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Plano Marketing Digital

Código: GMD218    Sigla: PMD

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CSPGRS Plano Curricular_Novo Plano 10 75 267

Horas Efetivamente Lecionadas

GMD2

Teórico-Práticas: 73,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 5,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular tem como objetivo fundamental proporcionar conhecimentos factuais sobre a criação, elaboração e implementação de um plano de gestão de marketing digital para uma empresa, produto ou serviço. Ao longo da Unidade Curricular serão desenvolvidas estratégias para a sua aplicação em websites e redes sociais.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Integrar conhecimentos de várias unidades curriculares;
2. Elaborar um plano de marketing digital para uma empresa, produto ou serviço.
3. Analisar e discutir os resultados da implementação de um plano de marketing digital.

Competências a desenvolver
1. Definir objetivos gerais e específicos baseados na análise estratégica para o desenvolvimento do plano de marketing digital;
2. Definir o posicionamento nos meios digitais, tendo em conta os objetivos estratégicos da organização e o target definido;
3. Selecionar o mix de redes sociais a implementar e definir a linha editorial das publicações;
4. Analisar o retorno do investimento do plano de redes sociais e desenvolver relatórios de monitorização e avaliação.

Programa

Plano de redes sociais: o modelo "Bem-me-Quer":

1. Ouvir: análise estratégica;

2. Definir: o método smart (objetivos do plano de redes sociais);

3. Posicionar:
3.1. O processo STP na era das redes sociais;
3.2. Segmentação e targeting:
3.3. Posicionamento nas redes sociais.

4. Implementar:
4.1. Redes sociais;
4.2. O mix de redes sociais;
4.3. Linha editorial para as redes sociais;
4.4. Publicidade online;
4.5. SEO nas redes sociais;

5. Analisar:
5.1. Community manager;
5.2. Monitorização nas redes sociais;
5.3. ROI - Análise do retorno do investimento;
5.4. Reporting.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A unidade curricular pretende, de forma prática e progressiva, que os alunos adquiram conhecimentos para a criação, elaboração e implementação de um plano de gestão de marketing digital. Os objetivos definidos para a unidade curricular serão alcançados, de forma progressiva, através dos conceitos presentes nos conteúdos programáticos e de orientações específicas para a elaboração do plano.

Bibliografia Principal

Marques, V.; Marketing Digital de A a Z, Digital 360, 2019
Faustino, P.;Marketing Digital na Prática, Editorial Presença, 2019. ISBN: 978-989-754-389-D

Bibliografia Complementar

Tuten, Tracy L.;Principles of Marketing for a Digital Age, SAGE, 2020. ISBN: 978-1-5264-2334-4
Afonso, C. e Borges, L.;Social Target - Da estratégia à implementação, TopBooks, 2013
Marques, V. ; Redes Sociais 360, Conjuntura Actual Editora, 2016

Métodos de Ensino

Os conteúdos da unidade curricular serão expostos em aulas teórico-práticas, que combinam a utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos, do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos, e metodologias ativas recorrendo a uma estratégia de cenário de aprendizagem, como um processo dinâmico de experimentação e reflexão, que auxilie o aluno a processar os conteúdos programáticos abordados em aula.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  75
Trabalho Aplicado  Projectos  55
Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  134
  Total: 267

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua
- Duas provas escritas com uma ponderação global de 60% (30%+30%)
- Dois trabalhos de Grupo: Análise a marca (10%) + Evento Digital Beginning (30%) - trabalho e plano do evento a serem submetidos na plataforma e-learning/base de dados Turnitin.

Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo admitida uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado dos conhecimentos presentes nos conteúdos programáticos da unidade curricular e a concretização dos objetivos e competências. Trata-se de uma unidade curricular de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como executar, avaliar e decidir.