Código: | GMD218 | Sigla: | PMD |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CSPGRS | Plano Curricular_Novo Plano | 2º | 10 | 75 | 267 |
Teórico-Práticas: | 73,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular tem como objetivo fundamental proporcionar conhecimentos factuais sobre a criação, elaboração e implementação de um plano de gestão de marketing digital para uma empresa, produto ou serviço. Ao longo da Unidade Curricular serão desenvolvidas estratégias para a sua aplicação em websites e redes sociais.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Integrar conhecimentos de várias unidades curriculares;
2. Elaborar um plano de marketing digital para uma empresa, produto ou serviço.
3. Analisar e discutir os resultados da implementação de um plano de marketing digital.
Competências a desenvolver
1. Definir objetivos gerais e específicos baseados na análise estratégica para o desenvolvimento do plano de marketing digital;
2. Definir o posicionamento nos meios digitais, tendo em conta os objetivos estratégicos da organização e o target definido;
3. Selecionar o mix de redes sociais a implementar e definir a linha editorial das publicações;
4. Analisar o retorno do investimento do plano de redes sociais e desenvolver relatórios de monitorização e avaliação.
Plano de redes sociais: o modelo "Bem-me-Quer":
1. Ouvir: análise estratégica;
2. Definir: o método smart (objetivos do plano de redes sociais);
3. Posicionar:
3.1. O processo STP na era das redes sociais;
3.2. Segmentação e targeting:
3.3. Posicionamento nas redes sociais.
4. Implementar:
4.1. Redes sociais;
4.2. O mix de redes sociais;
4.3. Linha editorial para as redes sociais;
4.4. Publicidade online;
4.5. SEO nas redes sociais;
5. Analisar:
5.1. Community manager;
5.2. Monitorização nas redes sociais;
5.3. ROI - Análise do retorno do investimento;
5.4. Reporting.
A unidade curricular pretende, de forma prática e progressiva, que os alunos adquiram conhecimentos para a criação, elaboração e implementação de um plano de gestão de marketing digital. Os objetivos definidos para a unidade curricular serão alcançados, de forma progressiva, através dos conceitos presentes nos conteúdos programáticos e de orientações específicas para a elaboração do plano.
Marques, V.; Marketing Digital de A a Z, Digital 360, 2019 |
Faustino, P.;Marketing Digital na Prática, Editorial Presença, 2019. ISBN: 978-989-754-389-D |
Tuten, Tracy L.;Principles of Marketing for a Digital Age, SAGE, 2020. ISBN: 978-1-5264-2334-4 |
Afonso, C. e Borges, L.;Social Target - Da estratégia à implementação, TopBooks, 2013 |
Marques, V. ; Redes Sociais 360, Conjuntura Actual Editora, 2016 |
Os conteúdos da unidade curricular serão expostos em aulas teórico-práticas, que combinam a utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos, do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos, e metodologias ativas recorrendo a uma estratégia de cenário de aprendizagem, como um processo dinâmico de experimentação e reflexão, que auxilie o aluno a processar os conteúdos programáticos abordados em aula.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 75 | |
Trabalho Aplicado | Projectos | 55 | |
Avaliação Individual | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 134 | |
Total: | 267 |
Avaliação Contínua
- Duas provas escritas com uma ponderação global de 60% (30%+30%)
- Dois trabalhos de Grupo: Análise a marca (10%) + Evento Digital Beginning (30%) - trabalho e plano do evento a serem submetidos na plataforma e-learning/base de dados Turnitin.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo admitida uma taxa de similaridade até 30%.
Exame final: 100%
As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado dos conhecimentos presentes nos conteúdos programáticos da unidade curricular e a concretização dos objetivos e competências. Trata-se de uma unidade curricular de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como executar, avaliar e decidir.