Código: | GMD215 | Sigla: | GMD |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CSPGRS | Plano Curricular_Novo Plano | 2º | 4 | 30 | 107 |
Teórico-Práticas: | 31,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular tem como objetivo central a compreensão e posterior operacionalização dos elementos fundamentais associados à gestão de marketing digital, partindo dos pressupostos definidores dos contextos empresariais contemporâneos, marcados pelas mudanças vertiginosas em termos de dinâmica, metodologia e processos de funcionamento. Serão apresentados diversos casos concretos que os estudantes deverão analisar e discutir criticamente, quer em termos individuais quer em termos coletivos. O trabalho prático irá incidir particularmente na criação e gestão de redes sociais.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os alunos deverão ser capazes de pôr em prática as seguintes tarefas:
1. Dominar os conceitos fundamentais da gestão de marketing digital;
2. Definir uma estratégia integrada de marketing digital;
3. Conhecer as ferramentas do marketing digital;
4. Dominar as características essenciais do Story Telling (marketing de conteúdos);
5. Conceber e operacionalizar uma campanha de Marketing Digital através da gestão de redes sociais.
Competências a desenvolver
1. Dominar o conceito de Gestão de Marketing Digital e o respetivo contributo para as organizações/empresas;
2. Identificar os elementos centrais que definem as estratégias de marketing digital;
3. Operacionalizar as diversas ferramentas ao serviço do marketing digital;
4. Compreender o processo de conceção e implementação de campanhas de marketing para os meios digitais.
1. Cenários da Era Digital: contextualização
2. A Gestão de Marketing Digital
2.1 Conceito
2.2 Operacionalização
3. O percurso do Marketing Digital
3.1 Estratégias
3.2 Táticas
3.3 Técnicas
4. Planeamento de Marketing Digital
4.1 Inbound Marketing
4.2 Agências Digitais
5. O Marketing de Conteúdos
5.1 O Storytelling
5.2 Campanhas
5.3 Avaliação - Métricas
6. Marketing Digital: organização e implementação
6.1 Tarefas - checklists
6.2 Redes Sociais
6.3 A presença nos meios digitais
6.4 A abordagem blended
7. Planeamento em Marketing Digital
7.1 Contexto interno
7.2 Contexto Externo
7.3 Estratégia
7.4 Implementação
- O objetivo 1 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Ponto 1 e 2;
- O objetivo 2 será alcançado através dos conteúdos abordados no Ponto 3;
- O objetivo 3 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Ponto 3 a 6;
- O objetivo 4 será alcançado através dos conteúdos abordados no Ponto 5;
- O objetivo 5 será alcançado através dos conteúdos abordados no Ponto 7.
Kotler; P. et al;Marketing 5.0, Actual Editora, 2021 |
Marques, V.;Marketing Digital 360, Actual Editora, 2019 |
Marques, V.;Marketing Digital de A a Z, Digital 360, 2023 |
Kotler, P. et al;Marketing 4.0, Actual Editora, 2017 |
Aulas teóricas: Utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Trabalho de Grupo | Projectos | 21 | |
Estudo autónomo | Estudo | 53 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Total: | 107 |
Avaliação Contínua
- Prova Escrita I e II : 35% + 35%
- Trabalho de Grupo: Campanha de Marketing Digital: 30%
Submissão na plataforma e-learning/base de dados Turnitin
Nos termos do regulamento geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame final: 100%
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos reais, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.