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Gestão de Marketing Digital

Código: GMD215    Sigla: GMD

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CSPGRS Plano Curricular_Novo Plano 4 30 107

Horas Efetivamente Lecionadas

GMD2

Teórico-Práticas: 31,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular tem como objetivo central a compreensão e posterior operacionalização dos elementos fundamentais associados à gestão de marketing digital, partindo dos pressupostos definidores dos contextos empresariais contemporâneos, marcados pelas mudanças vertiginosas em termos de dinâmica, metodologia e processos de funcionamento. Serão apresentados diversos casos concretos que os estudantes deverão analisar e discutir criticamente, quer em termos individuais quer em termos coletivos. O trabalho prático irá incidir particularmente na criação e gestão de redes sociais.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os alunos deverão ser capazes de pôr em prática as seguintes tarefas:
1. Dominar os conceitos fundamentais da gestão de marketing digital;
2. Definir uma estratégia integrada de marketing digital;
3. Conhecer as ferramentas do marketing digital;
4. Dominar as características essenciais do Story Telling (marketing de conteúdos);
5. Conceber e operacionalizar uma campanha de Marketing Digital através da gestão de redes sociais.

Competências a desenvolver
1. Dominar o conceito de Gestão de Marketing Digital e o respetivo contributo para as organizações/empresas;
2. Identificar os elementos centrais que definem as estratégias de marketing digital;
3. Operacionalizar as diversas ferramentas ao serviço do marketing digital;
4. Compreender o processo de conceção e implementação de campanhas de marketing para os meios digitais.

Programa

1. Cenários da Era Digital: contextualização
2. A Gestão de Marketing Digital
2.1 Conceito
2.2 Operacionalização
3. O percurso do Marketing Digital
3.1 Estratégias
3.2 Táticas
3.3 Técnicas
4. Planeamento de Marketing Digital
4.1 Inbound Marketing
4.2 Agências Digitais
5. O Marketing de Conteúdos
5.1 O Storytelling
5.2 Campanhas
5.3 Avaliação - Métricas
6. Marketing Digital: organização e implementação
6.1 Tarefas - checklists
6.2 Redes Sociais
6.3 A presença nos meios digitais
6.4 A abordagem blended
7. Planeamento em Marketing Digital
7.1 Contexto interno
7.2 Contexto Externo
7.3 Estratégia
7.4 Implementação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo 1 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Ponto 1 e 2;
- O objetivo 2 será alcançado através dos conteúdos abordados no Ponto 3;
- O objetivo 3 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Ponto 3 a 6;
- O objetivo 4 será alcançado através dos conteúdos abordados no Ponto 5;
- O objetivo 5 será alcançado através dos conteúdos abordados no Ponto 7.

Bibliografia Principal

Kotler; P. et al;Marketing 5.0, Actual Editora, 2021
Marques, V.;Marketing Digital 360, Actual Editora, 2019

Bibliografia Complementar

Marques, V.;Marketing Digital de A a Z, Digital 360, 2023
Kotler, P. et al;Marketing 4.0, Actual Editora, 2017

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Trabalho de Grupo  Projectos  21
Estudo autónomo  Estudo  53
Avaliação  Teste/Exame  3
  Total: 107

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua
- Prova Escrita I e II : 35% + 35%
- Trabalho de Grupo: Campanha de Marketing Digital: 30%
Submissão na plataforma e-learning/base de dados Turnitin

Nos termos do regulamento geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos reais, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.