. Resultados 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que os temas propostos visam compreender, interpretar e estruturar os conhecimentos básicos da disciplina de contabilidade, nomeadamente: 
1 - Elementos patrimoniais, inventário e balanço; 
2 - As variações das contas, o diário e o razão; 
3 - Análise essencial do sistema de normalização contabilística; 
4 - Estudo das contas de balanço e demonstração dos resultados; 
5 - Tratamento das operações de fim do período.


Bibliografia Principal

Borges, António; Rodrigues, Azevedo e Rodrigues, Rogério;Elementos de Contabilidade Geral, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874

Bibliografia Complementar

Rodrigues, João;Sistema de Normalização Contabilística Explicado, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01983-7
Monteiro, Sónia M. S;Manual de Contabilidade Financeira, Vida Económica, 2013. ISBN: 9789727886517

Métodos de Ensino

Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de textos de apoio sobre as matérias a abordar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  97
Outras  Estudo  15
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 testes: 40% cada.
1 mini teste (resolução em contexto e-learning) - 20%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração da unidade curricular.

Durante as sessões, os alunos são estimulados a complementar os conhecimentos teóricos lecionados com a resolução de exercícios.