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Integração de Sistemas

Código: GMD217    Sigla: IS

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CSPGRS Plano Curricular_Novo Plano 4 30 107

Horas Efetivamente Lecionadas

GMD2

Teórico-Práticas: 31,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade Curricular articula duas áreas distintas do conhecimento, Informática e Gestão.
Nesta unidade curricular são abordados conceitos relacionados com sistemas de informação, sua aplicação e enquadramento em ambiente organizacional.

Objetivos e resultados de aprendizagem esperados
Os objetivos do Unidade Curricular são os seguintes:
1. Descrever e identificar o papel dos Sistemas de Informação na gestão das organizações;
2. Caracterizar tipos de Sistemas de Informação e compreender seu impacto dentro de uma organização;
3. Conhecer e saber utilizar ferramentas com integração de vários sistemas; 

4 Compreender a importância do desenvolvimento da camada middleware;
5. Conhecimento sobre a integração de soluções digitais em contexto empresarial.

Competências a desenvolver
Com este Unidade Curricular, pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências:
1. Identificar um sistema de informação a sua gestão e importância na organização;
2. Compreender e suportar a digitalização de um negócio e as soluções disponíveis no mercado.
3. Apoiar a integração de soluções de software heterogêneas existentes em uma empresa.

Programa

1. Conceitos introdutórios de Sistemas de Informação, Bases de Dados e Redes 
2. Conceitos de RPA para integração de sistemas
3. Integração de Sistemas via Analytics
3. Integração baseada em servidor (broker) e num bus de serviços 
4. Interoperabilidade entre plataformas e sistemas heterogéneos
6. Modelos e plataformas de colaboração entre empresas (B2B);

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A Unidade Curricular de uma forma faseada apresenta o aluno os desafios da digitalização de um negócio e as suas implicações, no contexto de Sistemas de Informação.
O aluno começa por aprender a sistematizar o problema dos Sistemas de informação e suas implicações, a metodologia de integração de soluções distintas e as soluções existentes no mercado.

Bibliografia Principal

Telmo Henriques;GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, FCA, 2019. ISBN: 978-972-722-903-1
Gerard Blokdyk;CORBA Common Object Request Broker Architecture: How-To, CreateSpace Independent Publishing Platform , 2017). ISBN: 978-1978196667

Bibliografia Complementar

Julia Lerman ;Programming Entity Framework, , O'Reilly Media, Inc, , 2009. ISBN: 13: 978-0-596-52028-1
Chris Bowen, Richard Crane, Steve Resnick; Essential Windows Communication Foundation (WCF): For .NET Framework 3.5, Addison-Wesley Professional., 1998. ISBN: 13: 978-0321440068
Ingo Rammer;Advanced.NET Remoting, Apress, 2010. ISBN: 978-1590594179
Alberto Carneiro;AUDITORIA E CONTROLO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, FCA, 2009. ISBN: 978-972-722-407-4
Miguel Mira da Silva; Integração de Sistemas de Informação, FCA, 2003. ISBN: 9789727223916
Michael Rosen, Boris Lublinsky, Kevin T. Smith, Marc J. Balcer;Applied SOA: Service-Oriented Architecture and Design Strategies, Wiley Publishing Inc, 2008. ISBN: ISBN 978-0-470-22365-9
Roger Sessions ;COM and DCOM: Microsoft's Vision for Distributed Objects, John Wiley & Sons, 1997). ISBN: 978-0471193814

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica e de investigação aplicada, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Estudo autónomo individual  Estudo  74
  Total: 107

Avaliação Contínua

2 provas individuais, cada uma com uma ponderação de 30% da nota final.
Trabalho prático final com peso de 40%

Nos termos do regulamento geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Situações omissas serão tratadas de acordo com deliberação do Conselho Pedagógico.

Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.